ALICE BENEDITA DA SILVA

ALESSANDRA BENEDITA DA SILVA

ROSANA CRISTINA DO NASCIMENTO CASTILHO.

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Várzea Grande- MT
ANO 2022

ALICE BENEDITA DA SILVA

ALESSANDRA BENEDITA DA SILVA

ROSANA CRISTINA DO NASCIMENTO CASTILHO.

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Grupo ZAYN como requisito para obtenção do título de Segunda Graduação em Artes Visuais. 

Várzea Grande - MT
 ANO 2022

RESUMO

Tendo em vista a importância das Artes Visuais na educação infantil auxilia no desenvolvimento global em todos os âmbitos da sociedade, pesquisa-se sobre Artes Visuais, a fim de Apresentar de que forma ela ampara o desenvolvimento total do indivíduo desde da educação infantil ajuda nas dificuldades de aprendizagem global contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem nas escolas. Para tanto, é necessário   Conceituar o que é Artes Visuais e a sua importância na educação infantil, pesquisar de que forma as Artes Visuais pode auxiliar na dificuldades da aprendizagem   na infância   e valorizar o desenvolvimento global desdá primeira infância e como ela auxilia a criança na educação infantil demais anos escolares. Realiza-se, então, uma pesquisa:  Pesquisa básica estratégica com objetivo descritivo abordagem qualitativa método hipotético dedutivo um procedimento metodológico. Diante disso, verifica-se que a Artes Visuais tem suma importância na Educação Infantil, utilizando as Artes Visuais desta da mais tenra idade as dificuldades de aprendizagem poderão ser minimizadas ou até sanadas e o desenvolvimento das aprendizagem serão mediadas na da educação infantil e demais anos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais. Ensino. Educação Infantil.

SUMÁRIO

Sumário

RESUMO.. 3

SUMÁRIO.. 4

1.     INTRODUÇÃO.. 5

2.     Metodologia. 6

3.     Fundamentação teórica. 7

4.     Considerações finais. 14

5.     REFERÊNCIAS.. 16

1.INTRODUÇÃO

As Artes Visuais expressam os sentimentos e emoções do interior das pessoas tantos bons como ruins, ela os ajuda a expor o que está sentindo no momento sobre um determinado assunto, objeto, situação etc. A necessidade para a aplicação da Artes Visuais na educação infantil auxilia a dificuldade de aprendizagem global na análise do desenvolvimento do ensino. Dessa forma percebe- se    a importância do trabalho artes visuais na educação infantil sendo essa a fase em que as crianças recebem vários estímulos para o desenvolvimento.

O conceito de Arte tem se modificado ao longo da história da humanidade, dependendo dos instrumentos de que o homem dispõe e, ainda, da maneira como se organiza socialmente, produz cultura e se expressa. Vários pesquisadores e estudiosos vêm se debruçando sobre este conceito e as respostas a que têm chegado ao longo do tempo são as mais variadas. [1]

 

Sendo assim a arte a está presente desde ao longo da história da humanidade ela evolui de acordo com o tempo e da sociedade tendo o contado com a mesma desde a educação infantil fase de maior estimulo e evolução no desenvolvimento global etapa crucial do desenvolvimento partindo do início que a criança tem plenas condições de aprendizado desde primeira infância.

Contudo pretende se esclarecer   de que forma o contato com artes visuais é de extrema importância na educação infantil?

Então o objetivo geral da presente pesquisa é apresentar de que forma o contato com artes visuais é de extrema importância na educação infantil para o desenvolvimento total do ser humano. Portanto foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Conceituar o que é Artes Visuais e a sua importância na educação infantil; pesquisar de que forma artes visuais pode auxiliar no ensino e desenvolvimento global na educação infantil e demais níveis escolares.

2.METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, revista e livros, caracterizando se este trabalho como uma pesquisa de natureza qualitativa. Foram identificados artigos e/ou trabalhos científicos relevantes, disponíveis para consulta embase de dados, tais como, scielo, google acadêmico. As palavras: artes visuais, ensino, educação infantil, foram utilizados como chave da pesquisa A análise das referências incluiu publicações produzidos no período de 1998 a 2018.

Para o estudo foi realizado uma leitura exploratória dos materiais bibliográficos, logo ocorreu uma seleção do material, verificando a importância dos mesmos. O processo de leitura dos materiais foi finalizado por meio de uma leitura interpretativa objetivando a temática proposta.

3.Fundamentação teórica

  1. Artes Visuais

         A Arte, entendida como linguagem que se apresenta em todos os níveis sócios e pode ser expressa de várias maneiras auxiliando muitas pessoas a se posicionar na sociedade onde vive. Buscar derrubar barreiras que os impedem de viver de maneira digna e quantos antes o ser humano manter contato com Arte melhor será seu desenvolvimento social.

               A Arte, entendida como linguagem, e com sua definição tão complexa e dinâmica, pode ser expressa através da música, da dança, do teatro e das artes visuais – ponto de maior interesse para nós nesta unidade. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.[2]

 

Entende se que arte tem linguagem complexa e dinâmica assim expressando de muitas formas ajudando as pessoas a se desenvolver desde a mais tenra idade através da música, dança, do teatro e das artes visuais. Cada ser vivo se desenvolve de uma maneira é necessário buscar se aprimorar e alcançar crescer pessoalmente e também socialmente.

Definem artes visuais como expressão, comunicação e atribuição de “sentido às sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.” [3]

 

 

Segundo (Lopes et al., 2006) As Artes visuais é misto de expressões, comunicação e atribuição sendo assim um turbilhão de sentimentos, ações e reações cada um expressa, entende, sente e pensa uma determinada manifestação artística de sua maneira assim a arte é riquíssima para o desenvolvimento do ser humano onde cada um pode dar seu ponto de vista, defender e compreender do próximo.

Ela também mostra vários sentimentos em análise de uma determinada obra de arte pode-se expressar medo, raiva, amor e dúvida. Assim como o autor expressa o seus sentimentos o publica faz a leitura sobre determina obra e conhecendo a história da obra o momento de criação a intenção poderá ter uma surpresa boa ou ruim, arte mexe com o interior e exterior das pessoas uma linha, forma, pontos volume, espaço cor e luz em várias obras de arte como desenho, pintura escultura arquitetura, brinquedo e bordados etc. levam ao mundo imaginário conectando com a realidade do tempo e momento historio as artes visuais é importantíssima para o desenvolvimento total do indivíduo pensando, vivendo, criando recriando e imaginando nos transformando   a todo os momentos.

É bem assim que as coisas acontecem: a gente tem que estranhar para ver a vida de outra forma. E a Arte nos possibilita isso, já que a obra de arte nos fala não apenas sobre ela, mas também de nós mesmos, da sociedade, do mundo. A apreciação de uma obra de Arte faz com que nos percebamos cidadãos do mundo, do cosmos, ligados e responsáveis por essa relação homem-cultura-natureza. Daí termos escrito, anteriormente, que a Arte reclama a inteireza do homem. Ela nos leva para outros mundos, outras sensações, outros sentimentos. Ela mexe, não só com nossa cognição, mas com nossos afetos e, por isso, nos afeta.[4]

Segundo (Lopes et al., 2006) Interpreta se a importância das artes visuais no desenvolvimento do ser humano sair da zona de conforto, estranhar, desconhecer, incomodar sim ela tem esse poder em nossa vida nos tirar do cotidiano para percebermos outros horizontes, pois ela fala não fala somente dela mais também de nos mesmos da natureza e cultura em que estamos inseridos. Ela nos afeta pois mexe com todo nosso ser a artes são expressões de sentimentos nos levando pra outros tempos, mundos nos obriga a pensar, criar e recriar maneiras de ver e de viver de diversas pessoas. Assim quantos antes tivermos contato com as artes visuais cada vez mais cedo teremos que nos mexer e nos afetas nos ampliando nossos conhecimento por isso é importante o contato com as artes Visuais desde da educação infantil precisa se ser afetado do mais profundo intimo desde bem pequeno.

 

 

  1. A importância do estudo das Artes Visuais.

Compreende se que os ambientes escolares tem um papel primordial na vida do estudante é um local de múltiplas linguagem e culturas onde se aprende e desenvolvem pessoalmente e socialmente. Convivendo com o outro a aprendizagem é mais rica, assim se vê ângulos diferentes de um mesmo assunto analisado e diversas opiniões esse espaço é propicio para formação de um ser atuante, critico etc.

O que se defende hoje é que as instituições educativas possam ser espaços de participação, respeito, troca, socialização e aprendizagens diversas que contribuam para a formação de sujeitos inteiros, críticos, autores e autônomos. Espaços de múltiplas linguagens e expressões, espaços privilegiados de apropriação de diferentes códigos estéticos, de diferentes culturas, espaço de produção significativa e autoral, ampliando, assim, as diversas formas de relação homem-cultura-natureza. [5]

 

 

 

Segundo (Lopes et al., 2006) As intuições hoje tem um papel amplo na vida dos estudantes busca a formação total do indivíduo local de várias vivencias, culturas, saberes favorecendo o desenvolvimento em todos os aspectos contribuindo para a vida adulta do ser humano. A convivência com vária culturas favorece o crescimento, social e pessoal dos alunos tornando se uma pessoa criativa, critica, atuante e pensante na sociedade onde vive, o ambiente escolar é um espaço riquíssimo e privilegiado de diferentes culturas, produção, relação com o outro e com a natureza.

 

As crianças com as quais trabalhamos são, assim como nós, sujeitos em formação cultural permanente, consumidores críticos e produtores de cultura. Portanto, o papel do(a) professor(a) é favorecer a autonomia destas crianças diante das obras, para que possam dar respostas singulares àquilo que vêem ou ouvem, que possam assim adquirir uma formação cultural bem ampla e qualificada e, ainda, produzir suas expressões teatrais, corporais, musicais ou visuais. [6]

 

 

 

 

 

De acordo com (Lopes et al., 2006) os professores tem um papel significativo na vida do estudante, o de instigar os alunos a buscar, criar e transformar a vida e o ambiente onde vive os mesmos são sujeito em formação em todos os aspectos estão em desenvolvimento cultural, pessoal e social. Sendo um adulto no futuro sem muitas dificuldade as mesmas serão sanadas na infância com as experiências vividas nas artes visuais, corporais, musicais e teatrais.

A Arte consiste em uma área do conhecimento que compreende o patrimônio histórico e cultural da humanidade, sendo que na Educação Básica é componente curricular centrado em algumas linguagens: as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo da aprendizagem em Arte. [7]

 

 

  Segundo (Brasil, 2018) As Artes visuais está inteiramente envolvida no desenvolvimento escolar e pessoal dos alunos ela contempla o patrimônio histórico e cultural da humanidade, as Artes Visuais, Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagem articulam saberes diferentes, auxiliam o desenvolvimento total do estudante na prática de criar, ler, produzir, construir reconstruí, pensamento, emoção e intuição a contribuição ao crescimento integral do alunos é imensa.

As oficinas visavam motivar e preparar as educadoras e auxiliares para organizar e desenvolver com as crianças experiências plásticas variadas, de acordo com seus interesses e suas necessidades, ouvindo suas ideias. Tinham o objetivo, também, de provocar nas participantes muitas ideias de novas atividades e propostas que elas poderiam realizar depois, para estimular nas crianças, a autonomia, a criatividade e a capacidade de se inter-relacionar positivamente com o outro e com o mundo. [8]

 

 

 

      Segundo (Amâncio, 2015) Os docentes e demais envolvidos precisam estar se capacitando e buscando se desenvolver com objetivo de auxiliar os alunos em seu crescimento, onde os estudante não será apenas um expectador e sim um ser praticante onde sua a necessidades serão contempladas e suas ideias ouvidas. Com objetivo de provar nos educadores, criatividade, curiosidade e novas ideias como alvo instigar os alunos se desenvolver totalmente.

 

    As Artes Visuais possibilitam aos estudantes explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. [9]

 

Segundo (Brasil, 2018) A artes tem suma importância na formação e desenvolvimento dos seres humanos é um componente curricular de extrema importância voltada para formação artística e estética dos discentes, com foco na vida futura dos mesmo ela busca desenvolver diferentes expressões - as Artes, a Música, o Teatro e a Dança. Que serão muito importante na vida escolar e adulta dos alunos esses componentes curriculares auxiliam as crianças desde a infância até sua vida adulta e quanto melhor trabalhada com os pequenos melhor será o seu desenvolvimento escolar, social e pessoal. Ela trabalha o interior e exterior do ser humano instigando os a criar, recriar e buscar o social e emocional o ser humano na sua totalidade.

  1. Artes visuais na Educação Infantil

Compreendendo se que a educação infantil é o início da vida social e escolar das crianças fase em que elas recebem ´vários estímulos e incentivos, com objetivo de desenvolvimento pleno pois quanto mais ela se desenvolver menos será sua dificuldades na sua vida adulta.

Como vimos, é importante que todo ser humano possa ter contato direto com a Arte. Mas, quando pensamos na criança, comumente nos vemos diante do desafio de pensar numa “arte infantil”. Pensar na relação da criança com a Arte tendo como parâmetro uma “arte infantil” é uma forma preconceituosa de compreender o papel que a Arte pode ter na vida da criança. [10]

 

Segundo (Lopes et al., 2006) A Arte precisa ser trabalhada para as criança não de forma infantil, mas de maneira plena com objetivo de apresentar a arte as mesmas fazendo uma relação da criança com a Arte. Pois se pensar bem tudo é arte e ao nascer a criança já tem contato com a Arte exemplo música, cores, formas, desenhos, pinturas e dança etc. Sendo assim a Arte é muito importante para as crianças pois vivem rodeado por Arte e não pode se ignorar o cotidiano das mesmas.

 

Assim, o desafio é não diminuir a Arte e não transformá-la numa outra coisa, mas trazê-la para dialogar com as creches, pré-escolas e escolas, contribuindo para torná-las espaços mais humanizados, plenos de autoria e expressividade. A Arte, afinal, não pertence às creches, pré-escolas e escolas e não deve ser subserviente ou ficar a serviço de outros interesses. Ela vem abrir as portas e janelas das instituições educacionais para mostrar a vida de outra forma – estética e poética – e favorecer o transbordamento das múltiplas linguagens da criança, favorecendo o acesso e estimulando as diferentes formas de expressão artística, aqui, mais especificamente, visual [11]

 

 

 

 

Em conformidade com os autores a Arte vem a ser outra forma dever e vivenciar situações do nosso dia a dia e do mundo, outras maneira de nos desenvolvermos conhecer e reconhecer fatos e coisas novas tanto do nosso interior quanto do exterior visual, sonoro e sentimental etc. Temos um grande desafio o de não transformar a Arte em outra coisa, traze-la para dialogar com todos os níveis escolares, pois ela pertence a todos ela vem demonstrar as instituições outra forma de ver a vida favorecendo as múltiplas linguagens das crianças favorecendo o desenvolvimento pessoal e social das crianças.

  No Referencial Curricular Nacional diz que: [...] Na educação infantil, tal como a música, Artes Visuais também são formas de linguagens, e é uma das mais importantes, na qual refere se a expressão e comunicação humana, o que já serve com uma justificativa da sua inserção no contexto educacional. [12]

 

De acordo com (BRASIL, 2006,) A arte está presente na educação infantil nas músicas, Artes visuais e são formas de linguagens muito importante a expressão e comunicação humana contribuindo para o desenvolvimento dos seres humano desde a mais tenra idade. As creches e educação infantil vem a ser a base do desenvolvimento das criança são fases que desenvolvem se de forma lúdica e prazerosa através de sons, músicas, pinturas, desenhos e brincadeiras etc.

O projeto De mãos dadas por uma creche de qualidade, promovendo a formação de gestoras de seis creches da Rocinha, favela da zona sul do Rio de Janeiro. O objetivo foi melhorar o atendimento à primeira infância, investindo na qualificação das profissionais, na adequação dos espaços e na formação de uma rede de creches na comunidade. [13]

 

 

 

 

 

Segundo (Amâncio, 2015) A primeira infância é de suma importância para o desenvolvimento total do ser humano, precisa se qualificar os profissionais envolvidos nessa fase adequadamente com projetos com objetivos específicos para aprendizagem dos pequenos. Nessa fase que as criança desenvolve suas primeiras relações sociais longe da família, espaço onde ela estabelece relações e atritos com várias crianças onde busca soluções para seus problemas sociais e emocionais.  Assim os profissionais precisam estar preparados para mediar as relações e conflitos das mesmas.

             As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. [14]

 

 

 

Segundo (MEC /SEF, 1998)      a artes visuais está presente a todo momento na vida das crianças, pois elas criam, recriam, transformam usam a sua imaginação a todo momento em suas ações no ato de brincar e conviver com as demais crianças. Usam as Artes visuais para expressar através das músicas, danças, desenhos etc. Expressam experiências vividas em todos ambientes tanto escolar como familiar e social.

            O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças. [15]

Em conformidade com (MEC /SEF, 1998) o trabalho com as Artes Visuais na educação infantil é primordial o respeito as fases de desenvolvimento de cada faixa etária com objetivo de desenvolvimento das capacidades criativas das crianças. A cada faixa etária a criança mergulha em um mundo novo de descoberta de sentimentos, pensamentos, imaginação, intuição e cognição etc. Precisa se buscar o desenvolvimento total de cada fase das crianças.

4.Considerações finais

No decorrer do trabalho de pesquisa constatou se a necessidade do contado com as Artes Visuais na educação infantil auxiliando a aprendizagem global na análise de desenvolvimento pessoal e social.

Diante disso a pesquisa teve como papel objetivo geral apresentar de que forma a aplicação da Artes visuais na educação infantil auxilia as dificuldade aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social nas escolas primárias constatou se que objetivo geral foi atendido porque efetivamente o trabalho conseguiu mostrar que a aplicação das artes visuais na primeira infância contribui para o desenvolvimento das crianças.

O objetivo especifico inicial era conceituar o que é artes visuais e a sua importância na educação infantil foi conseguido pois demonstrou a importância dessa área para minimizar ou sanar possíveis dificuldades de aprendizagem pessoal e social.

 O segundo objetivo especifico era de que forma a artes visuais pode ser importante na infância foi atingido com êxito pois obteve-se a orientação em pesquisa de vários teóricos onde enfatizou-se   o quanto a artes visuais sendo aplicada desdá primeira infância pôde auxiliar na dificuldades da aprendizagem na escolar até a vida adulta.

O terceiro objetivo especifico era como   valorizar o desenvolvimento global desdá primeira infância e como ela auxilia a criança na educação infantil demais anos escolares foi atingido construído por cada passo anterior a infância é a base do desenvolvimento global sanando se ou minimizando as dificuldades na mesma atingimos o objetivo de ter um humano desenvolvido plenamente.

A pesquisa partiu da hipótese de que a sua aplicabilidade com as crianças na primeira infância auxilia os professores corrigindo possíveis problemas sendo a infância a base da vida humana é a fase onde recebe se vários estímulos e intervenções durante o trabalho verificou-se que o quanto antes realizar uso da psicomotricidade os resultados serão cada vez melhor  então fez se o teste e foi confirmado por isso a necessidade da artes visuais  desdá primeira infância com atividades adaptadas ao  processo de maturação de cada indivíduo evitando assim futuramente dificuldades objetivando desenvolvimento global.

Dessa forma o problema de pesquisa que era de que forma a aplicação da artes visuais na educação infantil auxilia a dificuldade de aprendizagem global? Foi atingido sendo apresenta do o que é artes visuais a importância do seu trabalho na educação infantil e ao resultado dos eu trabalho na primeira infância minimizando ou até sanando as dificuldades atingindo o desenvolvimento global.

O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, revista e livros, caracterizando se este trabalho como uma pesquisa de natureza qualitativa Percebendo se a importância do trabalho com as artes visuais na educação infantil.

Diante da método proposto percebe se que o trabalho poderia ser realizado com uma pesquisa mais ampla na bibliografia para analisar os aspectos propostos no trabalho sendo interessante um trabalho de campo porém o mundo encontra se em uma pandemia do coronas vírus (COVID 19), onde a população manteve em isolamento cada um em sua casa e os materiais bibliográficos só foram conseguidos de forma online sendo impossível uma pesquisa de campo.

Recomenda se que as pesquisa futuras o pesquisador poderá estar indo em bibliotecas físicas, fazer pesquisa de campo em escola de educação infantil particular e públicas em bairros periféricos ou não torna se interessante explorar as diferentes classes da sociedade e como é comtemplando o direito das crianças.

  1. REFERÊNCIAS

AMÂNCIO, Anna Rosa. Atividades de artes plásticas com crianças de até quatro anos / organização, Centro de Criação de Imagem Popular ; coordenação, Eliana Protasio ; texto original edição de texto, Madza Ednir. – Rio de Janeiro : CECI P, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Coleção Proinfantil: módulo IV: unidade 5. Brasília, DF, 2006

BRASIL. Ministério da Educação. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1998.

Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental anos iniciais,2018.

LOPES, Mendes; FARIA, Livro de estudo: Módulo IV, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação

Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006.

76p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 5)

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE. Secretaria de

Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.vl3

 

[1] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.36).

[2] (MEC/SEF, 1998, vol.3)

[3] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.17)

[4] . (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.16)

[5] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.37).

[6] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.26).

[7] (BRASIL, 2018, pag. 80)

[8] (AMÂNCIO, 2015, p.04).

[9] (BRASIL, 2018, pag. 83)

[10] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.18).

[11] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.28).

[12] (BRASIL, 2006, 85).

[13] (AMÂNCIO, 2015, p.05)

[14] (MEC /SEF, 1998, pag. 85)

[15] (MEC /SEF, 1998, pag. 91)

ALICE BENEDITA DA SILVA

ALESSANDRA BENEDITA DA SILVA

ROSANA CRISTINA DO NASCIMENTO CASTILHO.

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Várzea Grande- MT
ANO 2022