A educação infantil em si já tem uma importância essencial na vida das crianças, pois auxilia no desenvolvimento das crianças, além disso, marca o início delas no ambiente escolar. Então, acaba ocorrendo uma transição do ambiente familiar para o escolar e a forma como essa transição é feita interfere diretamente na maneira em que elas irão se relacionar com a escola nos anos seguintes. Sendo assim, o lúdico e o brincar são uma das maneiras usadas para ajudar na transição e adaptação das crianças nesse novo ambiente, uma criança aprende mais e melhor quando se sente bem.

       É inegável que a maioria das vezes as crianças aprendem brincando, seja essa brincadeira conduzida pelo professor, seja de forma independente guiado pela própria criança. O brincar é uma atividade muito divertida e prazerosa para as crianças e tem um papel fundamental na educação infantil para o desenvolvimento delas. É por meio do brincar que:

[...] A criança expressa-se pelo ato lúdico e é através desse ato que a infância carrega consigo as brincadeiras. Elas perpetuam e renovam a cultura infantil, desenvolvendo formas de convivência social, modificando-se e recebendo novos conteúdos, a fim de se renovar a cada geração. É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo brincar (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 103).

         Podemos dizer que o brincar é uma forma de comunicação que a criança possui, é por meio das brincadeiras que elas conseguem se expressar suas emoções, respeitar os seus limites e dos colegas, desenvolvem a coordenação motora, a socialização. Dessa forma, o brincar possibilita também trabalhar autoestima, a interação das crianças com seus pares e o professor, estimula a curiosidade e exercita sua autonomia, auxilia no desenvolvimento da sua identidade, aprende sobre regras e convívio social. Nesse sentido a escola pode orientar as famílias sobre o papel fundamental do brincar na educação infantil, uma vez que algumas famílias cobram que as crianças façam atividades voltadas ao conteúdo e buscam “resultado” por meio de atividades, ou até mesmo no caso da última etapa da educação infantil espera que seja uma preparação para alfabetização.

          Na educação infantil o brincar não é apenas uma fase ou perda de tempo, mas uma coisa séria para as crianças, assim como o trabalho é para os adultos, e possibilita que elas desenvolvam o cognitivo, o social e cultural.  

De acordo com Almeida (2005, p. 5):

 A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, modificar as próprias regras, enfim existe maior liberdade de ação para as crianças.

       Partindo desse princípio, o brincar pode ser acompanhado de músicas, parlendas, histórias de faz de conta, danças, cantigas de roda inúmeras possibilidades de aumentar o repertório de cada criança. São por meio das brincadeiras que elas aprendem sobre si mesma, os papéis sociais que existem na sociedade, aprendem a lidar com seus próprios conflitos e recriam sua realidade, ampliam sua imaginação, enfrentam seus medos e inseguranças, entre outras aprendizagens.

     Nessa perspectiva, na educação infantil temos documentos que asseguram esse direito das crianças ao brincar como RCNEI, e BNCC uma vez que é por meio do brincar, do lúdico que as crianças aprendem. É nessa etapa que as crianças aprendem e descobrem novas. Então, cabe ao professor organizar o espaço para assegurar o direito das crianças ao brincar, sendo o mediador e/ou observador das brincadeiras. Partindo desse princípio o professor deve garantir que o brincar ocorra de forma natural, no qual crianças possam escolher os personagens e o enredo de como acontecerá a brincadeira e em outros momentos o professor pode ser o condutor das brincadeiras.

       Além disso, é no brincar que o professor observa como é a interação das crianças com seus pares, como interpreta e vê sua realidade uma vez que muitas vezes nas brincadeiras as crianças imitam como é sua dinâmica familiar.  O brincar na educação infantil vai se diferenciando de acordo com a fase em que a criança se encontra, e na educação infantil o professor será o mediador das brincadeiras.

    Portanto, é evidente que o brincar não serve apenas para a diversão das crianças, mas serve também para construção do conhecimento sobre si mesma e o mundo, construção e socialização de suas potencialidades e cabe ao professor assegurar esse direito das crianças.

*Andréia Paula de Oliveira, Arlete Moreira, Daiane Cristina da Silva, Fátima Albuquerque, Fabiani Dias dos Santos, Lucicleide Maria, Vânia Souza e Maria Edleuza da Silva Almeida, docentes  da rede municipal de ensino de Rondonópolis.