RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo abordar a temática da aplicação do controle interno como ferramenta de tomada de decisão na empresa calçadista Paquetá Calçados, visando demonstrar como é realizada a sua aplicação na busca de um melhor resultado organizacional. Nesta pesquisa serão abordados históricos, definições, objetivos e princípios acerca do tema controle interno. Para a realização deste artigo foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de avaliar o reconhecimento dos gestores da administração em concernência ao conceito e importância do controle interno. Avaliou-se também a estrutura, as normas e os procedimentos aplicados no ambiente operacional da empresa para o conhecimento do impacto do controle interno nas atividades da empresa do ramo calçadista. Proporcionaremos também uma correlação entre o controle interno e a contabilidade aplicada dentro da empresa objeto de estudo.

Palavras-Chave: Controle interno – Ferramenta – Empresa - Tomada de decisão.

INTRODUÇÃO

O controle interno é uma ferramenta que possui bastante relevância na composição da estrutura organizacional de uma empresa. Com o intuito de melhores resultados entre a relação custo beneficio e para a otimização da eficiência e eficácia da organização. O controle interno é um conjunto de técnicas, procedimentos, normas e hábitos que são aderidos pela empresa com o objetivo de proteger o patrimônio da entidade através da geração de informações que auxiliaram o setor administrativo, financeiro e gerencial na tomada de decisões, além de proporcionar um maior auxílio ao setor de planejamento da empresa.

(...) controle interno deve ser entendido como qualquer ação tomada pela administração (assim compreendida tanto a Alta Administração como os níveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. A Alta Administração e a gerencia planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar uma razoável certeza de realização. (Instituto de Auditoria Interna do Brasil, Audibra (1992, p.48),

Pode compreender-se que controles internos resultam em ações administrativas com o objetivo de alcançar a finalidade e escopo almejados pela empresa. Tendo como proposta geral a aplicação do controle interno como meio para a análise gerencial proporcionando informações fidedignas, assegurando a legitimidade das obrigações, na proteção dos bens contra erros, perdas ou desperdícios, dessa forma favorecendo a eficiência operacional e instigando a aceitação às políticas internas.