RESUMO

A primeira intenção deste artigo é descrever a importância do professor de educação física e da ergonomia no processo de orientação da saúde, prevenção e bem estar dos alunos, no atual cenário da educação. Tem o objetivo de analisar a tarefa do instrutor ou professor na realização da educação física escolar, em que diversos recursos são indispensáveis, junto com a ergonomia, mas que todos necessitam saber utilizar de forma coerente, a fim de garantir segurança e eficácia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica tendo por base os teóricos Prudêncio (2010), Marques (2010), Magalhães (2012), dentre outros, para enfatizar a importância do profissional físico, bem como da ergonomia na escola, no intuito de favorecer uma aprendizagem sistêmica aos alunos.

Palavras-chave: Professor. Educação Física. Ergonomia. Saúde.

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre a importância do professor de educação física na escola, bem como a pertinência da ergonomia, recurso físico e pedagógico indispensável na prevenção de acidentes e prevenção de doenças. Com essa ideia é possível perceber que o resultado desse esforço nas aulas de educação física é a saúde física, psicológica e bem estar dos alunos.

Para tudo na educação é necessário uma metodologia adequada. Foi escolhido o método de pesquisa bibliográfica para este trabalho, na tentativa de refletir a teoria e a prática. Fazem parte deste artigo a discussão dos autores: Prudêncio (2010), Marques (2010), Magalhães (2012), dentre outros, que tratam da temática da educação física escolar e os cuidados que o professor deve ter em vista de uma aprendizagem significativa dos alunos.

DESENVOLVIMENTO

A presença da educação física na escola é de grande valia. O profissional e educador físico faz parte desse conjunto de valores que faz a avaliação bem processual e se apresenta como uma exigência inovadora, bem diferente, para fugir do tradicional na maneira de brincar e desenvolver habilidades.  A referência ao professor de educação física é imprescindível porque vai se preocupar com as exigências do esporte educativo, excelente oportunidade para desenvolver talentos e praticar esportes com bem estar.

Segundo Prudêncio (2010) destaca a importância da educação física no âmbito escolar:

Historicamente a Educação Física passou por diversas transformações e entendimentos no âmbito escolar, conforme consta nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), passando pelo higienismo, militarismo, até sofrer forte influência dos pensamentos pedagógicos.A partir daí, iniciam-se algumas tendências pedagógicas no âmbito escolar através de abordagens, sendo elas a psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e crítica. Dessa forma, com novas pesquisas e estudos, a Educação Física Escolar vem inovando e proporcionando aos educandos novas formas de ensino/aprendizagem em busca de novos conhecimentos.Hoje a Educação Física em âmbito escolar é uma disciplina que atua desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental I e II, ensino médio, EJA e também com atuação nas universidades.Em cada grau de escolaridade, a Educação Física Escolar tem sua atuação planejada conforme a idade e a capacidade de entendimento do educando, desenvolvendo com responsabilidade os conteúdos previstos (PRUDÊNCIO, 2010, p. 8).

Conforme desta o interlocutor, é fundamental a prática da educação física no âmbito escolar, não apenas como disciplina conteudista, mas no sentido de buscar uma educação voltada para uma cultura esportiva orientada, com vistas a um desenvolvimento de qualidade de vida dos educandos.

Na perspectiva de Magalhães (2012), os recursos didáticos reforçam a aprendizagem:

O ensino aprendizagem no contexto escolar exige cada vez mais do educador/mediador que o tema/projeto a ser desenvolvido em sala de aula seja trabalhado de forma eficiente, prazerosa, instigadora e assim o professor tem que estimular, suscitar nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir seu próprio mundo, de esclarecer suas dúvidas e incertezas. Isso exige do professor dedicação, compromisso, técnica, conhecimento científico, e manuseio das tecnologias.O professor/mediador tem a função de planejar, avaliar, e replanejar a sua prática docente em prol de uma aprendizagem significativa para os alunos. Neste contexto é necessário que se pense nos recursos didáticos e suas funções na prática pedagógica.Recursos didáticos são todos os instrumentos utilizados em uma aula, evento didático, ou qualquer uma situação de aprendizagem a fim de favorecer aos participantes a ampliação de seus horizontes, isto é de seus conhecimentos. Eles tornam a aprendizagem viável, significativa, acessível e evitam que as aulas tornem-se monótonas, rotineiras, ou que caiam na mesmice do dia-a-dia. Eles contribuem para mediar as relações efetivas que ocorrem dentro do ato de ensinar e aprender (MAGALHÃES, 2012, p. 28).

Nunca foi fácil avaliar e interpretar aquilo que o outro coloca no papel. Avaliar é dar valor, ainda mais emmatéria de esporte, cultura e lazer educativo, que não se pode avaliar quantitativamente. Todo esforço do educador físico vale a pena. Brincar com as palavras no sentido de seguir perfeitamente o rigor metodológico ao orientar a prática do discente, é uma arte especial e só ele, o professor, pode utilizar os recursos pedagógicos como técnica esportiva de forma peculiar e com eficiência e eficácia.