Autores:
Leoni Pfister
Rita de Cassia S.Mello

 

RESUMO

Encontrar o perfil do líder ideal pode ser decisivo para os resultados de uma equipe. Quando pensado em uma boa liderança no ambiente de uma agência bancária, algumas características são predominantes, como: bom relacionamento entre gestores e colaboradores, clareza e objetividade nas informações passadas e busca constante por melhoria. No entanto, apenas um estudo aprofundado pode mostrar o que cada colaborador do setor comercial de uma agência pensa sobre seu gestor. E esse é o objetivo dessa pesquisa. Com a referência utilizada, é considerado que o perfil de liderança adequado pode aumentar a produtividade das empresas. E mais do que isso, mantém os funcionários motivados. O resultado do estudo mostra o perfil do líder atual e o ideal, de acordo com a opinião e percepção dos colaboradores. É importante ser mencionado que o modelo de pesquisa aplicado pode ser apreciado por outras empresas de outros segmentos, adaptando novos fatores e variáveis.

Palavras-chave: Liderança; Motivação; Produtividade.

 

1. INTRODUÇÃO

Em um cenário administrativo cada vez mais competitivo, a função da liderança nas empresas e organizações se tornou tema de estudo e pesquisa. Diversos autores e personagens importantes na história da administração debruçam-se sobre o assunto a fim de descrever em perfis, características e especificidades de cada líder.

Cavalcanti et al. (2009) fala sobre o assunto:

“O tema liderança tem ocupado um lugar de destaque nas discussões em congressos, palestras, nas empresas, dentro das salas de aula e em qualquer oportunidade em que pessoas se encontrem para discutir os destinos dos negócios, em um mercado tão competitivo e em constante mutação”.

Os líderes são responsáveis pelo eficaz gerenciamento de seus colaboradores buscando o alcance das metas estabelecidas, gerando assim melhores resultados para a empresa. Robbins (2005) define liderança como “a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas”. Novo, Chernicharo e Barradas (2008) complementam que “a liderança pode ser definida como um fenômeno tipicamente social, é o esforço que se efetua para influir no comportamento dos outros com o intuito de que se atinjam os objetivos organizacionais, individuais e pessoais”.

O perfil adequado de liderança possui papel fundamental na gestão e alcance de objetivos estabelecidos pela alta administração da empresa. Maximiano (2012) acrescenta que “liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores”.

O principal objetivo do estudo é identificar o tipo de liderança presente nas agências(3) de banco privado na cidade de Teresópolis, Rio de Janeiro.  Com o resultado obtido será possível traçar o perfil de líder encontrado e comparar com o desejado, a fim de ajustar o perfil do gestor e assim obter maior motivação de seus colaboradores.

A liderança, principal tema abordado no estudo, é um importante atributo do administrador. Sua importância é destacada por Maximiano (2012), que diz:

“A capacidade de liderar é importante para todos os que dirigem equipes. Cada figura de liderança tem objetivos, cuja realização depende de sua equipe. Desempenhando papel tão importante nas organizações de todos os tipos, a liderança recebe grande atenção dentro do enfoque comportamental na administração”.

Além das características citadas, o líder precisa manter sua equipe motivada. É necessário despertar nos colaboradores a consciência de sua importância na empresa.  “A motivação é um dos inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho no trabalho” (CHIAVENATO, 2015). 

O presente estudo foi realizado nas agências A, B e C  por meio de pesquisa de campo, coletando dados e percepções dos funcionários da área comercial em torno do tema estudado. É importante ressaltar que por meio das pesquisas podemos melhorar a compreensão e a explicação do comportamento humano (ROBBINS, 2005). [...]