Podemos entender o marketing pessoal como fortalecimento da imagem de uma pessoa. É a mesma coisa de criar uma imagem de marca em relação a você mesmo, como se fora um produto. A primeira impressão é sempre a que fica a aparência é o princípio da boa impressão.

Vejamos alguns aspectos relevantes:

  • Aparência: cuidados com o visual e higiene pessoal nem deveria ser citado, mesmo assim ainda há quem descuide. Unhas cortadas, ou feitas, barba feita, cabelo bem penteado, dentes escovados para evitar mau hálito. Esse é o ponto de partida para a boa imagem.
  • Roupas: as vestimentas devem ser apropriadas para o setor de trabalho. Evite roupas extravagantes.
  • Acessórios: Especialmente as mulheres devem ter cuidado para não exagerar. O perfume não há necessidade de deixar o cheiro no ar, pode incomodar as pessoas.
  • Etiqueta: Roupas apropriadas, maneira de conversar e tratamento de forma hierárquico. Como utilizar copos e talheres na mesa. Como se comportar em um evento de extrema importância.
  • Postura: A deselegância diz muito da personalidade, cabeça inclinada passa insegurança e medo. Tente demonstrar sempre elegância, independência e autoconfiança.
  • Vocabulário: A leitura é primordial, para melhorar o vocabulário. Palavras como “menas”, “seje”, “pobrema” e outras podem destruir a sua credibilidade que foi conquistada com muito suor. Portanto, toda leitura é bem vinda a fim de melhorar o vocabulário e adquirir segurança para falar em público.
  • Formação: Nível superior na atualidade é uma necessidade, mas não fique apenas na graduação, faça uma pós-graduação. Se você ainda não tem um curso superior corra atrás, nunca é tarde, recupere o tempo perdido. Não fique pensado que o diploma será apenas um papel emoldurado na parede, mas pense em tudo que você aprenderá com os congressos,  estudos,  debates,  leitura, será de grande aprendizado.
  • Currículo: Cuidado ao redigir um currículo, não precisa colocar diversas informações, número de documentos e tal. Prepare um currículo objetivo, apresente sua formação recente, sua trajetória profissional. Sempre que possível atualize-o, pois ele é o seu passaporte para o futuro.
  • Cartão de visita: Trabalhando ou não é necessário prover desse interessante produto. É ideal para divulgar e oferecer a sua marca. Apenas lembre-se de leva-lo em todos os eventos que você for convidado, não deixando os cartões nas gavetas.
  • Website: em tempos modernos, é necessário que tenha um site pessoal. Onde você poderá inserir seu currículo e suas experiências profissionais, artigos e outros trabalhos relevantes. Faça do seu site um ambiente onde as pessoas sintam-se a vontade para visitar.
  • E-mail: Uma única conta pessoal é ideal e outra corporativa, é mais fácil de gerenciar evitando esquecimento de senhas.
  • Artigos: Escreva artigos relacionados à sua profissão. Existem muitos sites para publicação e que são gratuitos. Em tempo, procure revistas e jornais para divulgar seus conhecimentos. Tenha cuidado com a ortografia e acentuação, antes de publicá-los.
  • Eventos: participe de todos que puder. É hora de ser visto sair da toca. Lançamentos de livros, palestras, seminários, congressos, jantares. Aproveite todas as oportunidades para vender a si mesmo.

Essas foram algumas dicas para dar ênfase na divulgação da sua marca, para que você seja lembrado mesmo quando não estiver presente. Reforce a sua comunicação, seja marcante, por onde passar relate as suas melhores experiências, não fale bobagens, evite contar piadas sem graça, e se você não tiver jeito caia fora nem tente. Seja um provedor de Networking, cresça a sua rede de contatos.

Seguindo todos os passos você será um diferencial. Seja rápido criativo, seja você, tenha estilo. Ser diferente é estar por dentro de tudo que acontece no mundo, busque ser alguém insubstituível.

 

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.