A IMPORTÂNCIA DE AGRADECER!

Professor Mestre Ciro José Toaldo

A vida ensina a cada dia, não temos apenas flores no caminho, também há dificuldades, frustrações e outras mazelas; no entanto, quando se entende o valor do aprendizado, passamos a enaltecer a gratidão.

Na verdade, quem aprende a agradecer reveste-se de uma virtude poderosa, passa a ter sua mente aberta e sua vida ganha outra ótica. Quando conseguimos exercer essa virtude, tornamo-nos pessoas menos ansiosas, mais agradáveis e a paciência começa a nos acompanhar!

No momento em que se venha a perder o sentido da existência, liga-se o alerta da necessidade de sair do próprio casulo e tomar atitudes, por exemplo, de visitar um idoso ou ir até um albergue onde estão os andarilhos sem nada possuir, assim, sentirá o quanto há para se agradecer.

Quando conseguimos fazer essa reflexão, o sentimento da gratidão invade o coração. Tenho este hábito de visitar algumas pessoas idosas, outras acamadas e ajudar na manutenção de um albergue de minha cidade, assim vou percebendo que a visita e caridade que pratico, além do valor imensurável para aquelas pessoas, na verdade, quem mais se fortalece é meu próprio espírito que evoluiu!

Amigo leitor agradeça pela sua vida, entenda que o sentido pleno do viver é relacionado com aquilo que fazemos aos outros. O grande ensinamento de Jesus Cristo e de seus verdadeiros seguidores, foi apoiar e incentivar o próximo, principalmente os mais vulneráveis.

 Quantos imbecis imaginam que dinheiro ou poder podem substituir a presença do próximo em sua vida, estes se fecham em seu pequeno mundo e dali não conseguem sair! Também há quem imagina ser a vida um ‘eterno’ prazer carnal! Estas criaturas não evoluem, esquece-se que somos seres passageiros neste mundo. Quando se entende que a gratidão é adversária da solidão e que para agradecer o outro é fundamental, deixa-se de lado a dimensão do fraco ou forte, do rico ou pobre, do jovem ou velho e se busca unicamente evoluir em espírito, sabendo que isto acontece na convivência com o próximo.

Enquanto tiver tempo, agradeça, abra os olhos, a mente e alma e perceba a vida, ela é demonstração do presente concedido por Deus. Então, encarre as adversidades, pratique a caridade e exerça a gratidão: palavra latina, “gratia”, significa ‘graças’, ao pé da letra quer dizer: ser ‘agradável’.

Ser agradável até por coisas ruins? Sim, ser grato por situações não desejadas, torna o espírito forte, principalmente quando se é sabedor da ‘proteção divina’. Tenha crença em Deus e no desejo em viver com alegria, dê graças por tudo. Paulo de Tarso (1Ts 5,16-18), deixa palavras sábias: “Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas”.

Viver é uma arte! Viver sabendo agradecer é arte em dobro! Pare de reclamar! Paute a vida na gratidão! Não se trata de ser ‘santo’, mas, fazer da existência a expressão do grande amor de Deus para cada um de nós.

Particularmente, encontro-me num processo de viver sob refúgio da gratidão! Tenho solicitado aos espíritos benfeitores e evoluídos para não desanimar, principalmente quanto aos erros em minha vida, somente desta forma poderei evoluir, sendo um pontinho de luz nesse mundo.   

Boa reflexão! Até o próximo!