A IMPORTANCIA DO LATIM


MARLÉIA VALADARES ABDON RODRIGUES,
SÔNIA MARIA VASCONCELOS MORAES

RESUMO

Esse artigo pretende divulgar a existência da língua latina e sua importancia para o curso de letras. Já que do latim se originou as linguas neolatinas como português e outras. O latim serve para compreender melhor o nosso idioma e as irregularidades da gramatica portuguesa. Isso significa que o latim está no nosso dia-a-dia, na escrita, em produtos e em várias expressões da área juridica, instituições educacionais e religiosas. O latim continua vivo, apesar de o considerem uma língua morta, mesmo após ter sido abolida das escolas, pela reforma do ensino brasileiro no ano de mil novecentos e sessenta e quatro.

Palavras-chave: Latim.Português.Divulgar.Expressões.Viva


SUMMARY

This article intends to disclose the existence of the Latin language and its importance gor the course in in letters. Because the Latin originated the Romance languages as Portuguese grammar. This means that Latin is in our day to day, writing, products, and various expressions of legal, educational and religious institutions. The Latin is alive even though they condider it a dead language, even after the schools have been abolished by the reform of education in brazil in the year nineteen hundred and sixty-four.
Key words: Latin.Portuguese.Disseminate.Expressions.Viva.


INTRODUÇÃO

Com intuito de desenvolver no acadêmico de letras uma postura reflexiva sobre o latim uma vez que a língua portuguesa como toda língua neolatina originou-se a partir da evolução do latim. Faz-se necessário um breve estudo que pretende enfatizar a imporatancia da língua latina para o cotidiano e sua relevância para os dias atuais. Apesar de o latm ser uma língua muito precisa por causa de seus casos de declinações a quem afirme que é uma língua morta, porém o latim se mantém vivo em muitas situações.
Com este estudo pretende-se colaborar e estimular o interesse pelo latim no contexto educacional e social. De maneira clara e objetiva já que o latim tem o poder de desenvolver o intelecto tornando suas conclusões mais claras e firmes. De fato eliminando a idéia de inutilidade que se faz do latim.

1 A IMPORTANCIA DO LATIM NA FORMAÇÃO DO PORTUGUÊS

O Latim tem infliência direta no português que por sua vez se originou do latim vulgar (sermo plebius). Do latim vulgar para o português conteporâneo; o idioma percorreu um longo caminho e se deu com o processo de fragmentação linguística do império romano que contribuiu para a formação de diversas línguas românicas bem como o português, o francês, italiano, e romeno.
Porém, a formação da língua portuguesa está intimamente ligada com a implantação do latim na penísula ibérica (no século II, a.c). Já no século V temos o inicio do romanço até o século IX, quando aparecem mútiplas línguas desses falares intermédios temos o romanço lusitano.
No reinado dos reis católicos da Espanha, Fernando e Isabel, encerra-se o período de dominção dos árabes que durou sete séculos e teve o importante papel de desencadear a formação de portugual como estado monáquico.
D. Henrique, conde de borgonha, recebeu do rei de leão e castela o condado portugalense , território desmembrado da galiza, e seu filho D. Afonso Henriques, inicia a nacionalidade portuguesa tornando-se o primeiro rei de Portugal, reconhecido por Afonso VII. Rei de leão e pelo papa Alexandre III. Após separação da Galiza. Portugal estende seus limites através de lutas contra os árabes.
Por fim, a língua falada era o romanço galego-português, de relativa unidade e muita variedade, e da origem ao galego e a nossa língua portuguesa.
A importância do latim a nossa língua é impresindível, pois está na raiz de português e em nosso cotidiano. Se fazendo presente em muitas áreas acadêmicas e sociais.


Entretanto Napoleão Mendes afirma que a importância do estudo do latim não está no benefício que traz ao aprendizado do português.(apud, LOIRE, 1959); visto que o latim não está restrito ao proveito que traz ao português mais sim, à vários seguimentos da vida. Abrido portas ao raciocínio lógico, intelectual e espiritual.




1.1 A IMORTANCIA DA LÍNGUA NEOLATINA PARA NOSSA VIDA

O latim manteve-se por muito tempo como a língua juridica e gorvenamental do império Romano. Tornado-se a língua da igreja católica e de acadêmicos e filósofos europeus medievais até o grego predominar. Pois, a grande parte da literatura e filosofia era estudada pela classe culta romana e era estudada por autores gregos. Hoje, porém, considera-se o latim uma língua morta empregado somente pela igreja católica, e no vaticano e com poucos falantes; no entanto faz-se uma idéia erronea da importância da língua latina principalmente para nós brasileiros falantes do português, que tem sua origem do latim vulgar (sermo plebeius).

Segudo Esmael Coutinho, as língua classifica-se em vivas, mortas e extintas. Vivas as que estão servindo de instrumento diário de comunivção entre indivíduos de uma nação, como o português, o frances, etc... mortas as que já não são faladas mais deixaram documentis escritos como o latim e o grego literarios. Extintas as que desapareceram, sem deixar memória documental, como o indo-europeu (Coutinho, 2005.P.2008.)


Desse modo o latim está classificado em língua morta mas não extinta que é normalmente o que se pensa do latim e para certas pessoas não tem valor algum, muitos até se perguntam,para que estudar o latim?Para resar missa?
Além de ser uma língua oficíal dos documentos eclesiásticos a língua latina continua a ser adotada na notação científica dos seres vivos,e tem o uso esporádico no ambiente forense.
Os documentos e influência que o latim tem pra língua portuguesa é inestimável.

... Ao analisarmos bem a questão verificamos que o latim pode ser encarado, também a modo de língua viva já que continua existindo nas línguas neolatinas. Estas não são nada mais do que a evolução daquela ou seja, são o latim modificado em sua estrutura, mais ainda assim, não deixando de apresentar caracteristicas essencialmente dele são um prolongamento no tempo do chamado latim vulgar (apud, AMANDINHA, 2008,p.2).


Embora seu papel tenha reduzido desde o inicio do século XX ainda hoje é ultilizado no meio acadêmico, para ciência, matemática, direito, publicidade e propaganda, instituições religiosas e em diversos textos encontramos expressões latinas.
Muito além do que se possa imaginar, o latim se manifesta em várias cituações em momentos do nosso dia-a-dia sem que possamos perceber. O latim não parece ser uma língua usada com frequência, no entanto seu uso é constante.
Algumas expressões em latim tais como: curriculum vitae, priori, idem e ave são constantes no trabalho na escola e na igreja, entre outras.

Analizando sua estrutura pose ser que o latim apresente estrutura línguisticas fixas ao contrário das líguas vividas, apresenta-se constantemente mutável. Particularmente, acredito que esse fator seja vantajoso, pois faz mais lógica a aprendizagem considerando todos os aspectos até então é impossivel se arfirmar que ela está presente diariamente em nossa vida (apud, AMANDINHA, 2008)

O latim tem tanta credibilidade que faculadaes e biologos fazem uso constante a exemplo deste uso temos o lema da universiadew vale do acaraú; agere sequintur; (agir, seguir esse). Os biólogos e paleotólogos nomeiam gêneros e espécieis em latim; glonosia simplex, (nome cientifico de uma planta da familia das liliáceas).
Se observarmos melhor o latim convive lado a lado com nosco em todas as nossas relções comunicativas. É claro e evidente a importancia do latim se impondo como uma língua de mutio prestigio e valor para o mundo conteporâneo.Sendo que o latim está mais vivo, se fazendp presente afirmando sua permanencia dentre outras línguas faladas no mundo, como uma língua ativa de maneira sileciosa, sutil e magestosa.

1.2 A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR LATIM
Para entendermos porque devemos estudar latim temos primeiro que analizar porque as pessoas tem repúdio pela língua.
A princípio a falta de conhecimento de princípios essenciais do latim torna a primeira aula um verdadeiro martírio. Uma vez que até mesmo o essencial de gramatica o aluno é incapaz de saber pois, o nível do ensino médio não respalda o aluno a conhecer o portugues.
Como obrigar o aluno a decorar a conjução total de um verbo se ele não sabe o que participio presente, o que gerúndio, o que supino? Como dar-lhe a voz passiva se ele não sabe o que é complemento a gente? De que lhe adianta saber muito bem de cor o qui, quae, quod, se não sabe analisar um relativo em frases portuguesas? (Mendes, Napoleão, 1959).


Vemos que se torna dificil para o aluno entender o latim, já que este não entende o português; como se não faltasse mais nada, a parte gramatical é dada ao aluno imcapaz de entendê-la; e as horas de aulas não são suficientes. O desânimo, o tédio, não permite que o aluno possa assimilar o latim, mesmo que o professor se esforce à deficiencia de conhecimento de português; o tempo estípulado acaba tornando o latim sem sentido e antipático e ainda não há quem estimule o gosto pelo latim. Porém, o latim se estudado com prazer torna-se um estimulante do intelecto e da sabedoria. Pois sabemos que o português está repleto de palavara advindas do latim no curso de letras e é de suma importância que se estude latim, uma vez que a língua latina é que nos da respaldo para entedermos a raiz do português ou seja sua estrutura. Ex: thorox (lat.)  tórax  (port.). O latim nos ajuda à entender textos e termos desconhecidos. E além do quê o latim nos faz desenvolver o intelecto, o raciocínio,e nos faz pensar. Não é apenas para aprender falar o idioma que devemos estuda-lo.

Napoleão Mendes afirma que é para aguçar seu intelecto, para torna-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concebtração de espírito, obrigar-se à atenção, para acostumar-se a calma e a ponderação, qualidades imprescindíveis ao homem de ciência...(apud, LOIRE.1959).

Para desenvolver o espírito de análise o latim é bem mais que decorar declinações e traduzir textos de autores latinos, nos remete o hábito da análise, o espirito de observação de raciocinio de forma a densevolver a inteligência.
Asas de pássaro, o latim e o português , devem voar juntos. É o que diz Napoleão Mendes em noções fundamentais da língua latina.
Podemos observar a importância do latim de maneira perceptivel em nossa vida. Não só na origem do português mais no dia-a-dia. A língua portuguesa mudou sua estrutura e tem suas própria regras, no entanto, se quisermos entendê-la melhor é necessário estuadar latim, pois, é de fundamental importância o processo de transformaçaõ entre o latim e o português.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora o latim seja considerado uma língua morta, com poucos falantes fluentes e não sendo reconhecido como uma língua materna é ainda empregado pela igreja católica, exerce uma influência enorme sobre diveras línguas vivas. Serve de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito.
Esperamos que os acadêmicos de letras possam observar na vida ,a língua latina que é viva, e sua importância para o conhecimento aprofundado de sua própria língua, a defesa da aquisição de cultura da nossa história, como contribuição epistemológica,paltada na ciência.

REFERÊNCIAS

COUTINHO,Ismael.Pontos de gramática hitórica,ed. Ao livro ténico, português- história; Rio de janeiro, 2005.p.27.
VIÁRIO, Mário. Amandinha. Latim é uma língua morta, revista ciências humans e socias, São Paulo,jan,2008.
MENDES,Napoleão. Loire Rodrigues de Lima. A verdadeira importancia do latim. Livro noções fundamentais da língua latina, lista de debates do MNDPL, São Paulo, 1959,9º, Ed.