RESUMO

Este estudo aponta para a importância da se trabalhar Literatura com as crianças, visando não somente o conhecimento e a aquisição da linguagem e da escrita, mas como um agente de formação, que possa contribuir com o seu desenvolvimento e auxiliar efetivamente na compreensão de mundo. Neste artigo, procurei destacar os seguintes tópicos: a importância da leitura; Leitura E processo de ensino aprendizagem; Os contos de fadas e o mundo do Era uma Vez, e, por último, relacionei, usando a metodologia da pesquisa exploratória, a teoria estudada com as informações obtidas em entrevista (por meio de questionário) realizada professores que atua na hora do conto no Centro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário-Guamaré/RN. Como educadores somos cientes que a Literatura Infantil pode contribuir e muito para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Além de conhecimentos e aprendizagens, proporciona também prazer.

Palavras-chave: imaginação, educação, criança, encantamento,magia, emoções.

1INTRODUÇÃO

Os contos de fadas ainda influenciam no processo do desenvolvimento das crianças, resgata valores e proporciona a criança a uma identificação dos personagens.  Para isso, é fundamental que o educador oportunize temas com lições de moral, qual envolva a criatividade e o interesse para realizar essa atividade. 

Para Silva (2013)ao se trabalhar contos de fadas com crianças passamos a proporcionar que as mesmas observem, imagine e questione seus próprios conflitos sejam eles formação de valores, fantasia e/ou realidade.Desde seus medos, inseguranças e receios, ao mesmo tempo proporcionando resoluções para sua autoestima e a formação de sua personalidade ao longo da vida.

Comungando do mesmo testemunho dos autores, Hugo (2009) complementa seu pensamento ao relatar que contos de fadas propiciam o raciocínio lógico e a reflexão, além dedespertar a sensibilidade artística e envolver o sonho ao real, fazendo a criança se adequarao convívio social, escolar e familiar.

Acredita-se que o ato do professor contar histórias para as crianças pode desenvolver diversas formas de linguagem, além de ampliar o vocabulário da mesma. A leitura proporciona o aluno a viver seu imaginário de forma lúdica e prazerosa.

Este artigo fundamenta-se nesta magia dos contos de fadas na educação infantil. Sabe-se que é por meio da literatura infantil que levamosa desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

O interesse por esse tema partiu da experiência que tenho como pedagoga de uma instituição de educação infantil. Qual durante reuniões a proposta de trabalhar o “momento da leitura” em sala de aula vinha sempre à tona.

Ao contarmos uma história para uma criança passamos a despertar nela um determinado afeto, ao mesmo tempo em que a estimula o seu desenvolvimento psicológico, cultural, emocional, cognitivo. São eles que oferecem a criança uma forma lúdica de aprender e contribuir na sua formação.

Com as experiências vividas em sala de aula refleti o quanto nós professores muitas vezes não lemos o suficiente, e até mesmo não estimulamos os nossos alunos a ter hábitos de leitura, se não gostamos de ler, como podemos incentivar os outros a lerem? Entendemos que o ato de ler deveria ser praticado de forma a se tornar prazerosa, em busca do conhecimento intelectual, moral e social.

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográficas complementadaspor uma pesquisa de camporealizada com crianças de faixa etária entre 03 a 07 anos regularmente matriculados no Centro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário, município de Guamaré/RN.

Outro ponto importante é reconhecer o quanto uma leitura é capaz despertar a imaginação, remexer sentimentos e contribuir com seu mundo de fantasia e até e sua personalidade humana (RESSUREIÇÃO 2005).

Quando relacionamos histórias a crianças, estamos nos direcionando aos contos de fadas, são eles que proporcionam uma infância baseada pelo encantamento com proposito de despertar seu interesse. É uma linguagem simples e com uma simbologia já estruturada, que fascinam e as levam ao mundo de fantasias (BASTO 2015).

Para o desenvolvimento foram analisados artigos científicos, teses de mestrado e livros, obedecendo-se os critérios de inclusão e exclusão pré-determinados ecom temas voltados para os contos e a influência que os mesmos exercem na formação da personalidade da criança.

Nossoobjetivo central éinvestigar,qual opinião dos professorese a importância de se trabalhar os contos de fadas na educação infantil, especialmente com as crianças do turno matutino doCentro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário, município de Guamaré/RN.

Metodologicamente estaremos em busca de respostas para os seguintes questionamentos:

Os contos de fadas influenciam na formação da personalidade? Por quê?Você concorda que um conto de fadas bem narrado ativa e intensifica toda umasérie de experiências na criança? Por quê?

Como são trabalhados os contos de fadas em seu fazer pedagógico?Diante das interrogações apresentadas, qual é o seu posicionamento perante otrabalho com contos de fadas?Os pais devem ou não participar da contação de histórias?

No desenvolvimento foram abordados descritores como: contos de fadas, imaginário e formação da personalidade infantil.

Primeiramente apresentamos algumas considerações sobre a leitura. Em seguida, trazemos o histórico dos contos de fadas e sua importância para as crianças. Finalizamos retratando a ponderações sobre a importância dos contos de fadas na educação infantil.  E por fim, apresentamos algumas considerações acerca da temática e da análise realizada.