A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Desde criança ouvia que o trabalho engrandece e dignifica o ser humano. Cresci e passei a sentir na pele o quanto é árdua a labuta de cada dia, muitas vezes é deprimente e não engrandecedor o contexto do mundo de um simples trabalhador!

            Portanto, deve-se contextualizar este complexo mundo de quem vive à custa de seu trabalho, principalmente quando se trata de Brasil. Tenho feito reflexões, especialmente após a dissertação de mestrado que foi feita nesta temática, apesar de ter passado certo tempo, percebo que a dimensão desse complexo mundo do trabalho precisa ser mais debatida, pois para muita gente ele é prazeroso e digno, entretanto, para outros é deprimente e tantos outros, nem uma coisa nem outra, simplesmente é preciso trabalhar!

Por mais que se escreva sobre o complexo mundo do trabalho ou se reflita sobre ele, a grande questão é que não se vive sem trabalhar, ou seja, isto faz parte da conduta humana e natureza humana em quem há o lado do ‘sentir útil’, ou o de poder ‘dar o sustento a si mesmo’, ou o de ‘sustentar seus queridos mais próximos’, além daqueles que conseguem ver em seu trabalho a ‘forma de deixar algo impregnado enquanto estão de passagem por este um mundo’!

Dentro destas perspectivas, não há como negar a importância do trabalho! Contudo, existe lado enfadonho acerca deste tema polêmico, quando não se concilia o trabalho com lazer, ou melhor, com os momentos de ócio - descansar, ficar sem fazer nada ou de ter férias - neste contexto, pode ocorrer uma síndrome em que muitos especialistas estudam, uma vez que alguns seres humanos ficam obcecados pelo trabalho que abominam de suas vidas as chamadas férias, ou seja, não admitem um tempo de ócio.

No agito da sociedade em que estamos inseridos, independente da condição social, o ser humano pode ser vítima desta síndrome da obcecação pelo trabalho, alguns chegam ao extremo de trabalhar três e até quatro períodos diários! Obviamente cada um busca explicações para ter este ritmo, entretanto haverá consequências como estresse excessivo que pode a depressão.

Entre pontos positivos e negativos, algo é certo: o trabalho é importante e necessário para o equilíbrio do ser humano, uma vez que a mente humana precisa de ocupação e para bilhões de criaturas o trabalho exerce este papel.

Infelizmente estamos inseridos numa sociedade que não compreendeu as dimensões do trabalho, bem como desfrutar dos salutares momentos de ócios! Nesta dimensão, onde não há meio termo, podem surgir pessoas desiquilibradas e obstinadas ao trabalho, desejosos apenas com o retorno financeiro, onde a satisfação, prazer e a realização pessoal não ganham importância. Assim, vivemos na sociedade, onde em muitos setores, o número de frustrados é gigantesco! O setor do qual faço parte, encontra-se entre os primeiros!

Mas, a vida segue seu curso e amanhã será outro dia de intenso trabalho!