RESUMO

O presente artigo vem relatar a importância do Marketing digital e apresentar suas ferramentas fundamentais. Ao longo da pesquisa procurou-se identificar as principais estratégias utilizadas pela as organizações. Já que o uso do marketing digital, vem sendo inserido nas empresas através do novo mundo de tecnologia, informações e conhecimentos aperfeiçoados, as estratégias de investigação utilizadas neste artigo foram a observação, apoiadas a estudos bibliográfico e artigos da internet. Conclui-se a importância do marketing digital para as empresas, acompanhando as mudanças rápidas de um mundo globalizado e mais exigente. PALAVRAS-CHAVE: Ferramentas. Marketing digital. Relacionamento e Clientes.

INTRODUÇÃO

O marketing digital surgiu como uma necessidade de criar uma estratégia de negócio que pudesse aproximar de maneira flexível os consumidores e as empresas. O presente artigo possui como principal objetivo demonstrar como as empresas utilizam o marketing digital como ferramenta lucrativa no intuito de atrair mais clientes. Uma dessas maneiras e a prática instantânea da tecnologia digital que modificou as relações das mídias com os públicos. Redes sem fio, hoje, permitem que a informação circule fora de ambientes específicos, se fazendo presente a todo instante na vida das pessoas. O fator mais importante dessa tecnologia e a internet pois seu uso bastante intensificado ultimamente devido aos benefícios que ao longo do tempo ela foi proporcionando. Dentro do âmbito de organizações que estão inseridas no contexto do novo cenário da web e das novas práticas mercadológicas, se faz necessário discutir o marketing em ambiente digital e suas implicações, implicações essas que trouxeram grandes questionamentos, causando mudanças nas práticas de diversas áreas, sobretudo, a de Comunicação. Já que a Comunicação é peça fundamental ao Marketing, principalmente no âmbito digital, com práticas que englobam Jornalismo, Relações , Assessoria e Publicidade e Propaganda. Por tanto, o presente artigo possui como objetivo demonstrar as principais finalidades da utilização do marketing digital como ferramenta de negócio, bem 3 como fazer um levantamento histórico acerca de sua evolução como ocorre a relação entre os clientes e as empresas.

Marketing digital

Marketing digital amplia um horizonte de possibilidades para o mercado, suas ferramentas são essencial para que as organizações explorarem melhor essa nova era da tecnologia, Segundo Philip Kotler (2013), “A medida que o ritmo de mudança acelera , as empresas não podem mas confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade.” Antes o marketing das empresas era boca a boca, carros volantes ou panfletos, hoje em dia a tecnologia se atualiza em uma velocidade muito grande, não tem espaço no mercado para quem não acompanha , a internet é um campo muito grande ou seja tem espaço para todos. O marketing digital é basicamente um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de marca na internet, o que lhe diferencia do marketing tradicional é que contém o uso de canais online diferentes e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

As dificuldades do marketing tradicional

A modernização das organizações não é um processo rápido pois não adianta nada em só ter um site “bonitinho ” , sem ter consciência de que precisa alcançar seus clientes, olhar o perfil deles para ver o que eles esperam de você, Não se encontra consumidores só na rua ou na fila do banco, até mesmo por que nos tempos de hoje a internet ( mídias sociais , sites ,e-mails etc.) pertence ao nosso cotidiano, não se ver mais um grupo de pessoas sem celular na mão só conversando olhando no olho da pessoa, por isso mesmo é até mais fácil vermos os clientes na rede. Com a evolução da tecnologia e da informação e da comunicação, especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing eletrônico, e – marketing ou marketing digital, conceito que expressa o 4 conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida. (LIMEIRA, 2000, p9) Philip Kotler (2013) falava que: “O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos.” E ele esta certo pois no mundo atual ate quando estamos com fome basta pegar o celular e procura um aplicativo para saciar nossa fome, as organizações que entende que o tempo esta mudando e quer evoluir junto tem muita chance de prospera , As ferramentas do marketing digital estão ai justamente para ajudar a atingir os indivíduos. [...]