RESUMO

O presente artigo tem por objetivo esclarecer a importância do ensino de LIBRAS para os estudantes do ensino infantil por esclarecer a necessidade de mostrar os benefícios de aprender uma língua que já faz parte da maioria dos países no mundo , mas com isso exemplificando mais precisamente por que é necessário ter o conhecimento do ensino atualmente principalmente para as crianças de 5 a 6 anos de idade  por  destacar assim os sinais por meio de interpretação gestuais que vem a acrescentar quanto as palavras e os conceitos abordados ,justamente pelo professor de libras proporcionando assim uma metodologia mais concentrada na realidade dos alunos, deste modo por meio de alguns estudiosos como: GESSER (2009), GESSER (2012),OLIVEIRA (2011) e alguns sites do MEC que vem abordando exatamente sobre um ensino que é pouco explorado entre muitos, mas que é bastante necessário para os aprendizes da educação infantil por despertar o interesse num idioma que já faz parte dos brasileiros em questão .

PALAVRAS CHAVES: ensino, LIBRAS, educação infantil, crianças,idioma.

INTRODUÇÃO

O seguinte estudo de pesquisa procura destacar a importância do ensino de libras no ensino infantil da rede pública , visto temos observado que atualmente este ensino vem avançando aos poucos , mas diante desta temática podemos dizer que o ensino de libras para crianças do ensino infantil se torna bastante importante por que no futuro estarão preparados para o fato de ter uma comunicação aberta com os seus colegas surdos na escola com o objetivo de interagir quanto aos outros estudantes.

As praticas educacionais no Brasil principalmente com aprovação da lei federal10.436 de 24 abril 2002 que seu artigo 1 estabelece com meio legal de comunicação expressão língua brasileira de sinais Libras favorecendo a todos surdos suas aprendizagens. Mas para um aluno ouvinte a rotina escolar apresenta maiores dificuldades imagine um aluno surdo na educação infantil onde seu professor de libras tem que ensinar através do lúdico utilizando de recursos visuais vídeos, imagens, e legenda, desenhos ilustrativos, gravuras etc. obterem seu reconhecimento linguístico. Uma das formas de disseminar seu idioma e garantir o ensino de Libras aos alunos surdos o professor de libras torna-se responsável por permitir interagir em sua aula por inserir os devidos sinais de libras para transcender um início de uma conversa com um aluno surdo.

Porém por meio de uma abordagem histórica Acordo com a Lei n 10.436 de 24 de abril de 2002:

Entende-se como língua Brasileira de Sinais Libras a pessoas surdas do Brasil.forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades.

Diante dos fatos mencionados acima dizemos que o ensino de libras abrange uma estrutura gramatical própria por que vem sendo inserido por ideias e fatos que estão relacionado na realidade dos estudantes em questão,deste modo quando a criança passa a ter conhecimento em sua idade inicial passam a absorver uma boa parte na sua infância que ajudará como ser humano , por que será como novas descobertas , deste modo será ensinado outra cultura por apresentar um mundo que ainda não são conhecido pelas crianças de 6 anos, mas pensando nisso ao ter o conhecimento dos sinais libras passará a proporcionar ao estudante ouvinte um bom progresso na sua aprendizagem..

De acordo com (GESSER, 2009,48), é importante aprender a língua de sinais, fazer parte desta cultura essa comunidade é esse mundo surdo, mas através da língua brasileira de sinais para compreender todas as questões que tem ao seu redor. Constroem se mundo com ajuda de vários dispositivo desom, ruídos entre outros.

De acordo com o comentário do autor acima podemos dizer que ao aprendermos a língua de sinais entraremos numa outra cultura de um conjunto de pessoas que são até mesmo pouca envolvida quanto ao país que nós vivemos , desta forma a língua brasileira de sinais nós podemos considerar como um uma língua idiomática que serve como comunicação para as comunidades surdas.

A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e se comunicar com outros homens. Ela marca o ingresso do homem na cultura, construindo-o como sujeito capaz de produzir transformações nunca antes imaginadas. (BRASIL, 2006, p.33).

O artigo destaca a LIBRAS como sendo uma maneira de aprender uma linguagem que desenvolve as expressões corporais tais como nunca tenha feito deste modo a criança terá a oportunidade de conhecer de fato umidioma que na verdade venha ser bastante interessante, no qual proporciona assim uma capacidade de transformação nunca antes feita por cada um de seus estudantes, por essa razão dizemos que a criança por serem alunos que absorvem tudo o que venha ser ensinado em sala de aula poderá ajudar a cada uma delas a ter um conhecimento válido por meio de uma língua que trará uma compreensão mais exata quanto a uma comunicação que hoje é menos explorada pelo meio acadêmico , observamos que muitos sabem da existência do ensino de libras no país, mas, na verdade, deveria ser utilizada mais nas escolas públicas de nosso país, por que ao serem usadas no ensino infantil ajudará no seu currículo educacional e na sua formação como cidadão .

Porém alguns alunos que são surdos que na verdade quando chegam no ensino infantil sente uma grande dificuldade por que muitos ainda não são alfabetizados,  por essa questão há exatamente o problema em que o docente na sala de aula terá um desafio quanto ao ajudar no progresso educacional destes alunos que são surdo e como a dar aulas também para os alunos ouvintes que na verdade ajudará na formação social entre ambos os estudantes em questão, Pensando nessa problemática relataremos a importância do ensino de libras no ensino infantil , por que ajudará na comunicação dos alunos surdos e os ouvintes por que terá um progresso na sua aprendizagem educacional.