RESUMO

Este artigo demonstra de maneira prática a contribuição do planejamento estratégico situacional (PES) para o problema de saúde pública sobre o alto índice de animais de rua na cidade de Balsas-MA. O método PES é utilizado nessa problemática, devido sua flexibilidade em adaptar-se a cada novo problema que pode surgir em meio a execução do planejamento. O artigo se inicia com conceitos e definições do PES assim como seu objetivo final que foi, dentre outros, o fluxograma situacional e a análise de viabilidade onde se viu as melhores opções para a resolução inicial deste problema de saúde pública. Por fim, vê-se que o PES é eficiente e se destaca dos modelos tradicionais de planejamento, pois age em cima dos problemas e não de objetivos já definidos.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico Situacional, Saúde Pública, Animais de Rua.

1 INTRODUÇÃO

Planejar se torna essencial quando se pretende garantir um rumo, buscar uma direção para ações desenvolvidas, de modo a corrigir e enfrentar imprevistos, direcionando o objetivo principal que se deseja conquistar. Dessa forma, o planejamento se torna uma ferramenta necessária quando se deseja ter clareza para se alcançar objetivos complexos (Campos et al., 2010).

O planejamento torna-se fundamental e essencial para um determinado objetivo final no qual se deseja alcançar, qualquer trabalho deve haver um tipo de planejamento no qual se enquadre melhor em determinada situação.

Os métodos tradicionais de planejamento são simples, mas inadequados para analisar e acompanhar sistemas complexos. A maioria dos problemas administrativos, econômicos e sociais cai nesta categoria. Para tais casos, desenvolveu-se, o método de Planejamento Estratégico Situacional ou, abreviadamente, PES. Ele é flexível e se adapta às constantes mudanças da situação real. E, o mais importante não separa as funções de planejamento das de execução, pois não opera com "receitas" prontas, mas realiza análises situacionais para orientar o dirigente no momento da ação. (LIDA, 2011).

O PES é um método e teoria de planejamento estratégico focado nos problemas públicos, é um processo mais flexível permitindo trabalhar com a complexidade dos problemas sociais.

O tipo de metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, opta-se por ela, pois se considera que os estudos de Gil (2010, p.29) apontam que a utilização dos materiais publicados em livros, ou em redes eletrônicas são necessários para a sistematização do trabalho científico.

A finalidade deste trabalho é realizar um planejamento estratégico situacional com uma análise sobre as consequencias dos animais de rua na cidade de Balsas-MA com a preocupação na saúde pública, com os seguintes passos: definição do problema, identificação dos descritores, construção do fluxograma situacional, atuação sobre o problema e, por fim, a análise de viabilidade. [...]