EE ANTONIO FERNANDES – PROJETO DE VIDA.  

PROF CIRO TOALDO – 7º ANO  ENSINO FUNDAMENTAL.

 

IMPORTÂNCIA DOS BONS VALORES

 

Para essa aula, continuaremos a refletir a respeito das virtudes e compreender que devemos praticar em nossas vidas os bons valores, pois essas dimensões ajudam a ter ao ser humano ter bons principais que irão contribuir na boa convivência social.

Mas, o que são valores? Assim como foi mostrado na aula anterior que as virtudes são qualidades para uma pessoa praticar o bem, revelando sua aptidão para determinada boa ação, também a escolha de bons valores nos ajudam, na hora de se decidir fazer algo, realizando uma escolha, ou quando manifestamos preferencia por uma coisa em vez de outra, há razões para justificar essa decisão. E nestas decisões estamos seguindo nossos valores. Portanto, tanto as virtudes como os valores são os princípios que norteiam nossas vidas e nos ajudam a compreender o porquê de nossos comportamentos.

Viver em sociedade, ou seja, com outras pessoas, não é tarefa fácil. Essa convivência precisa ser ensina e ser respaldada em bons exemplos, desde a infância. Assim sendo, é importante aprender ‘regras’ da boa convivência desde criança, pois elas contribuem para a paz e a harmonia, tanto no vínculo familiar quanto com nos outros ambientes, principalmente no escolar.

Bons valores, como respeito, educação, honestidade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura e amizade são fundamentais para demonstrar o quanto uma pessoa pode conviver socialmente.

Portanto, cultiva as boas regras da convivência, consiste, antes de tudo, em respeitar os direitos daqueles que nos rodeiam. Além disso, ajudam a aceitar que cada um tem obrigações a cumprir. Dentre tantas regras, na infância se aprende, por exemplo, a dizer as palavras mágicas: por favor, com licença, obrigado, desculpe, cumprimentar cordialmente as pessoas com um ‘bom dia, boa tarde ou boa noite’. Além de saber respeitar a opinião das outras pessoas.

Outro ponto importante é o tratar aqueles que estão à nossa volta como queremos ser tratados, isto é, com respeito e bondade.

Também não se podem esquecer valores que os pais ensinaram, como: não exigir coisas que não sejam necessárias ou que não estejam ao alcance dos pais ou de você mesmo; ouça atentamente quando alguém fala com você; ajude a respeitar os mais velhos; nunca busque mentir; seja responsável; respeito os outros, pois cada um tem sua privacidade; quando errar admita seu erro e aceite as consequência deste erro; respeite e cuide do ambiente em que vive e faça bom uso dos recursos naturais.

Quem se preocupa em vivenciar e exercitar as virtudes e bons valores em sua vida terá êxito em seu Projeto de Vida, pois está colocando o adubo para os seus sonhos e meta de vida se transformar em realidade. Guarde com carinho e busque praticar estas regras colocadas nesta aula, pois nossa sociedade precisa de pessoas comprometidas com a busca do bem e, principalmente que aproveite o tempo de vida nesta Terra, para evoluir.