Foi com o início da revolução industrial que as máquinas começaram a substituir os trabalhadores, e com isto, o silêncio deu lugar ao barulho. Segundo especialistas da área, vivemos hoje na 3ª fase da era robótica, quando a tecnologia se aplica diretamente à vida, facilitando o nosso dia a dia.

 Nas grandes cidades, a poluição sonora já causa grandes danos à população, já que o barulho, o som se propagando, muitas vezes está acima do limite permitido, colocando a saúde das pessoas em risco. A faixa audível aos seres humanos, compreende a freqüência de 20Hz a 20.000 Hz, já os cães alcançam os 30.000 Hz e os morcegos incrivelmente até 100.000 Hz, sendo assim, observa-se como a audição humana é sensível às alterações de som.

 Os homens são capazes de detectar de onde vêm as ondas sonoras e distingui-las, mas com o aumento repentino de barulho em todos os lugares, não é possível fazer afirmações precisas sobre um determinado som. Foi justamente pensando nisso, que o mercado de aparelhos de medidas e precisão passaram a oferecer aparelhos, cuja a função é medir a intensidade do som, como o Decibelímetro e o Dosímetro de ruído.

 Com o uso de ambos os aparelhos é possível garantir que um local de trabalho, como as construções estejam de acordo com o limite permitido de barulho, e não prejudique a saúde de seus trabalhadores e a vizinhança. O Decibelímetro mede o nível de intensidade da pressão sonora, no exato momento em que ela ocorre. Por ser momentâneo, ele serve para constatar a ocorrência do som. Já o Dosímetro de ruído, como o próprio nome sugere, sua principal função é medir uma dose de ruído ao qual uma pessoa qualquer tenha sido exposta por um determinado período de temo.

 No mercado já existem aparelhos que fazem ambas as funções, emitindo os resultados na escala de decibéis. Para comparação, o nível de intensidade sonora de uma respiração ofegante é de 30dB, enquanto uma rua barulhenta possui 90dB e uma grande explosão, 200dB. Independente das funções destes aparelhos, que variam como maior precisão, displays, peso, entre outros, o importante mesmo é privilegiar a saúde, pois o som chega aos ouvidos de todas as pessoas que estejam próximas ao local. Um nível de intensidade sonora acima de 120dB (um jato aterrissando a 30 mde distância tem 140dB, por exemplo) pode ser perigoso para o aparelho auditivo do ser humano. Diante dos fatos expostos, comprar para sua empresa um decibelímetro e um dosímetro de ruído será muito útil para a preservação da sua saúde e de seus funcionários.