A IMPORTÂNCIA DA VIDA COMUNITÁRIA!

 

Prof. Ms. Ciro José Toaldo

 

Vivemos no  tempo do 'individualismo', onde  cada um é para si e existe um forte apelo ao egoísmo e 'centralismo pessoal'; portanto, torna-se complicado e, até utópico, falar de vida comunitária que acentua o contrário do individual. Esse artigo foi escrito para  ressaltar o coletivo e na busca de elementos que demonstram a importância da vida comunitária, poderíamos destacar vários pontos. Contudo, em nosso entendimento a  “religião”  é dos fortes elementos que leva as criaturas a vivenciar a senso comunitário.

 Sim, a participação do povo em torno de uma Igreja Viva demonstra que por meio da  religiosidade existe um forte mecanismo que congregar os seres humanos em busca de princípios comuns. Ricos e pobres, brancos e negros, jovens e velhos, homens e mulheres, patrões e empregados, enfim, todos sem distinção buscam na religião a plena forma de viver em comunidade, assim como viveram os primeiros cristãos a essência da unidade seguindo os ensinamentos do grande mestre Jesus Cristo (At 2,42-47).

Como afirmávamos anteriormente, em tempo de alta do individual, do ‘salve-se quem puder’, não faltam espertalhões que infelizmente utilizam-se dos fins religiosos para o beneficio próprio, em nome da ‘desgraça alheia’ fazem tudo para convencer os pobres desamparados que ‘com eles existe a solução mágica’, mas este é lá um problema que um dia estes ‘oportunistas’ deverão prestar contas  ao Pai Celeste.

   O que queremos ressaltar é a vida em comunidade e, como sempre ouvimos o velho lema: a comunidade que reza unida permanece unida. É um ditado antigo, mas também muito atual. Desculpe-nos os não católicos, mas queremos saudar e parabenizar os paroquianos da Paróquia o Nossa Senhora de Fátima, de Naviraí, que nos estimulam a dizer  que nessa Paróquia a vida comunitária é uma realidade.

As celebrações eucarísticas sempre contam com a presença de um dos Padres: João, Jair e Silvestre que recepcionam o povo com muita alegria; sempre há um grupo que providencia  os atos litúrgicos e os cantos das celebrações. A Igreja, sempre repleta de fiéis, que entusiasticamente participavam da liturgia.

Como é bom ressaltar aspectos positivos de uma comunidade, quando muitos se isolam e não acreditam mais na vida comunitária. E, o melhor ainda, é saber que a “religião” (caminho para Deus) contribuiu para aprimorar esse sentido comunitário.

Queremos nesse momento saudar e felicitar os Padres: João, Jair e Silvestre com um caloroso abraço de paz e bem e, um parabéns do tamanho de Naviraí e dizer, que continuem firmes na caminhada de mostrar ao povo a importância de se viver em comunidade, assim como fizeram Jesus Cristo e tantos dos seus seguidores.

Aos paroquianos da comunidade Nossa Senhora de Fátima e todas as capelas dos bairros, nosso firme e convicto apelo para que não se esmoreçam, mas que continuem firmes nesta na magnífica caminhada da vida comunitária, pois, com ela só teremos a ganhar e, jamais se esqueçam de ser eternamente gratos aos Padres que dedicam inteiramente a causa de Deus suas vidas e a causa nobre do despertar o bem comum e a importância da vida em comunidade.

Bem diz Roque Schneider: “Na atualidade sobram leis e tecnologia. Falta comunidades de fé. Mas o mundo continua de pé porque ainda existem pessoas que rezam, vivem em comunidade e lutam pelas coisas de Deus”.