Todos os pisos industriais tem como as juntas o seu elo considerado como mais fraco, sendo assim é nelas que as principais manifestações de ordem estrutural acabam se manifestando em um espaço. Por este motivo existe uma tendência de se realizar cada vez mais projetos com uma quantidade menor de juntas.

Apesar disto em função de uma série de limitações executivas, os equipamentos disponíveis e ainda os índices existentes de plasticidade e nivelamento necessários, as juntas acabam sendo sempre necessária, com isto resta principalmente se dimensionar os problemas de forma calculista e ainda segura bem como econômica.

É importante e fundamental que se possa apresentar critérios para um desenvolvimento de projetos existentes de ordem geométricas das juntas, os principais tipos considerados empregados dos pisos industriais, e ainda pavimentos que estiverem estruturalmente armados, bem como o seu dimensionamento de dispositivos de transferência existente de cargas. Com isto é possível se finalizar uma boa fixação dos critérios que devem ainda ser seguidos para um tipo de controle de qualidade de execução e recebimento de juntas.

A função principal das juntas

Todos os pisos de ordem industrial em concreto estão sujeitos a diversas tensões, tudo isto devido a uma série de causas de variações térmicas ou mesmo de retrações plásticas de concreto, retrações e ainda dilatações que são causadas principalmente por variações térmicas ou ainda higrométricas, o empenamento de placas, carregamentos estáticos, entre outros, tudo isto poderá interferir na durabilidade das juntas.

Grande parte destas tensões fazem com que exista uma sensível e precisa redução de toda a vida útil dos pavimentos, e caso não seja tratada devidamente os projetos deverão prever diversos dispositivos precisos bem como detalhes de construção, de reforços estruturais e ainda especificações de materiais que são considerados adequados para suas solicitações determinadas.

As juntas são consideradas como um detalhe totalmente construtivo que deverá permitir movimentações de retração e ainda de dilatação do concreto bem como uma transferência adequada de carga entre as placas mantendo uma plasticidade do ambiente. Tudo isto que deverá servir para o conforto dos pisos e de rolamentos sem danificar os mesmos.