É necessária que se tenha um propósito iniciada eminência em ter uma ampla dimensão acerca da importância das relações interpessoais para o desenvolvimento da escola, da família e do agente principal que é o aluno.  Essas relações têm surgido em decorrência de alguns fatores como o intelectual, o cognitivo, o sentimento, conflito, onde todos têm sua parcela e contribuições para o desenvolvimento humano e social. A relação interpessoal caracteriza-se pelo propósito que determina a inter-relação entre duas ou mais pessoas e mediando uma série de situações, cujas vivenciadas no dia a dia dentro do contexto escolar, familiar e social. Ao longo dos últimos anos o processo educacional passou a ter um maior foco de estudos e pesquisas.

A Sociologia e Psicologia objetivando melhores condições da inter-relação entre os seres humanos e construindo uma inovadora cidadania.  Entanto, o relacionamento é marcado pelo contexto onde o ser humano esteja habituado a conviver. Perpassando pela história ao logo dos últimos anos os processos de aprendizado estão ligados às relações interpessoais no âmbito educacional, e com isso, os professores tem recebido uma grande carga de responsabilidade por apresentarem vínculos positivos ou negativos, cujos, favoráveis ou não para o principio de desenvolvimento.  Para DANI (1999):

 

A capacidade de autogerir-se, de autodisciplina, de pensar de acordo com os conceitos próprios aos níveis de aceitar automaticamente os valores e regras formado pelos outros significa autonomia. O pensamento autônomo é capaz de considerar o raciocínio dos outros tanto quanto o seu próprio, porque consegue realizar avaliações, tendo como critério o respeito mútuo. (Dani, 1999,p.98)

 

É bem visível hoje alguns alunos aprenderem enquanto outros não aprendem a matéria, isso se justifica pelo processo de relação professor – aluno, quando há essa relação, os alunos apresentam um melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizado. A formação social e cidadã de um indivíduo têm muito a depender da sua forma de se relacionar com o outro e com o meio de convivência, sendo assim, a partir do momento em que o gestor conduz democraticamente e com clareza as ações dentro o âmbito escolar.  As relações tem grande contribuição na qualidade profissional dos envolvidos e na educação de forma geral. Com a aplicação e dedicação da gestão, professores e família, é possível realçar que os rendimentos da sala de aula, e da escola serão mais satisfatórios.

Relação professor–professor

 

É bastante comum nos dias de hoje um pequeno afastamento entre professores dentro do ambiente escolar, afastamento esse que se dar devido às várias cobranças e sobrecargas de trabalho atribuídas aos próprios em suas devidas práticas diárias. Logo que esse tipo de afastamento trona cada vez mais difícil em ter uma educação de qualidade e democrática, uma vez que muitos discentes por meio dessas cobranças estão se isolando dos próprios colegas de trabalho, principal os professores de matemática e português, professores esse que recebem uma sobrecarga maior e que tem obrigação em dar resultados positivos em notas externas.

Diante de todas essas atribuições e cobranças mediante as provas externas temos visto a violação de um importante fator para o processo educativo, afetivo e social dos seres humanos em principal dentro do ambiente escolar, a “ relação interpessoal”, relação essa que se faz necessária dentro do contexto educacional. A partir do momento que passa a surgir avaliação internas e externas para medir em quantidade o grau do conhecimento dos alunos, o trabalho em equipe passa a ficar em segundo plano, e, os professores em muitos casos ficam na busca pelo resultado individual e de suas turmas dando ao menos importância ao processo de relação interpessoal. Para Minicucci, (1975, p. 23) “ é na comunicação, que acontece trocas de experiências que por instrumentos o debate que é composto de concordância e discordância de ideias, ou seja, é necessário ouvir, acatar ou discordar de sugestões”.

 É importante considerar o momento em que o autor realça em sua a importância de valorizar a comunicação como instrumento importante para a construção do processo de concordância ou discordância, criando assim, um processo de contato direto das pessoas na formulação de ideias. E através da comunicação que se inicia todo o processo de interação interpessoal entre as pessoas, ou seja, todo um conceito de parceria, cooperação, e trabalho em equipe.Percebe-se em muitos casos que os professores na maioria das vezes ainda não conseguiram identificar na cultura escolar a dinâmica das relações, inclusive a própria gerada em sua pratica enquanto educador. As dificuldades no ambiente escolar já é uma mera realidade no contexto educacional atual e implica direto no processo de ensino e aprendizado dos alunos. Uma boa relação entre os professores é bastante nutritiva por que sempre irá levar os mesmos a construir e definir objetivos em comum e a persegui-los em conjunto

O que se base diante de todo esse processo é que todo e qualquer contexto social provem da relação e da união entre os seres em suas diversas situações de grupo. Entretanto, isso nos permite entender que obrigatoriamente o individuo deve se aproximar do outro para que possam existir laços de relação e afeto entre as pessoas, uma vez que par existir relação interpessoal e necessário no mínimo duas pessoas. Com isso, sabemos que os laços de afetividade entre os professores dentro e fora do contexto educativo pode contribuir para uma ação em conjunto que irá contribuir de forma positiva para a construção do processo educativo dentro da instituição de ensino. Para Vasconcellos (2004) diz que:

 

A teoria em si (...) não transforma o mundo. Pode contribuir para sua transformação, mas para isso tem que sair de si mesmo, e em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar com seus atos reais, efetivos, tal transformação. Entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere num trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretes de ação.(VASCONCELLOS, 2004, p.100)

 

Tomando algumas conclusões acerca da ideia do autor, pode-se observar um elo de verdade entre a real situação referente ao processo de interação interpessoal com as colocações feito pelo mesmo em seu pequeno trecho. Logo, sabemos que para existir um relacionamento diferenciado e que fizesse efeito positivo, é preciso que ambos os professores derem mais importante ao processo interacional, procurando-se conhecer melhor valorizando o carinho, o afeto, o respeito e a parceria entre os mesmo para a construção do processo de ensino e aprendizado de seus respectivos alunos, pois sozinho nada disso seria possível.

A existência da relação de parceira, afeto companheirismo entre os docentes que fazer parte da unidade de ensino, no caso a escola, é indispensável e tem uma ampla dimensão pedagógica na proposta de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado dos alunos. E responsabilidade do professor buscar uma efetiva parceria com seus respectivos parceiros, parceria essas que serão necessárias para a efetivação de novas propostas e práticas pedagógica voltadas para o processo de ensino. Diante dessa situação sabe-se que aqueles docentes que ainda usam o isolamento como uma ferramenta própria de trabalho, precisa tirar essa ideologia de seus caminhos e caso queiram melhores resultados se faz necessário à busca pelo trabalho em grupo, e que os mesmo passem a rejeitar suas individualidades e valorizem mais a coletividade profissional com a intenção de um melhor desenvolvimento. Para tanto o professor deve estar em constante preocupação em estar inserido e participando das propostas e planos cujos regulam as atividades diárias dentro do núcleo escolar. O processo educacional atual estar cada vez mais voltado às parcerias e o trabalho em equipe, parceria essa que se faz necessária entre os docentes para que se tenha uma melhor qualidade de ensino e conquistas no individual e coletivo. A educação é um processo constante que precisa da parceria de todos para a que seja possível obter do sucesso. 

 

Relação professor – aluno

 

As relações interpessoais no convívio diário entre professor e aluno são indispensáveis nos dias atuais e tem uma grande importância no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Em muitos casos, os professores não conseguem desenvolver uma boa relação com os alunos por causa de alguns fatores, onde os principais são; pouco interesse ou até mesmo a rejeição dos alunos por algumas disciplinas, o processo metodológico acatado em sala de aula pelo professor, o distanciamento entre o professor e o aluno, e não podemos esquecer que um dos mais importantes é o professor quanto detentor da verdade. Logo,sabe-seque esses fatores negativos são primordiais para a não existência da relação interpessoal entre docente e discente. No que se refere ao processo interacional entre o docente e o discente, sabe-se que se constrói a partir do momento em que se inicia uma mera um ele de afetivo e colaborativo entre as duas partes envolvida.

Diante de todo um contexto histórico que tem se perpassado mediante ao processo de interação interpessoal, é notório perceber que essa interação se dar por meio da convivência entre as pessoas, logo, para que isso possa realmente existir é se faz necessário que ambos desejem em constante sintonia e que juntos buscam de forma eficaz essa interação, e com isso possam desenvolver uma relação de companheirismo e afeto. Para Paulo Freire (1996, p. 103 ) “ o clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente é a liberdade dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico” A dinâmica do ensinar é uma constante troca de informações que irá contribuir para a construção do conhecimento. No entanto, a partir do momento que os alunos passarem a sentir confiança, carinho, afeto e respeito depositado pelo professor, os mesmo irão apresentar-se mais esforçados para não decepcionar o professor. A relação ensino aprendizagem não se deve ser apenas mecânica, ou seja, simplesmente uma transmissão de conhecimento, más sim uma parceria dinâmica e afetiva para um melhor desempenho dos alunos. Para LIBÂNEO (1994 ), afirma que:

 

Ao professor crítica não basta que denuncie as injustiças sociais, que esteja engajado num sindicato ou partido ou que explicite o caráter dos conteúdos ideológico dos conteúdos escolares. É preciso antes de tudo, que dê conta de traduzir objetivos sócio-político e pedagógico em formas concretas de trabalho docente que levam ao domínio solido e duradouro de conhecimentos pelos alunos, que promovam a ampliação de suas capacidades mentais, afim de que desenvolva o pensamento independente, a coragem de dividir e, com isso, ganhem convicções pessoais e meios de ação prática nos processos de participação democrática na sociedade. ( 1994, p. 100 )

 

Diante da ideia autor é importante considerar a importância do professor na formação social dos alunos. Entretanto, isso vem acontecer devido o comprometimento exercido pelo professor no decorrer do processo de ensino e aprendizagem que decorre da prática de ensino em sala de aula, onde o professor deve construir tanto o processo de aprendizagem com a relação interpessoal. Diante de uma maior cobrança por resultados positivos na educação, tem-se configurado uma grande falha no desenvolvimento de importantes fatores, fatores esses essências para a formação pessoal e cidadã dos discentes. O alinhamento de pontos como; analisar, compreender e explicar tem sido uma boa forma para melhor compreender e desenvolver processo de ensino- aprendizagem.

A relação professor aluno tem se tornado uma condição indispensável, assim como a porta de entrada para a construção do processo educacional, pois, é através dessa relação que irá surgir um melhor dinamismo, dando um novo sentido ao processo educativo. O processo de transformação de conhecimento está relacionado à relação pessoal entre docente e discente, no entanto, as normas e regras disciplinares impostas pelo sistema educacional necessitam de mudança. No relacionamento professor aluno, há sempre uma troca de ideias, experiências e conhecimentos, no qual o dever do professor é entender que, ensinar é muito mais do que repassar conhecimento, é aprender com a realidade dos alunos, o aluno também ensina mesmo sem intencionalidade.

 

REFERENCIAS

AQUINO, JulioGroppa. Indisciplina na sala de aula. 6. Ed. São Paulo: Summus, 1996.

BRASIL, Referencial curricular Nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Volume I: introdução. Volume II formação pessoal e social, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. ParâmetrosCurricularNacionais Brasília: MEC/SEF1998.

BRASIL, Lei 9. 394/96 de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional

CAVALEIRE, Gláucia de Cássia M.S: Inter-relação entre espaço escolar e currículo.

Disponível em: . Acesso

em 20/03/2010

DANI, L. S. C. Et al., Cenas e cenários: reflexões sobre a educação. Santa Maria: Pallotti, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo, paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1997.

LIBANEO, J. C: Didática. São Paulo. Cortez, 1994

MINICUCCI, A. Dinâmica de Grupo na Escola. 3 ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1975.

 Relações Humanas: Psicologia das Relações Interpessoais. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A,2000.

MOSQUERA. J. J. M; STOBAUS, C.D.O professor, personalidade saudável e relações interpessoais por uma educação da efetividade. In ENRICONE, D. ( org ). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004,p. 91 – 107.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio- Histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 2002.

PRETTE, A. D. Psicologia das Relações Humanas. 2 ed. Vivência para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad: 2004.

VYGOTSKY. L. S. S. Formação social da mente. São Paul. Martins Fontes, 1984.

ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 2010. Disponível em: http://www. uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2010.

Site PNE – Plano Nacional de Educação, 2006. Disponível em: Disponível em:

SILVA, Tomas Tadeu .Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2011. 156 p.