Antônio Carlos Cavalcante dos Santos

Sâmia Lima dos Santos

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade conhecer a importância do jardim de infância para o desenvolvimento social da criança. Visto que a partir do momento que a criança passa a frequentar o ambiente escolar ela passa a conviver com uma realidade diferente da qual ele está habituado, conviver em sua casa. Nesse sentido, pode-se constatar que o universo social da criança se amplia e consequentemente percebe-se aprioristicamente que esse contato com a realidade educacional deva ajudá-la a humanizar-se, através das relações com as pessoas do ambiente escolar.Com base nisso é, que buscar-se-áreconhecer a importância dessa etapa educacional (escolar) para o desenvolvimento da dimensão social do ser humano.

Palavras chaves: desenvolvimento, ser humano, educacional, escolar, humanizar-se. 

INTRODUÇÃO

Sabe-se que as relações sociais, são eminentemente fundamentais para todo ser humano.Através das relações o homem passa conhecer realidades diferentes da sua e saber comunicar-se com elas, haurindo das diferentes relações que ele vai construindo uma fonte de conhecimento que o ajude a crescer e conviver no meio social. Sendo assim o presente artigo está sistematizado em três tópicos. Como afirma Aristóteles no livro Ética a Nicômaco “o homem é um ser político” então podemos compreender que nenhum ser humano pode viver isolado da sociedade, desde o momento que ele nasce o mesmo é obrigado a manter relações. 

Ao se relacionar com outros seres, com pessoas é que o homem vai adquirindo um conhecimento diversificado das culturas, valores, normas etc. Dessas intermediações é que ele assume para si os princípios, valores éticos e morais. Entretanto, além dessas relações que eles mantem, surge a escola que é uma das intermediarias para o processo de desenvolvimento da criança.

Nesse sentido, a instituição formal possibilita ao sujeito que ele possa adquiri bases teóricas-práticas para que dá sentido as relações que vai estabelecendo em seu convívio social. Nessa perspectiva pensa-se que o papel da educacional seja de fundamental importância para o processo de crescimento do sujeito, pois, a partir do momento que essa instituição assume a sua função de intermediaria na formação humana ela enriquece ainda mais a formação dos indivíduos para que o mesmo possa assumir seu papel no meio social.

Nisto acreditar-se que a educação tem um papel fundante para o desenvolvimento político social do homem, de modo particular o indivíduo, criança. Desse modo, este trabalho ele tem como finalidade conhecer o papel da educação para o desenvolvimento social do homem de maneira especifica a criança. A sua sistematização é apresentada a partir de quatro tópicos. 

 No primeiro deles, buscar-se-á conhecer a importância do jardim de infância para humanização da criança.

No segundo quer-se descobrir a eficácia do jardim de infância para o desenvolvimento da linguagem da criança a partir desse nível educacional.

Finalmente o terceiro tópico busca analisar as consequências do jardim de infância para o desenvolvimento das habilidades da criança, como para escrever e interagir com o mundo.

Destarte, apresenta-se as considerações finais. Nas considerações finais está exposta a apreciação crítica do autor em relação aos resultados dessa pesquisa. Salientando os pontos positivos desse estudo e os pontos que podem ser melhorados.