A Importância do Projeto Político Pedagógico na Escola

            A construção do projeto político pedagógico é de enorme importância aos pedagogos, pois deve ser realizado com coerência à realidade vivida e as necessidades da instituição de ensino. Sua relevância é de suma transcendência para a gestão escolar, oferecendo suporte no planejamento de uma escola.

            Quando se pensa em projeto, é pensar que tudo é possível de ser realizado, saindo do imaginário, não apenas ficando no papel, esquecido e/ou engavetado. A mudança deve impulsionar a todos que apostaram e decidiram o melhor ao construí-lo. Este documento deve ser o orientador e o condutor do presente e do futuro de ambos os papéis que preenchem o ensino. É um instrumento balizador, dando direção às atividades e às gestões educacionais, sempre possibilitando a elaboração dos saberes para a formação do professor.

            O projeto pedagógico pede a real necessidade de responder as inúmeras expressões de nossas idéias sobre o ensino, a educação e sua função social. O mesmo deve ser aprimorado a uma realidade complexa e as características existentes no sistema educacional do qual faz parte. Logo, dará indicações que precisam para organizar o trabalho pedagógico, que abrange a dinâmica interna do educador em sala de aula e todos os envolvidos nesse processo escolar educativo.

            Freire, Paulo nos diz que:

Todo planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem que responder às marcas e aos valores dessa sociedade. Só assim é que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudança. Às vezes preservando determinadas formas de cultura. Outras, interferindo no processo histórico, instrumentalmente. (FREIRE, 2003, apud SILVA 2015, p.160).

      Sendo assim, como já dito anteriormente, o projeto político pedagógico se tornou mais do que um simples documento a ser arquivado, estando presente no cotidiano, na prática, entendendo que a escola deve resgatar o espaço público, lugar de diálogo e debate, baseado na opinião do coletivo.

           Artigo escrito pela professora Cristine Machado Gomes, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito e do Colégio Estadual São Marcos, da cidade de São Marcos-RS.

 

Referências Bibliográficas:

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Ed. Paz & Terra; Edição: 43ª, São Paulo, 1997.

 

GADOTTI, M. Educação e compromisso. São Paulo: Papirus, 1985.

 

GANDIN, D. Planejamento na sala de aula. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

 

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico na escola. Cortez Editora, 10° Ed., São Paulo, 2017.

 

VEIGA, I. P. de A. Projeto Político-Pedagógico da escola. 15°edição, Ed. Papirus, Campinas, SP, 2002.