A importância do circo na educação infantil

 

Karina de Azevedo Santiago

Resumo

Todos os dias deveriam ser considerados Dia das Crianças, entretanto, o dia 12 de outubro é um dia exclusivo dela, como ser humano, sujeito social e histórico, que faz parte de uma sociedade, com direito de viver plenamente em harmonia com cada fase infantil.

Palavras-chave: Brincar. Música. Emoções.

 

Introdução

Este artigo apresenta algumas concepções que justificam a importância do circo na rotina da criança, no que lhe concerne tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada.

É possível que temas relacionados ao circo não sejam tratados somente em data específica, de forma pontual e rasa, a exemplo do Dia do circo, celebrado no dia vinte e sete de março de cada ano, mais que um momento para relembrar que essa data, desperta em nós alegria, surpresa encantamento, ou seja, são alguns dos sentimentos que despertam em nós.

 

 

  1. O papel da brincadeira no desenvolvimento da criança

 

Por tratar-se de um tema que vem gradualmente se perdendo na sociedade, cabe a nós profissionais da educação fazer o resgate e mostra para o público infantil a sua importância.

Podemos transformar o espaço das creches num circo, brincadeiras, brinquedos, jogos, musicas, artes visuais e muitas histórias que podem ser relatadas por vários palhaços.

Considera-se a ideia de trabalhar com elementos que existem no circo, pelo fato que a ação circense também tem caráter lúdico, essência da infância e suas habilidades vão de encontro com o trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento, da aprendizagem.

Propiciar brincadeiras faz de conta, usando roupagens de alguns animais domésticos e selvagens proporcionam um grande desenvolvimento cognitivo e social nas crianças, pois, quando elas brincam de representar, dominar diversas situações ao ser um animalzinho ou um objeto pretendendo ser outro.

Vale ressaltar que é importante criar o momento da brincadeira incentivando as crianças adquirirem o equilíbrio com os pés, mãos, pernas, cabeça, o fato de ocorrer o processo de imitar e acompanhar equilibrista, resultara uma enorme contribuição para o desenvolvimento da habilidade de aprender, pensar.

As atividades circenses são bastante motivadoras, desenvolve motricidade, equilíbrio corporal. Estimula a criança a liberar suas emoções, suprir obstáculos tanto cognitivos como emocionais.

Se através da imitação, a criança consegue construir um processo de aprendizagem, é importante propormos situações onde a criança brinque com a imitação, a observação e a reprodução de modelo.

No circo tudo é alegria, imaginação, tudo se transforma em espetáculo: Incentivar a criança a cantar, dançar, movimentar o corpo seguindo ritmo musical, é um dos eixos muito importante a desenvolvimento desta faixa etária, íntegra aos aspectos sociais, afetivos, estéticos e cognitivos. A música mantém uma forte ligação com o brincar.

Oferecer as crianças diferentes ritmos musicais e danças que envolvam gestos, vários movimentos corporais, são ações lúdicas ao estabelecerem contato consigo próprio e com o outro, de se sentir único e, em simultâneo, parte de um grupo (RCNEI2008).

Dando continuidade ao dia a dia das crianças, vale ressaltar que o momento de relaxamento entre as aulas é de fundamental importância. 

Nada melhor do que cantar lindas histórias com enredos simples, atraentes, contendo situações que se aproximem ao máximo da vida, de sua vivência afetiva e doméstica do meio social, de brinquedos e animais que a rodeiam e que sejam humanizados.

Usar imagens, sem texto, ou com textos breves que podem ser lidos ou dramatizados pelas crianças. Imagem quem surgem situações significativas para elas ou que sejam atraentes, gravuras com senso de humor, clima de mistério ou expectativa.

 

 

 

Considerações Finais

As sugestões aqui apresentadas brevemente demonstram que o lúdico ocupa espaço privilegiado na vida das crianças. Ao sugerir espaço do circo, é proporcionar que a imaginação das crianças ultrapasse o seu contexto cotidiano. E conduzi-las num espaço imaginário e espetacular, que acontece como sonho, vivido no seu dia especial, ou seja, dia das crianças.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. v.1 e 2. Brasília, DF: MEC/SEB, 2008.