MACHADO, Regina Maués. A Importância dos Laços Afetivos na Trajetória da Pessoa Trans. IBMR. Faculdade de Psicologia, 2017.

RESUMO

Os trangêneros (o homem trans, a mulher trans, a travesti), tema abrangente e de destaque na atualidade, abordado por diferentes áreas de estudo é o objeto de pesquisa deste trabalho. Tendo como ponto de partida o testemunho de João Nery, primeiro homem trans a realizar cirurgia de transexualização no Brasil, com seu livro Viagem Solitária, e ainda, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Mestre em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Barbara Zenicola de Almeida sobre o mesmo tema,  este trabalho busca, mais especificamente, focalizar as relações afetivas e a construção de laços de homens e mulheres trans em sociedade, destacando os sentimentos positivos e (ou) negativos que marcam suas vidas e caracterizam sua subjetividade. Realizada através de leituras, participação em palestras, entrevistas e questionário, a pesquisa reafirma a urgência em tornar visíveis e respeitadas as pessoas trans, visando sua inserção, por direito, em sociedade. Oferecer-lhes respeito e cuidados desde seus primeiros anos de vida, buscando ouvi-los e apoiá-los, permite que desenvolvam a autoestima necessária para encarar os obstáculos que enfrentarão em grupos que insistem em ignorar ou até mesmo negar-lhes a existência.

Palavras-chave: TRANS, LAÇO, PSICANÁLISE.

  1. Introdução:

O interesse pelo tema do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia apresentado aqui, nasce já no quarto período da faculdade, na disciplina Sexualidade Humana, administrada pelo professor Alberto Escosteguy. O professor convidou para palestra na faculdade, João Nery, psicólogo, escritor e o primeiro homem trans a conseguir realizar cirurgia de resignação no Brasil. Mais tarde, a participação no encontro da Escola do Campo Lacaniano no Mato Grosso do Sul propiciou o encontro com o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Mestra em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Barbara Zenicola de Almeida, sob a orientação da Doutora Sonia Alberti sobre o mesmo tema. O recorte escolhido tem como foco sobre as relações afetivas ou o que pode ocasionar a falta delas na construção de laços na trajetória da pessoa trans em sociedade.  O conhecimento sobre sentimentos e situações que marcam suas vidas e caracterizam sua subjetividade podem ser o ponto de partida para o respeito, a aceitação e a inclusão na sociedade de uma minoria que não exige nada além do que lhe é de direito.

A construção do texto objetivou uma primeira parte como apresentação teórica, uma segunda como representações do laço afetivo, uma terceira sobre os grandes problemas que enfrentam as pessoas trans, e ainda, uma quarta parte, que mostra as conquistas e os avanços em visibilidade e luta política. Livros, entrevistas, links e testemunhos precisaram ser deixados de lado na composição do trabalho por falta de tempo e espaço em curta monografia. É um momento de larga discussão nos mais variados espaços sobre o tema, o que parece ser promessa de mais avanços e maior possibilidade de pesquisa. [...]