FACULDADE NOSSA CIDADE
Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos
Consultoria de RH
Prof° Orientador: Lawton Benatti
Adriana Tavares de Oliveira Silva


A IMPORTÂNCIA DO DESLIGAMENTO

O desligamento dos colaboradores sempre é tratado como uma atividade negativa, quando na verdade nada mais é do que um dos processos da admissão.
Desligamento é a ação ou efeito de desligar, falta de ligação/nexo. Ou seja, não tem mais nexo ligação com os objetivos da organização.

Segundo LACOMBE (2011, p.119), diz: Tão importante quanto admitir as pessoas certas nos momentos certos é demitir as pessoas no momento em que se torna necessário. Deixar uma pessoa “ir ficando” porque é “boazinha” e não cria problemas, embora não produza, não costuma ser uma boa prática, quanto mais deixar permanecer um elemento negativo que cria problemas para a empresa.


Esse é um assunto delicado de se tratar na organização, porém faz parte de suas tarefas básicas, o desligamento pode ser positivo ou negativo, o fato é que uma vez em que um colaborador não se enquadra mais com os objetivos da organização não faz sentido que o mesmo permaneça no quadro de funcionários. Um dos erros é conviver muito tempo com pessoas que não possuem o perfil adequado para a sua função.
Também sair demitindo todos os funcionários só porque eles não estão produzindo bem não será a solução para todos os problemas, até mesmo porque não é legal para a organização ter um turnover constante, por isso o gestor deve estar sempre atento as mudanças e as novidades que acontecem em sua equipe, a fim de ajudar a equipe seja em treinamento ou até mesmo em pequenas atitudes que possam gerar a satisfação dos colaboradores.
O ato de desligar um colaborador é para melhor administrar a empresa, o desligamento as vezes pode partir pelo fato de os colaboradores não se enquadarem mais nas suas funções, por problemas financeiros ou até menos por insatísfação do colaborador.
O que não pode é confundir relacionamento pessoal com profissional vou desligar pois não gosto do colaborador, deve-se levar em conta suas habilidades, maturidade, atitudes e taletos, pensando sempre no melhor para a empresa e para o convivio em equipe.
A melhor maneira para conhecer os colaboradores é dar a oportunidade de eles falarem o que está bom ou ruim o que deve ou não continuar acontecendo. E sempre saber que se for necessário o desligamento é uma solução cabível e natural no procedimento da organização. O desligamento deve ser claro para as duas partes, porém deve ser caudeloso e se necessário algumas coisas não precisam ser ditas para não haver constrangimentos entre as partes. Portanto a importância do desligamento é manter as harmonia dos colaboradores levando em conta os objetivos da organização e seu convivio em equipe.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


LACOMBE,Francisco José Masset
Recursos Humanos: Princípios e Tendências. / Francisco José Masset Lacombe, Gilberto Luiz José Heilbom. - 2ª edição - São Paulo: Saraiva, 2011.