RESUMO

O planejamento estratégico é o coração das empresas ou organizações, pois trata de todo o arcabouço das mesmas e de suas transformações ao longo do tempo e por isso sofreram também grandes mudanças necessárias e benéficas. A evolução dos conceitos de gestão de pessoas e Recursos Humanos trouxeram grandes avanços, inclusive o termo planejamento estratégico é novo e entra na história necessitando de um debate mais sistemático. Essa constante mudança nas organizações é que justifica a importância do planejamento ser estratégico. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, com caráter de leituras e análise de textos e contextos, com base em Maximiano (2006), Kotler (2000) e outros. Concluiu-se que o planejamento estratégico é fundamental nas organizações pois ele visa melhorar a forma de organizar a missão, os valores, os objetivos e a visão de futuro, tanto dos colaboradores, quanto das empresas, pois isto precisa estar de acordo, em vista de um resultado sistêmico.                                           

Palavras - chave: Planejamento estratégico. Organizações. Gestão. Valores. Visão.

Introdução

O presente artigo tem o objetivo de tecer a reflexão sobre a importância do planejamento estratégico nas organizações. O diálogo ampliado posteriormente, com vários interessados pelo saber, na dimensão de recursos humanos e administração levará a cumprir esse objetivo de forma ampliada e sistêmica. Para alavancar os resultados de uma organização é necessário investir em primeiro lugar em estratégias que favoreçam um caminho seguro e sólido. O diferencial das organizações na atual conjuntura é o setor de gestão de pessoas e Recursos Humanos estratégico. Parece que é uma tautologia e que estamos dizendo a mesma coisa, todavia são coisas distintas, que se complementam, no processo organizacional. Os recursos humanos não podem ser apenas pensados em termos de logística, ergonomia, cargos e salários, seleção, mas principalmente em gestão. Se uma empresa não tem uma boa gestão ele vai mal. E a gestão começa pelo planejamento. O primeiro passo do planejamento é o estratégico. Isso significa que é preciso delinear metas e linhas para caminhar com todas as pessoas e todo o arcabouço físico e virtual. Definir estratégias para trabalhar com pessoas exige disciplina e habilidades peculiares de pessoas que tem dom. Mas também essa gestão nos dias atuais não tem segredo, pois com as mudanças repentinas e rápidas, gestão por competências, talentos, habilidades, é aprendida a cada dia.

No contexto organizacional definir estratégias exige aprender a aprender, isto é, utilizar a pedagogia de ser um constante aprendiz nas organizações. Isto significa ter uma administração compartilhada, pois somente assim esta será sistematicamente eficiente e eficaz.

   Percebe-se os avanços e as adaptações em cada contexto histórico, da tecnologia, dos recursos humanos e que os planejamentos estratégico, tático e operacional devem estar intencionalmente interagidos, no objetivo de alcançar resultados exitosos. Os pressupostos filosóficos muitas vezes não dão sustentação à prática da empresa. Por isso para garantir um resultado na operacionalização dos resultados estratégicos das pessoas e de seus recursos nas organizações é preciso muito esforço e buscar criatividade constante, inclusive investimento financeiro.