O tema deste trabalho é a importância da salesianidade na vida escolar de educandos e educadores, a metodologia dos salesianos no âmbito educacional. A salesianidade é um tema amplo, mas será abordado na linha pedagógica, através das vivências de São João Bosco (Dom Bosco), fazendo comparativos na intervenção de duas instituições de ensino. Poucos têm conhecimento sobre o que é salesianidade e o que ela influencia dentro de uma instituição. O Sistema Preventivo, criado por Dom Bosco, está presente em todas as casas salesianas, a qual é caracterizado como uma maneira diferente de educar, envolvendo a espiritualidade entre educandos e educadores. Para tanto foi estabelecido um objetivo, que é analisar e conhecer a metodologia dos salesianos no âmbito educacional. O tipo de pesquisa aqui utilizado é o bibliográfico, além de entrevista em duas escolas, sendo uma que segue o sistema educativo de Dom Bosco e a outra não. O resultado a que a pesquisa chegou é o de que a vivência do espírito salesiano, que pode ser traduzido por salesianidade, agrega valor na construção do conhecimento e na formação do indivíduo.

Palavras-chave: 1. Dom Bosco – 2. Sistema Preventivo – 3. Salesianidade

INTRODUÇÃO

Dom Bosco foi um sacerdote italiano, responsável pela fundação da Congregação Salesiana, a qual surgiu devido às experiências e vivências de Dom Bosco em relação aos jovens da cidade de Turim, na Itália, entre 1841 e 1888.

Dom Bosco, a partir de 1988, pela CartaCentesimo Exeunte, de João Paulo II, por ocasião das comemorações do primeiro centenário de sua morte, passou conhecido como “Pai e Mestre da juventude” porque fez inúmeros trabalhos com os jovens que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Ele acolhia as crianças e os jovens abandonados, que encontravam-se nas ruas de Turim, muitos deles órfãos de pai e mãe.

Desta forma, Dom Bosco construiu uma metodologia própria para fazer a diferença para estes jovens. Além de dar teto e comida, ele orientava os jovens através de muito diálogo, educação, oração e espiritualidade. Dom Bosco organizou o sistema preventivo o qual auxiliou muito os jovens para uma nova postura na sociedade. É a partir desta prática que será relatado e observado a importância deste trabalho dentro de uma instituição de ensino.

Este olhar salesiano que Dom Bosco tinha para com os jovens fazia com que se tornassem pessoas mais instruídas profissionalmente e mais sociáveis, pois muitas delas para sobreviver nas ruas precisavam furtar para ter o que comer.

Algumas características que as pessoas acabam fortalecendo com o convívio dos salesianos é o carisma e os valores, como amizade, solidariedade, respeito, humildade, lealdade e entre outros. Estas características são importantes para um bom resultado no desempenho escolar, tanto para educandos como para educadores.

Este artigo tem por objetivo analisar e conhecer a metodologia dos salesianos no âmbito educacional. O tipo de pesquisa aqui utilizado foi o bibliográfico, além de entrevista em duas escolas, sendo uma que segue o sistema educativo de Dom Bosco e a outra não. No presente artigo, portanto, serão abordadas algumas considerações das escolas observadas. Desta forma a escola 1 se referirá a escola não salesiana e a escola 2 será a escola salesiana.

Além da introdução e das considerações finais, este artigo foi dividido em três tópicos, sendo que o primeiro procurou reconstruir alguns traços da história do jovem João Bosco, que depois se tornou Dom Bosco, e que o levou a fundar um movimento, chamado salesiano, para trabalhar com a educação da juventude. No tópico seguinte, foi realizado um estudo sobre o que seja a salesianidade, isto é, o espírito salesiano, em cuja base se encontram a razão, a religião e a amabilidade. A seguir foi feita uma abordagem da pesquisa em duas escolas, para se perceber a diferença de modelos. Sobressaiu que a escola que aplica o sistema educativo de Dom Bosco promove uma educação que transforma o educando em cidadão, cristão e profissional competente. O segredo do sistema educativo salesiano são as relações entre educador e educando. Esta tem por base a preocupação do educador com as necessidades do educando. [...]