A partir dos desdobramentos da sociedade moderna, sobretudo com o advento da Revolução Industrial e a Revolução Francesa, as chamadas revoluções burguesas, o estudo da vida social foi intensificado e, a Sociologia acabou sendo criada.

Especificamente em relação à História do Brasil, inicialmente os estudos em relação à sociedade, estiveram comprometidos com as classes dominantes e seguia os estudos da visão tradicional. Paralelamente, a Sociologia, em relação ao espaço escolar passou por um longo período de enfraquecimento e hibernação; assim como a História foi destituída radicalmente de seu sentido crítico, onde o aluno foi levado a ‘decorar’ e relacionar os acontecimentos aos grandes nomes em função de enaltecer o ideário de uma construção de identidade nacional em função de atender ao “obedecer” e do ‘aprender com eficiência’ sem pensar e sentir-se como ser humano construtor de sua própria História.

Na atualidade, em que pese os ditames de grupos que desejam o fim das chamadas Ciências Sociais nos espaços escolares, dentre elas a Sociologia, presenciamos grandes renovações nas propostas de seu ensino que instigam a visão crítica do alunado.

Contudo, dentro de uma visão tecnicista que domina o espaço escolar, percebemos o enfraquecimento às chamadas "disciplinas humanas", sem negar a importância de outras disciplinas; portanto, as disciplinas humanas, como a Sociologia, precisam ter lugar de merecimento. Como afirma o grande sociólogo brasileiro, Florestam Fernandes: “fornecer conhecimentos de meios científicos e tratamentos dos problemas sociais é uma das funções das Ciências Sociais no mundo moderno”.

         Ainda lembrando este sociólogo, ele afirma que os homens só tomam consciência dos problemas sociais e suas consequências se adentrarem no mundo do conhecimento científico.

         Quiçá, por meio do estudo da Sociologia, as gerações mais novas possam descobrir o verdadeiro sentido da vida social e a importância de se viver em segurança e com liberdade; pois, pela aquisição dos conhecimentos obtidos pela Sociologia e demais ciências humanas dependem, cada dia que passa de modo mais acentuado, as possibilidades de condução racional.     

         É de esperar-se que a educação por meio da Sociologia se crie personalidades mais aptas à participação das atividades políticas e que levem a formar um novo tipo de homem, exigido pela civilização cientifica e industrial em desenvolvimento.