Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar sobre a importância do suporte do professor para os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem. O local em que a criança passa maior parte do seu tempo além da ambiente familiar é o escolar, dessa forma, é extremamente importante que os professores saibam lidar com discentes que possuem dificuldade de aprendizagem, e apoiá-los, para principalmente conseguir ultrapassar esta barreira para que ocorra a compreensão do que está sendo transmitido pelo docente. Dessa forma, elencamos como Objetivo Geral: - Compreender qual a importância do apoio do professor para os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. Objetivos Específicos: - Consultar dados que comprovem que o apoio do professor para os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem é realmente importante; - Encontrar os tipos de dificuldade de aprendizagem que o discente pode apresentar; - Dar publicidade ao material recolhido em forma de artigo científico. Evidencia-se, que o método de pesquisa utilizado é a pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, essa pesquisa também aponta alguns problemas biológicos que ocasionam a dificuldade de aprendizagem, demonstrando algumas maneiras do docente identificá-los para em conjunto com o apoio familiar o aluno possa superar todos os obstáculos. Importante abordar ainda, que além do apoio familiar e do docente é necessário que haja o suporte da equipe pedagógica escolar para que exista a interferência do professor e assim possam obter resultados positivos.

 

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988 garante a todoso direito a Educação, sendo esta um dever do Estado e da família:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Nesse sentido, a educação para todos trouxe vários “obstáculos” para sala de aula, dentre eles os alunos especiais e os que apresentam dificuldade de aprendizagem, fazendo com que a maioria dos profissionais de educação estivessem despreparados para trabalharem com alunos especiais, como consequência a este ato, grande parte dos professores tiveram que especializar-se para conseguir educar de forma adequada todos os alunos independente de suas necessidades.

Portanto, com o passar do tempo, ficou claro que o suporte do professor dentro da sala de aula para o aluno que possui alguma dificuldade de aprendizagem é de extrema importância.

Desse modo, surge a lide desta pesquisa, ao elencar as seguintes questões:

- Qual a importância do apoio do professor para os alunos com dificuldades em aprendizagem?

Através desta pergunta surgiram outras no mesmo âmbito: - O que é dificuldade em aprendizagem? - Quais as deficiências que proporcionam a dificuldade de aprendizagem? - Como inserir o aluno que apresenta necessidades educacionais especiais na sala de aula?

Assim, para desenvolver este artigo, respondendo todas as questões acima, utilizou-se como método de pesquisa a bibliográfica.

A pesquisa em si nada mais é que: “[...] um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos”. (MENEZES; SILVA, 2001, p. 20).

A pesquisa Bibliográfica por sua vez é um pouco mais complexa, segundo Gil (2008, p.10), “Pesquisa Bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”, Fonseca (2002, p.32),conceitua de maneira diferente o mesmo tema:

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.

Baseando-se neste conceito, foram listados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: - Compreender qual a importância do suporte do professor para os alunos que apresentam necessidades especiais educacionais. Objetivo Específicos: - Consultar dados que comprovem que o apoio do professor para os alunos com dificuldades de aprendizagem é realmente importante; - Encontrar os tipos de deficiências que levam o discente a apresentar necessidades especiais educacionais; - Dar publicidade ao material recolhido em forma de artigo científico.

Ao constituir uma pesquisa dessa natureza, desfruta-se da oportunidade de aprofundar os conhecimentos nesta área relevante para toda a população, uma vez que há inserção de crianças com deficiência no ensino e na sociedade, e consequentemente um ganho ainda maior ao fazer com que essas acompanhem o conteúdo aplicado em sala de aula.

O que é dificuldade em aprendizagem?

Por dificuldade o Dicionário Online define como:“aquilo que é difícil ou torna uma coisa difícil, custosa, penosa, árdua”, por sua vez o mesmo conceitua Aprender como:adquirir conhecimento (de), a partir de estudo; instruir-se[1].

Portanto, ter Dificuldade de Aprendizagem segundo o dicionário é tornar o ato de adquirir conhecimento de forma difícil, árdua.

Nesse sentido, dificuldade de aprendizagem é:

[...] aquelas apresentadas ou só percebidas no momento de ingresso da criança no ensino formal. O conceito é abrangente e inclui problemas decorrentes do sistema educacional, de características próprias do indivíduo e de influências ambientais (Paín, 1985).

GarcíaSánches (2004, p.15-16) através de um conceito internacional define dificuldades de aprendizagem como:

[...], as dificuldades de aprendizagem se caracterizam por um funcionamento substancialmente abaixo do esperado, considerando a idade cronológica do sujeito e seu quociente intelectual, além de interferirem significativamente no rendimento acadêmico ou na vida cotidiana, exigindo um diagnóstico alternativo nos casos de déficits sensoriais. Assumem-se, portanto, um critério de discrepância entre aptidão e o rendimento e um critério de exclusão, além do baixo rendimento e da interferência na vida cotidiana. A conceitualização do Comitê Conjunto sobre Dificuldades de aprendizagem está na mesma linha, ao sugerir que as dificuldades de aprendizagem são algo heterogêneo, supõe problemas significativos na conquista das habilidades da leitura, de escrita e/ou matemática, que se acredita ser intrínsecas ao indivíduo, é possível encontrar superposição com outros problemas que não se devem a influências extrínsecas.

Dessa maneira, a dificuldade de aprendizagem é uma complicação no que toca ao aprender, que pode ser gerada por problemas biológicos do indivíduo, por influencias ambientais, tais como, estrutura, ou até mesmo por um sistema de educação de má qualidade.

Urge argumentar, que há alguns tipos de problemas biológico que na maioria dos casos acarretam na dificuldade de aprendizagem, tais como: autismo, síndrome de down, deficiência auditiva, surdez, deficiência visual, entre outros.

Assim,é importante que o docente saiba quais são os tipos de problemas biológicos que ocasionam a dificuldade de aprendizagem para saber identificá-los, para junto com a equipe pedagógica de sua escola informe os pais, para que procurem tratamento para amenizar as dificuldades dentro de sala de aula.

Nesse aspecto, Lima (2002, p.40) frisa:

A formação de professores é um aspecto que merece ênfase quando se aborda a inclusão. Muitos dos futuros professores sentem-se inseguros e ansiosos diante da possibilidade de receber uma criança com necessidades especiais na sala de aula. Há uma queixa geral de estudantes de pedagogia, de licenciatura e dos professores: “Não fui preparado para lidar com crianças com deficiência”.

Entretanto, é importante abordar que nos casos mais severos o professor terá o auxílio de um profissional especializado unicamente para proporcionar apoio para o aluno especial, como argumenta Bueno (1993, p. 23):

Acredita-se que a formação docente e a busca da qualidade do ensino para crianças com necessidades educativas especiais envolvem, pelo menos, dois tipos de formação profissional: a primeira é a dos professores do ensino regular que conte com o conhecimento mínimo exigido, uma vez que há a possibilidade de lidarem com alunos com “necessidades educativas especiais”; a segunda é a de professores especialistas nas variadas “necessidades educativas especiais” que possam atender diretamente os discentes com tais necessidades e/ou para auxiliar o professor do ensino regular em sala de aula.

Por conseguinte, por esse motivo é primordial que os professores tenham formação continuada para saber lhe dar com diversos casos que podem estar presente no dia-a-dia na sala de aula, para que consiga proporcionar um apoio maior ao aluno que precise. [...]