RESUMO

O presente trabalho trata dos resultados de uma pesquisa bibliográfica e uma intervenção socioescolar realizada em uma turma de Educação Infantil, cujo objetivo principal é identificar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, analisando o prazer que as atividades lúdicas proporcionam na aprendizagem e como este age sobre o desenvolvimento da criança. Para analisarmos esta problemática, utilizamos o pensamento de alguns teóricos, como: Kishimoto, Teixeira, Craidy e Kaercher, Piaget, Vygotsky, entre outros. Ao finalizarmos, observamos as contribuições que as atividades lúdicas realizadas na intervenção proporcionaram no processo de ensino-aprendizagem da criança, bem como as contribuições que o mesmo oferece no seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Este Trabalho de Intervenção Socioescolar tem como finalidade propor uma análise sobre como o trabalho com os jogos e as brincadeiras podem contribuir na aprendizagem de crianças do Nível II da Educação Infantil.

Ao desenvolver esse trabalho de pesquisa, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso e saudável para que a aprendizagem ocorra com sucesso, torna-se necessário que o educador considere a organização de uma ação educativa que priorize os jogos e as brincadeiras. Assim, a meta é mostrar ao professor que as atividades lúdicas são fontes de prazer.

A escolha do tema surgiu de observações em sala de aula em uma instituição de Educação Infantil da rede pública, quando percebemos que as práticas que envolviam o aspecto lúdico em situações diversas despertavam o interesse e a vontade dos alunos em participar das atividades dirigidas. Pensando assim, decidimos que o projeto abordaria a importância do brincar, enfocando os jogos e as brincadeiras como partes integrantes do currículo escolar. 

O lúdico, através dos jogos, se apresenta como uma possibilidade privilegiada de comunicação da criança na qual ela se desenvolve e aprende brincando, descobrindo e construindo inúmeros conhecimentos no seu cotidiano. Enquanto a criança está brincando, incorpora valores, conceitos e conteúdos, pois sua atenção está concentrada na atividade em si e não em seus resultados ou efeitos (KISHIMOTO, 2000).

Dessa maneira, as crianças entendem e transformam a realidade; aprendem a respeito de si, das pessoas e do mundo, dele se apropriam e o transformam, desse modo, crescem e constituem suas identidades pessoais.

Diante da nova concepção da criança como um ser que se desenvolve por meio das interações, fica evidente a importância das Instituições de Educação Infantil em criar um ambiente atrativo, seguro e, ao mesmo tempo, estimulante, que permita a ela aventurar-se nele, descobri-lo, descobrir-se e descobrir o outro.

Entendemos o brincar como um facilitador didático muito importante, mais do que um passatempo, ele é um elemento indispensável para o processo educativo. Assim, o brincar é visto como mais um recurso para o desenvolvimento e a prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Pensando na importância de se desenvolver um trabalho desta envergadura, acreditamos que os estudos podem responder à problemática formulada. Portanto, o trabalho justifica-se a partir da compreensão de como o brincar pode contribuir na aprendizagem das crianças através de jogos e brincadeiras, destacando como ponto positivo o fato de discutir um tema atualizado e que tem despertado o interesse de profissionais que atuam com crianças pequenas.

Muitos educadores acreditam que o brincar em sala de aula é apenas um meio de passar o tempo e, com isso, não percebem nem valorizam a importância das atividades lúdicas para as crianças.

Na busca de responder a referida problemática, a nossa intervenção socioescolar foi desenvolvida em uma escola da rede pública, localizada no centro de Guamaré/ /RN, com a intenção de oferecer subsídios à ação docente em relação à importância dos jogos e brincadeiras como facilitadores do desenvolvimento integral da criança na educação infantil por observarmos que na referida instituição as práticas lúdicas não ocorrem no tempo e no espaço planejado.

Definimos como objetivo analisar o papel dos jogos, das brincadeiras, do brinquedo e do brincar na construção de uma aprendizagem significativa de crianças do Nível II da Educação Infantil.

Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem de caráter qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, sustentada por autores como: Kishimoto, Teixeira, Craidy e Kaercher, Piaget, Vygotsky, entre outros. Assim, recorreremos às fontes disponíveis: livros, revistas, artigos científicos, internet, etc. Outra vertente deste trabalho situa-se na pesquisa-ação, denominada intervenção socioescolar, com o intuito de confrontar o que aprendemos na teoria com a prática vivenciada. Para tanto, iniciamos com a observação da sala de aula e, em seguida, fizemos uma entrevista com a professora da sala de aula citada a partir de um questionário com cinco perguntas. Antes da aplicação e análise da entrevista, realizamos uma intervenção com as crianças, apresentada neste trabalho em capítulo destacado.

Desse modo, o trabalho encontra-se organizado em cinco capítulos. Iniciamos com a introdução; em seguida, fazemos breves considerações sobre a história da educação infantil; no capítulo seguinte, as práticas lúdicas na educação infantil; mais adiante apresentamos nossa intervenção a partir de situações lúdicas com crianças do Nível II de uma escola da rede municipal, bem como a entrevista com a professora e, finalmente, as considerações finais de tudo o que foi pesquisado e vivenciado na prática.

[...]