A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO PARA A MANUTENÇÃO DE UMA BOA INFRAESTRUTURA DE TI

Jorge Emanuel Rodrigues Santos, Roberto Michelan

 

Faculdade Paraíso do Ceará – FAPCE

Rua da Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.010-465 - Juazeiro do Norte – CE

[email protected]; [email protected]

RESUMO

Atualmente as empresas olham com cuidado para seus ativos informacionais, toda sua operação depende da infraestrutura de TI em pleno funcionamento, bem como do acesso às informações via sistemas ERP e demais softwares, como e-commerce, por exemplo. Quando não há monitoramento constante e regras que atendam às políticas indicadas de manutenção da infraestrutura de TI, pode ser que um serviço ou ativo fique inacessível, causando grande prejuízo à organização. Com base nas boas práticas de gerenciamento de TI e de Segurança da Informação, este estudo se mostra relevante, pois, auxiliará o setor TI a ter uma melhor visão de todos os seus recursos, processos e ativos de informação, podendo assim alinhar a entrega de seus serviços com o negócio da empresa.

Palavras chave: Monitoramento, gerenciamento e infraestrutura.

ABSTRACT

Today companies look carefully at their assets information, all its operation depends on the IT infrastructure in operation, as well as access to information via ERP and other software, such as e-commerce. When there is no constant monitoring and rules that comply with the stated policies of maintenance of the IT infrastructure, it may be that a service or asset inaccessible, causing great harm to the organization. Based on best practices in IT management and Information Security, this study is relevant because it will help the IT sector to have a better vision of all its resources, processes and assets of information, being able to align the delivery of its services with the business of the company.

Key words: Monitoring, management and infrastructure.

 

 INTRODUÇÃO        

As empresas atualmente demandam uma extrema dependência dos sistemas computacionais que utilizam. Os sistemas ERP são a base dessas empresas para a tomada de decisões estratégicas. Sendo assim, para suportar esses sistemas, entra a infraestrutura de TI com os servidores de BD, servidores de arquivos e servidores de aplicação que são a base para a entrega desses serviços. A falta de conectividade com alguns desses equipamentos pode causar danos financeiros ao negócio e a sua imagem perante o mercado em que atua.

As grandes organizações, cada vez mais estão protegendo seu principal ativo, suas informações; isso se dá pela quantidade de ataques que as empresas sofrem causando um impacto negativo enorme para os seus negócios. Diante desses acontecimentos, mais empresas buscam proteger suas informações adotando práticas de gerenciamento de infraestrutura de TI afim de obterem um controle mais eficiente de hardware e software e gerenciamento de segurança da informação com o objetivo de manter suas informações mais seguras e reduzir seus custos com o alinhamento de TI ao seu negócio.

A ferramenta Zabbix é uma solução open source utilizada no mundo todo por grandes organizações, torna-se uma importante aliada para o perfeito monitoramento da infraestrutura de TI fazendo com que os profissionais dessa área entreguem serviços de qualidade e com mais eficiência mantendo os processos em funcionamento o maior tempo possível e agindo proativamente caso algo de errado possa vir a acontecer, através de manutenções preventivas dos ativos.