A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS USANDO OS SABORES PARA PROMOVER OS SABERES.

Marlene Pereira de Souza [1]

Rosineia Celeste Costa Diniz[2]

Rosimeire Rodrigues de Oliveira[3]

Sandra Maria da Costa Lemes [4]

Sara Regina Kramer [5]

Ana Cristina Toledo Bazam [6]

RESUMO: Explorando o espaço escolar, podemos descobrir juntamente com nossas crianças o prazer de ensinar e aprender, fugindo um pouco do que é rotineiro. Evidências científicas revelam que frutas, legumes e verduras são alimentos indispensáveis para manter uma boa saúde, pois estes auxiliam na prevenção das doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço escolar, crianças, frutas, alimentação, saúde.

SUMMARY: Exploring the school space, we can discover together with our children the pleasure of teaching and learning, getting away from the routine. Scientific evidence reveals that fruits and vegetables are essential foods to maintain good health, as these help in the prevention of cardiovascular diseases and various types of cancer.

KEYWORDS: School, Children, Fruits, Food, Health.

INTRODUÇÃO

 Sabemos que os processos educativos em alimentação e nutrição não devem ser apenas uma recomendação do programa. E sim, que os alunos sejam estimulados, no ambiente escolar, por meio de divulgação escrita ou oral no local das refeições, com campanhas de conscientização e pela própria exposição do alimento durante a refeição de como apresentá-los com cortes diferentes, disposição estratégica na mesa de alimentação e variedades.

AS FRUTAS NO ESPAÇO ESCOLAR

    Como explorar a curiosidade do aluno e aumentar seu saber no espaço escolar sobre algo que não está presente em nosso dia a dia?

Explorando o espaço escolar, podemos descobrir juntamente com nossas crianças o prazer de ensinar e aprender, fugindo um pouco do que é rotineiro. Percebemos isso quando fazemos na prática, usando a nosso favor coisas como alimentos, para desenvolver com eles saberes e sabores.

          A alimentação saudável é uma preocupação diária na sociedade e a escola é um ambiente que deve propiciar aos alunos conhecimento abrangente das mais diversas áreas, isso independe da faixa etária que a unidade escolar oferece. Nos dias atuais, a grande maioria das crianças não tem acesso à variedade de frutas, sabe-se que há uma rotina social que limita as pessoas da área urbana apenas para aquilo que se tem disponível nos supermercados, e estes, por sua vez, trabalham apenas com frutas comerciais.

A escola tem como uma de suas vertentes ampliar a visão do aluno, desenvolvendo-o para lidar com diferentes situações, tornando-o um cidadão mais culto e consciente, aumentando assim as oportunidades em sua vida.  Devemos ampliar o conhecimento das crianças sobre as variedades de frutas existentes em diferentes épocas, e que não encontramos no supermercado, estimulando em cada um o interesse em descobrir os sabores e os saberes despertando a curiosidade destes sobre como e onde as frutas são cultivadas. A este respeito, Abreu e Spinelli (2014), enfatizam que,

Este despertar pode ser obtido através de atividades onde trabalha-se o nome da fruta, a inicial do nome, a cor, sabor, o tato, a matemática e o formato de cada fruta, tudo de maneira simples e lúdica. Pode se ainda conversar sobre como preparar a terra e tudo que ocorre desde o plantio até a colheita isso também proporcionará uma rica e boa aula, onde as crianças poderão expor suas experiências em forma de diálogo sobre sabores, formas, texturas das frutas que já conhecem. As frutas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Os nutrientes mais comuns nas frutas são vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras, minerais solúveis e insolúveis e água (ABREU e SPINELLI, 2014).

Então, partindo do pressuposto de que cada criança tem um potencial diferente e suas habilidades devem ser incentivadas ainda na primeira infância, pois aos poucos se constrói a personalidade destes, como cidadão no mundo podendo através de boas práticas e exemplos influenciar seu crescimento social, material e cultural.

 A escola tem como uma de suas vertentes ampliar a visão do aluno, desenvolvendo-o para lidar com diferentes situações, tornando-o um cidadão mais culto e consciente, aumentando assim as oportunidades em sua vida.  Devemos ampliar o conhecimento das crianças sobre as variedades de frutas existentes em diferentes épocas, e que não encontramos no supermercado, estimulando em cada criança o interesse em descobrir os sabores e os saberes despertando a curiosidade destas sobre como e onde as frutas são cultivadas.

Este despertar pode ser obtido através de atividades onde trabalha-se o nome da fruta, a inicial do nome, a cor, sabor, o tato, a matemática e o formato de cada fruta, tudo de maneira simples e lúdica. Pode se ainda conversar sobre como preparar a terra e tudo que ocorre desde o plantio até a colheita isso também proporcionará uma rica e boa aula, onde as crianças poderão expor suas experiências em forma de diálogo sobre sabores, formas, texturas das frutas que já conhecem,

propriedades de ligação com o colesterol. As fibras alimentares, principalmente as solúveis, possuem efeito benéfico, reduzindo os níveis de colesterol total e LDL, e melhorando a tolerância à glicose. Além disso, nas frutas e hortaliças também são encontradas substâncias antioxidantes, como vitamina E, pigmentos carotenóides, vitamina C, flavonóides e outros compostos fenólicos, que têm sido associadas a tais benefícios (FRANZ et a 2003; LOCK et al., 2005).

 

Sabemos que existe uma diversidade de frutas muito grande em qualquer uma das estações, mas sabemos também que nossas crianças tem uma limitação para estar em contato com essa diversidade da natureza e todo conhecimento presente e de possível discussão em relações aos tipos de frutas. “Mesmo sendo reconhecido o papel fundamental que as frutas exercem para a saúde humana, em especial, como fator de proteção contra as doenças crônicas não transmissíveis, o consumo desse alimento é considerado baixo em vários países” (OLIVEIRA et al., 2008).

 Podemos nos beneficiar da estrutura fornecida pelas instituições de ensino beneficiando e oportunizando uma experiência única a esses alunos, distanciando-os do que é virtual e os aproximando do que realmente é real.

De acordo com a bióloga Mariana Araguaia do site Escola Kids, discorrendo acerca da Alimentação, esta enfatiza que para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem e para isso, comer bastante frutas. Logo, uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco e que devemos acrescentar em nossa dieta alimentar variedades de frutas.

O comportamento alimentar de uma criança reflete nos processos de crescimento e desenvolvimento em todos os aspectos. Com a devida atenção e cuidados pode-se promover uma maior expectativa de vida do futuro adulto. É importante lembrar que uma criança não deve ficar muito tempo sem se alimentar, porque ela depende do alimento para o seu desenvolvimento, assim deve-se estar precavido para uma alimentação balanceada. (ZANCUL, 2004).

Mediante o exposto, concluímos que o educador deve estar atento em suas aulas para que seu planejamento venha de fato a contribuir para o aprendizado dos educandos. E com isso, propiciar em suas aulas o despertar dos alunos para a aprendizagem sobre os alimentos, as frutas, para que assim possam ao mesmo tempo descobrir o prazer em aprender e se beneficiar das oportunidades que a escola pode oferecer enquanto espaço fundamental de descobertas. Levando em consideração o fato de que o ambiente escolar é um local em que os alunos passam cerca de1/3 do dia, outros passam ½ período. Portanto, é um ambiente propício para troca de informações, espaço de relações sociais e educacionais.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao término do nosso estudo, concluímos que é de grande relevância que os processos educativos em alimentação e nutrição não devem ser apenas uma recomendação do programa. É necessário que os alunos sejam estimulados, no ambiente escolar, por meio de divulgação escrita ou oral no local das refeições, campanhas de conscientização e pela própria exposição do alimento durante a refeição, como apresentá-los com cortes diferentes, disposição estratégica na mesa de alimentação e variedades. A escola deve levar em conta que a melhora do hábito nutricional do estudante, reflete em seu estado de saúde e, consequentemente, no seu desempenho de aprendizagem e na redução do absenteísmo.

 

REFERÊNCIAS

ARAGUAIA, Mariana. Alimentação.  Bióloga, Especialista em Educação Ambiental. Equipe Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/alimentacao.htm Acesso em: 26/11/2018

ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N. Seleção e Preparo de Alimentos: gastronomia e nutrição. São Paulo: Metha, 2014. 411p.

FRANZ, M. J. et al. Evidence-based nutrition principles and recommendations for the treatment and prevention of diabetes and related complications. Diabetes Care, Alexandria, v. 26, n. 1, p. S51-S61, 2003.

LOCK, K. et al. The global burden of disease attributable to low consumption of fruit and vegetables: implications for the global strategy on diet. Bull World Health Organ. v. 83, n. 2, p. 100-108, 2005.

OLIVEIRA, S. P. et al. Promoção do consumo de frutas, legumes e verduras no ambiente de trabalho: diagnóstico inicial. 1. ed. Rio de janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos. 2008.

 

[1] Marlene Pereira de Souza- Técnica- Infra- estrutura.

[2] Rosineia Celeste Costa Diniz- Técnica em Desenvolvimento Infantil.

[3] Rosimeire Rodrigues de Oliveira- Técnica- Infra- estrutura.

4 Sandra Maria da Costa Lemes- Técnica em Nutrição

5 Sara Regina Kramer- Técnica em Nutrição 

6 Ana Cristina Toledo Bazam