Elça dos Santos Machado[1]

Gean karla Dias Pimentel[2]

Jucelma Lima Pereira Fernandes[3]

Raquel Rocha Drews Valadares[4]

Ruth Rocha Drews Rodrigues[5]

Valquíria Rodrigues Dias[6]

Segundo o dicionário Aurélio (2003), o significado de brincar é "divertir-se, recrear, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas ou, pelo menos, deveria ser.

Para Oliveira (2000) brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.

De acordo com Zanluchi (2005, p. 91), a criança ao brincar, ela representa e recria exatamente as suas experiências adquiridas através do seu convívio diário e sua imaginação lúdica, portanto, ao brincara a criança se torna mais preparada emocionalmente para controlar suas atitudes e facilita o seu processo de socialização e interação com o outro e para com sua integração à sociedade.

Nesta perspectiva, o ato de brincar oportuniza a criança estabelecer regras constituídas por si e  em grupo, auxiliando na integração do indivíduo na sociedade. Desta maneira  à criança estará criando hipóteses de conhecimento e resolvendo conflitos, e ao mesmo tempo, desenvolve a capacidade de compreender diferentes pontos de vista  e demonstrar sua opinião em relação aos outros.

Segundo Oliveira (2000) o brincar não se restringe apenas no recriar vivências cotidianas, essa ação lúdica vai além, definindo-se como uma das formas mais complexas que a criança possui para comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o seu desenvolvimento integral ocorre por meio de trocas recíprocas que surgem no decorrer de toda sua vida.

Pensando assim, por intermédio do brincar, a criança desenvolve habilidades e capacidades essenciais como a memória, concentração,  imaginação, fantasia, atenção, a imitação, bem como o desenvolvimento de áreas da personalidade como inteligência, sociabilidade, afetividade, motricidade, personalidade e criatividade. Por isso, é importante estimular e incentivar a capacidade criadora das crianças, uma vez que, esta se constitui numa das formas de interação e relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva do raciocínio e lógica infantil.

Segundo Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, o sujeito se constitui nas relações mediadas com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma                                                                                             atividade natural de satisfação de instintos infantis. O referido autor toma a brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos.

A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. Diante disto, a criança por intermédio da brincadeira e das atividades lúdicas atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):

 

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

 

Zanluchi (2005, p. 89) afirma que “Quando brinca, a criança prepara-se para a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas”. Quando a criança brinca, ela expressa atitudes amadurecidas, pois entra, mesmo que de forma simbólica, num mundo adulto com oportunidades, embora no faz de conta acaba lidando com diversas situações. Assim, brincar é uma importante maneira de comunicar-se, e é por meio deste ato que a criança reproduz as vivências do seu cotidiano, através da fantasia e da imaginação.

Quando a criança recebe incentivo é possível que ela explore amplamente a proposta ou o objeto da brincadeira e a partir daí poderá enxergar com outros olhos, dando-lhe um novo significado, o que expressa seu aprendizado ativo, no percurso de seu próprio desenvolvimento.

Dessa forma torna-se perceptível que a brincadeira é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, podendo a criança transformar e produzir novos significados.                                                                                                                                                               

REFERENCIAS BLIBLIOGRAFICAS

BRASIL ESCOLA. A importância do brincar na educação infantil. http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2017.

BROUGERE,Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo:Cortez,2001.

BRITO, Teca, Alencar, Música na Educação Infantil: propostas para formação integral da criança. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis,  2003.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: SCIPIONE, 1994.

FANTACHOLI, Fabiane das neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagogico. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78. Acesso em: 19 de agosto de 2017.

OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

- Referencial Curricular da Educação Infantil, MEC,1998.

VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.

[1] Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

[2] Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

[3] Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

[4] Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

[5] Graduada em: Letras; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Estadual de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

[6] Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.