Conhecer a Língua Portuguesa não é apenas saber ler, escrever, ou se comunicar com o próximo de maneira compreensível; o bom conhecimento da língua vai muito além do que esse pensamento intrínseco dentro de nós. Para atingirmos tal conhecimento é importante (antes de tudo) percebermos o valor da linguagem para a nossa vida individual e a interação com o meio social.

Na Língua Portuguesa destacam-se os registros das normas pelas quais falamos, e que muitas pessoas não têm o conhecimento da existência, sendo elas: norma culta  ou padrão, que engloba a linguagem utilizada em trabalhos acadêmicos; a norma coloquial, considerada mais espontânea, utilizada em papos descontraídos com os amigos; e a norma popular que é aquela falada pelo povo, como exemplos temos as gírias. Além dessas normas, consideramos também as linguagens regionais, que não deixam de ser corretas e diferem-se pela maneira como são faladas por cada indivíduo, em diferentes regiões. É interessante para todos entenderem a forma de falar, e como se expressar em cada ocasião e região, para que as conversas com os indivíduos ocorram de uma maneira tranquila e natural.

Aliás, a língua falada é diferente da escrita, isso se deve através da maneira como as palavras são acentuadas, como os verbos são conjugados, e, principalmente pelo fato de uma mesma palavra possuir determinados significados, como por exemplo: No caso de "cumprimento" há o sentido de saudar uma pessoa ou do verbo "cumprir", como cumprimento de regras. Por isso é importante o aprofundamento da linguagem para que se possa perceber onde a palavra está inserida e o seu real significado no contexto, através da interpretação de texto.

A partir de o momento em que a língua for bem falada (possibilitando entendimento adequado), bem escrita e contextualizada de modo a garantir boa interpretação, será possível perceber o quanto ela tem a nos ensinar. Esses ensinamentos trarão uma vontade insaciável de buscar e aprender ainda mais sobre as riquezas de nossa língua.

A importância de um bom conhecimento da Língua Portuguesa é imprescindível para que o ser humano possa entender a si mesmo, às pessoas com quem convive, e principalmente, para que possa fazer uma leitura mais ampla do mundo.