EE ANTONIO FERNANDES – PROJETO DE VIDA.  

PROF CIRO TOALDO – 7º ANO  ENSINO FUNDAMENTAL.  Aula de 28/07/2022

 

A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES EM NOSSA VIDA

 

Quando assistimos ao Filme Divertida Mente foi possível entender sobre as emoções que são reações químicas associadas a estímulos externos, como alimentos, cheiros, pessoas e ideias. Elas acontecem de maneira inconsciente no corpo. 

As emoções variam de acordo com a motivação e podem ser positivas ou negativas:

1) Positiva: acontece quando as emoções geram comportamentos de aproximação. Por exemplo: duas pessoas apaixonados se aproximam do outro por afeto;

2) Negativa: acontece quando as emoções geram comportamentos de afastamento. Por exemplo: quando nos afastamos de um animal selvagem por medo.

Diferentemente dos sentimentos, nós não somos capazes de controlar as emoções com nossa própria vontade. As emoções são inconscientes. No entanto, no momento em que você toma consciência da emoção, você passa a interpretá-la como sentimento.

SENTIMENTOS é a tomada de consciência das emoções; surge quando se percebe uma emoção no corpo e se nomeia para interpretar o que está acontecendo.

O sentimento pode ser controlado. Somente a pode interpretar essa emoção, podendo falar aos outros ou guardar para si. Cada pessoa interpreta suas emoções de acordo com o significado que dá para cada acontecimento. Ou seja, o mesmo evento emocional gera diferentes sentimentos em cada participante.

OS 3 TEMPOS DA EMOÇÃO:

Desde o recebimento da carga emocional até o seu efeito corporal, a emoção é interpretada em no organismo em três tempos (momentos) principais:

1º – Sentir – No primeiro tempo, você sente alguma das 5 emoções básicas: raiva, medo, alegria, tristeza ou afeto.

2º – Expressar verbal – No segundo tempo, você racionaliza, decodifica, nomeia em palavras e expressa a emoção verbal para os outros ou para si.

3º – Atuar Corporal – No terceiro tempo, você expressa às emoções de maneira corporal, de uma forma positiva ou negativa. Ou seja, neste momento a maneira que seu corpo reage é o modo como à emoção sentida se exprime pela linguagem corporal.

Para uma pessoa ter controle sobre suas emoções e sentimentos é preciso saber gerenciar a sua inteligência emocional, tendo autoconhecimento para reprogramar a forma como se enxerga e se lida com a emoção e sentimento. O primeiro passo é perceber que atuam no seu organismo, no aspecto mental e físico. Quando se identificam elas, você pode evitar comportamentos negativos, criar conexões profundas com as pessoas, se tornar mais empático e ser uma pessoa compreensiva.

Relembrando, cinco são as emoções básicas: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto e elas produzem outras centenas de emoções que produzem os sentimentos.

1 – RAIVA - estado momentâneo de nervosismo que estimula ataques de agressividade física ou verbal. A reação do corpo é o desequilíbrio, acelera o cérebro de tal forma que se perde o equilíbrio. (Sentimento: culpa e mal-estar)

2 – MEDO - impulso desqualificado pelos seres humano; mas, ensina o respeito ao limite e precisa ser superado quando se torna doença. O medo nasce da sensação de perigo. (Sentimento: ansiedade e vergonha).

3 – TRISTEZA - surge da percepção da perda. A consequência é a paralisação, mas depois ocorre a recuperação. É bom expressar a tristeza pelo choro e ou se recolher. Quando estamos tristes o corpo gasta energia e é necessário um tempo para se recuperar. (Sentimento: solidão e depressão).

4 – ALEGRIA – seus efeitos são impulsos fortalecedores de energia que deixam a pessoa feliz.  Isto surge a partir de conquistas. A pessoa alegre tem energia de bondade e atrai aproximação com os outros. (Sentimentos: amor, perdão, bondade).

5 – AFETO - estimula e renova todas as outras emoções. Pessoas afetuosas se mantém ligadas com as outras pessoas. O afeto expande a alma, faz ter prazer em viver e ter mais amor por tudo. Sentimentos: paixão, curiosidade, esperança.

Responder no caderno:

  1. O que é uma emoção?
  2. Quando a emoção é positiva ou negativa?
  3. Oque é um sentimento?
  4. Explique os três tempos da emoção.
  5. Como uma pessoa pode ter controle sobre suas emoções e sentimentos?
  6. Quais são as cinco emoções básicas?
  7. Leia cada uma das emoções básicas e faça um comentário de cada uma delas, a partir do que você já sentiu.