A importância das Metodologias para a construção do conhecimento histórico

A educação enquanto prática social, atua no sentido de promoção e desenvolvimento de formação do sujeito em sua totalidade, para que o mesmo possa atuar de forma ativa, respondendo as necessidades da sociedade atual. Neste sentido, a ação educativa não é uma prática aleatória, isolada, mas sistematica e integrada. Portanto exige planejamento, direcionamento e metodologias diversificadas que além de dinamizar a aula, possibilita a construção do conhecimento histórico.
A metodologia não é neutra e está profundamente vinculada com os conceitos que elaboramos sobre a educação e seu significado para a vida em sociedade.Se partimos do pressuposto de que a aprendizagem é um processo subjetivo e com influências coletivas, requer do educador a utilização de metodologias inovadoras, com uso de objetos mediadores variados, que promovam a motivação e a alegria de aprender.
O conhecimento histórico é de natureza complexa, a construção e aquisição do conhecimento:
[...] se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem. Ou seja, o processo de construção do conhecimento não é algo que se processa diretamente entre sujeito e o objeto a ser conhecido. Entre eles existe a ação mediada da linguagem, dos signos e dos instrumentos que exercem o papel de ferramentas psicológicas que mediam a ação do homem, seu acesso ao mundo físico e social [...] (SIMAN, 2004,p.85).
Nessa perspectiva, o conhecimento de fatos passados acontece por meio de mediadores culturais, discursos e fontes documentais diversas. Cabe ao professor adequá-los a metodologia proposta para cada tema trabalhado em sala de aula. Segundo Siman, (2004, p. 88):
Para que o ensino de História, todavia, seja levado a bom termo [...] torna-se necessário que o professor inclua como parte constitutiva do processo ensino/aprendizagem, a presença de outros mediadores culturais, como objetos da cultura, material, visual ou simbólica, que ancorados nos procedimentos de produção do conhecimento histórico possibilitarão a construção do conhecimento pelos alunos, tornando possível "imaginar", reconstruir o não-vivido diretamente, por meio de variadas fontes documentais [...].
De modo geral, podemos afirmar que em meio a tantas fontes documentais escritas (cartas, tratados, poemas, literatura), visuais (pinturas, imagens, filmes) e tecnológicas como o retroprojetor, projetor de multimídia, dvd, cd, tv, entre outras, são significativos no auxílio de desenvolvimento do trabalho do professor e na facilidade de compreensão do aluno dos temas históricos. Também posteriormente na construção do conhecimento histórico.
Em resumo, não podemos pensar hoje em ensinar História, sem refletir a cerca das metodologias que nortearão o trabalho pedagógico do educador. Quanto maior o número de mediadores culturais, ou objetos mediadores e as estratégias metodológicas, mas significativo e prazeroso será o processo de ensino-aprendizagem. Porém é importante ressaltar, que esses objetos mediadores não devem ser usados de forma aleatória, pelo contrário, é necessário traçar as metas e estratégias, adequando-os a faixa etária e ao nível de aprendizagem do aluno.

REFERÊNCIAS:

MOIMAZ, Érica Ramos. Metodologias do ensino de História. ? São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Site: http://www2.unemat.br/prppg/jornada/resumos_conic/Expandido_00335.pdf
Acesso dia 26/04 às 15:00 h

SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Didática: história/ Adriana de Jesus Santos, Edilaine Vagula, Sandra Regina dos Reis Rampazzo. ? São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.