A muito se fala sobre a importância de se ter domínio sobre um segundo idioma. A cada dia que passa, ademais, tal necessidade se torna mais latente. O processo de globalização e, principalmente, a internet aproximou as pessoas de todo o mundo, de forma que as fronteiras entre os países deixaram de separar efetivamente as pessoas.

Em razão disso, tanto no meio profissional como na vida comum, tem aumentado a procura por cursos de idiomas, sejam eles presenciais ou online, principalmente para o aprendizado de idiomas como o inglês e espanhol.

Os cursos presenciais ainda são os mais procurados. Muitas pessoas ainda tem a necessidade de uma presença física de uma sala de aula, professores e livros tradicionais. Para realização desses cursos, contudo, a pessoa deve ter horários disponíveis para comparecimento às aulas. Sabemos que esse não é a realidade de boa parte da população.

Tendo em vista o seu viés mais adaptável, os cursos online têm crescido bastante no Brasil. A vantagem de tais cursos é o fato de que o aluno pode adaptá-los ao seu tempo pessoal, realizando as aulas nos horários que têm disponíveis. Com a utilização da internet, embora não exista a presença física de professores, o contato em os alunos os docentes é realizado de maneira bastante próxima com aulas online e até particulares, em alguns cursos.

O crescimento da disponibilização de tal tipo de ensino tem permitido que pessoas que em condições normais não conseguiriam realizar um curso de inglês, ou qualquer outro idioma, agora o possam.

Existe um grande número de cursos de idiomas online disponibilizados para o público brasileiro. Dessa forma, agora é importante, também, que saibamos filtrar os cursos realmente sérios e de boa qualidade, para que a facilidade da internet não nos leve a fazer um estudo com resultados insatisfatórios.

Em relação aos cursos de inglês mais populares no Brasil, os mais conhecidos são a EnglishTown e a OpenEnglish.

Mas será que o curso de inglês da EnglishTown é bom? E da Openenglish?

Segundo nossas pesquisas, os alunos que realizaram tais cursos gostaram bastante. Alias, ambos possuem características bem parecidas, com detalhes que os diferenciam entre si.

De toda forma, desde que escolhamos cursos de qualidade, aprender um segundo idioma é cada vez mais importante.