Autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Coautoras:  Eliene Xavier de Lima. Rosana Antônia Moreira.

E-mails: [email protected][email protected]

 

RESUMO

O presente artigo visa relatar um projeto que foi desenvolvido no II semestre do ano letivo de 2018, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “José Evaristo Costa” do município de Araputanga – MT, com a seguinte questão norteadora - exploratória: Por que as crianças não tem rosto? As ações traçadas no decorrer do projeto possibilitaram desenvolver habilidades e competências estabelecidas conforme a integração curricular. Nossa intenção pedagógica foi de explorar jogos, brinquedos e brincadeiras retratadas nas obras do artista plástico Ivan Cruz. Com essa intenção, os alunos realizaram pesquisas via internet com o intuito de conhecerem a biografia do artista plástico Ivan Cruz e o contexto histórico de suas obras. Em sala de aula, cada aluno realizou a pintura de uma das obras de Ivan Cruz e no pátio da escola foram realizadas as brincadeiras retratadas em suas obras. Em suas residências, os alunos conversaram com seus pais, tios e avós sobre as brincadeiras de sua infância. E, ao chegarem à escola, as informações obtidas eram socializadas através de uma roda de conversa e em seguida eram colocadas em prática no pátio da escola. A experiência também se deu a partir da leitura de textos informativos e instrucionais, memórias, biografia do autor e integração da literatura, em perspectiva interdisciplinar. Da experiência, relatamos que as obras do artista plástico Ivan Cruz, nos permitiu conhecer inúmeras brincadeiras de épocas, que atualmente estão sendo substituídas pelas novas tecnologias. Uma das características marcantes nas obras retratadas por Ivan Cruz é a ausência de um rosto definido, e foi esta característica marcante que despertou ainda mais a curiosidade das crianças em realizar o projeto, desenvolvendo princípios como cooperação, respeito, competição e liderança, de modo a promover a complementaridade de saberes, favorecendo a interação, autonomia e uma aprendizagem contextualizada. Após várias pesquisas e leituras constatamos que a ausência de um rosto não definido nas obras de Ivan Cruz pode ser considerada uma viagem de volta a infância, ou seja, pode ser qualquer pessoa que já brincou a brincadeira retrata em suas obras,  independente de cor, raça  ou credo. E, que ao utilizar brincadeiras como uma ferramenta metodológica, os alunos se sentem mais motivados, tornando a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. E também que através da Arte é possível realizar grandes descobertas, fazendo uma releitura do mundo e de si mesma.

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeiras de épocas. Aprendizagem contextualizada. Arte.

 

INTRODUÇÃO

O trabalho com projetos didáticos, se bem elaborado, sugere que o profes­sor re­flita a sua prá­ti­ca pe­da­gó­gi­ca, exigindo que o mesmo passe a ser um professor pesquisador inovando sempre o ensinar e o aprender, pois é preciso de­tec­tar os pro­ble­mas ou es­tru­tu­ras de co­nhe­ci­men­tos que es­te­jam implícitos em cada pro­je­to, buscando trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada desenvolvendo uma didática envolvente e motivadora em tor­no de pro­ble­mas ou hi­pó­tes­es que fa­ci­li­tem aos alu­nos a cons­tru­ção de seu pró­prio co­nhe­ci­men­to, despertando no mesmo o interesse pelo próprio processo de ensino aprendizagem. Bueno (2008, p. 116) ressalta que os alunos que têm oportunidades de discutir e refletir sobre suas experiências de aprendizagem e analisá-las têm mais chances de reter e usar suas habilidades e seus conhecimentos. Dessa forma, a nossa intenção pedagógica foi de explorar jogos, brinquedos e brincadeiras retratadas nas obras do artista plástico Ivan Cruz. Com essa intenção, os alunos realizaram pesquisas via internet com o intuito de conhecerem a biografia do artista plástico Ivan Cruz e o contexto histórico de suas obras. Em sala de aula, cada aluno realizou a pintura de uma das obras de Ivan Cruz e no pátio da escola foram realizadas as brincadeiras retratadas em suas obras. Em suas residências, os alunos conversaram com seus pais, tios e avós sobre as brincadeiras de sua infância. E, ao chegarem à escola, as informações obtidas eram socializadas através de uma roda de conversa e em seguida eram colocadas em prática no pátio da escola. A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estudávamos a biografia do artista plástico Ivan Cruz e de conhecerem algumas de suas obras via internet. A ausência de um rosto definido foi uma característica marcante que despertou ainda mais a curiosidade das crianças em realizar o projeto.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido no II semestre do ano letivo de 2018, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “José Evaristo Costa” do município de Araputanga – MT,

Para iniciarmos a execução do projeto, os alunos realizaram pesquisas via internet com o intuito de conhecerem a biografia do artista plástico Ivan Cruz e o contexto histórico de suas obras.

Em sala de aula, cada aluno realizou a pintura de uma das obras de Ivan Cruz e no pátio da escola foram realizadas as brincadeiras retratadas em suas obras.

Em suas residências, os alunos conversaram com seus pais, tios e avós sobre as brincadeiras de sua infância. E, ao chegarem à escola, as informações obtidas eram socializadas através de uma roda de conversa e em seguida eram colocadas em prática no pátio da escola.

Todas as brincadeiras exploradas foram registradas por meio de fotos, criando-se um portfólio e houve também em sala de aula a confecção de brinquedos onde os mesmos após serem apresentados na Mostra de Trabalhos da escola foram sorteados entre os alunos.

É importante mencionar que os alunos apresentaram o projeto à comunidade araputanguense na IV Mostra pedagógica do Programa União Faz a Vida e também apresentaram o referido projeto na Noite Cultural com Mostras de trabalhos da escola.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No decorrer da construção e execução do projeto, os alunos apresentaram comportamentos favoráveis aos valores de cooperação, diálogo e respeito ocasionando prazer ao construírem os brinquedos e brincarem de forma expressiva de brincadeiras que seus próprios pais e avós brincaram na sua infância.

As ações desenvolvidas no decorrer do projeto possibilitou alcançar o objetivo traçado, fazendo com que os alunos vivenciassem que o conhecimento pode ser adquirido e construído também fora da escola, até mesmo junto aos seus familiares, e que através da Arte é possível realizar grandes descobertas, fazendo uma releitura do mundo e de si mesma.

As obras do artista plástico Ivan Cruz, nos permite conhecer inúmeras brincadeiras de épocas, que atualmente estão sendo substituídas pelas novas tecnologias. Uma das características marcantes nas obras retratadas por Ivan Cruz é a ausência de um rosto definido, e foi esta característica marcante que despertou ainda mais a curiosidade das crianças em realizar o presente projeto.

Após várias pesquisas e leituras, as crianças puderam constatar que a ausência de um rosto não definido em suas obras pode ser considerada uma viagem de volta a infância, ou seja, pode ser qualquer pessoa que já brincou a brincadeira retrata em suas obras,  independente de cor, raça  ou credo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A integração curricular ocorreu naturalmente, sendo favorável à construção de uma postura comprometida com sua própria aprendizagem, desenvolvendo princípios como cooperação, respeito, competição e liderança.

Sabemos que o brincar estimula o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e também estimula a linguagem da criança. E, ao utilizar brincadeiras como uma ferramenta metodológica, os alunos se sentem mais motivados, tornando a aprendizagem mais atrativa e prazerosa, favorecendo a sua formação integral.

Importante frisar que as obras do artista plástico Ivan Cruz, através das cores intensas, muitas vezes puras utilizada em suas obras, o exibir dos corpos infantis em movimento, onde o movimento é considerado pelo referido artista essencial para dar vida ao trabalho, sendo mais importante do que a forma, visa estimular as crianças a brincar umas com as outras, despertando nelas o desejo em realizarem as brincadeiras de épocas, que estão cada vez mais longínquas do mundo infantil devido à intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia que se encontra cada vez mais avançada.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUENO, Daniel. Buck Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In:______. O brincar e suas teorias. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 19-32.

https://br.pinterest.com/marciasordi/ivan-cruz/

https://brusque.portaldacidade.com/noticias/educacao/artista-carioca-ivan-cruz-vem-a-brusque-para-conhecer-obras-de-alunos-do-sesi-1938

https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/

https://www.dm.jor.br/opiniao/2017/11/a-importancia-de-se-trabalhar-comprojetos/#:~:text=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20do%20projeto%20%C3%A9,de%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conhecimentos%20escolares.&text=Trabalhar%20com%20projetos%20implica%2C%20para,s%C3%B3%20a%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20dos%20alunos.

https://www.google.com/searchsxsrf=ALeKk03Wtli0WlvrZNjPIadH48TjgcceqA%3A1610127564316&ei=zJj4X9HmEtDW5OUP5c22qAo&q=obras++de+Ivan+Cruz&oq=obras++de+Ivan+Cruz&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzICCAAyBAgAEEMyBggAEAcQHjIECAAQQzICCAAyBggAEAcQHjIGCAAQBxAeMgIIADICCAAyAggAOgQIIxAnOgQIABAeOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoHCCMQsAIQJzoICAAQCBAHEB46BAgAEA06CAgAEAcQBRAeUNYaWLJLYMVRaANwAHgAgAH6AYgB1hGSAQYwLjE0LjGYAQCgAQGqAQdnd3Mtd2l6wAEB&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwjR_I3M8IzuAhVQK7kGHeWmDaUQ4dUDCA0&uact=5

https://www.google.com/searchsxsrf=ALeKk02PTmfqpoQSogTi2fPZsK_rxflgBQ:1610129301689&source=univ&tbm=isch&q=obras++de+Ivan+Cruz+para+colorir&sa=X&ved=2ahUKEwiw6saI94zuAhVqHrkGHQM7BWIQjJkEegQIARAB&biw=1366&bih=568

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org): O brincar e suas teorias. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 172 p.