Resumo

Este estudo busca levar á reflexão em especial aos profissionais da área da educação as vantagens da observação de uma rotina nas instituições de educação infantil e como o mesmo leva o melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Objetivando a analise do conteúdo e a realização de uma proposta de execução nas unidades educacionais. Através de uma pesquisa bibliográfica, sobre á analise de grandes autores como FREIRE (1998), PROENÇA (2004), ZABALZA (1998), entre outros. Buscando apresentar a relevância da rotina bem elaborada e planejada nas unidades educacionais à observação a teoria com a prática, comparativo da rotina com o cotidiano, os diferentes contexto, as vantagens, organização espacial e do tempo e a rotina do cuidar e educar. Conclui-se que na rotina o educar dentro das unidades infantil contribui para o desenvolvimento solidário, cooperativo, humanizado, social, para a integração e proporciona nas crianças uma identificação pessoal.

Palavras-Chave: Rotina. Educar. Cuidar. Educação Infantil.

Introdução

Esse artigo relaciona como tema a importância da rotina das instituições de educação infantil, observando a teoria com a prática, comparativo da rotina com o cotidiano, os diferentes contexto, as vantagens, organização espacial e do tempo e a rotina do cuidar e educar.

Dentro deste pressuposto, observam-se as questões relativas à temática:

  • Quais são as vantagens da observação de uma rotina dentro das instituições de educação infantil e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem das crianças?
  • Quais as questões inerentes à rotina o gestor e os profissionais que atuam nessas instituições necessitam obter conhecimento para um melhor desenvolvimento de suas atribuições?

A rotina planejada pode ser considerada como um direito da criança, em que ela pode desenvolver atividades permanentes e atividades diversificadas, isso é, atividades programadas como as de higienização e atendimento das necessidades fisiológicas, como também das educacionais, roda de conversa, hora da história e da brincadeira. Não se trata de contar todos os dias à mesma historia, brincar com os mesmos brinquedos, pois isso é considerada uma rotina desestimulante e ineficaz, por isso, é essencial que o educar diversifique suas atividades dentro da rotina.

Os autores relacionam não apenas a importância da rotina em si só, mas que ela obtenha seu dinamismo dentro de um período programa de cuidar e educar no ambiente educacional infantil.      A rotina é muito importante para o desenvolvimento infantil, pois ela auxilia para o aprendizado e preparação da criança na sua interação com o mundo, para Freire:

O ritmo do grupo de viver o tempo é constituído dos ritmos de cada participante que se constitui de variações. Uma rotina constitui-se de ritmos diferentes e semelhantes semelhança não significa homogeneidade de seus participantes. Por isso, rotina é entendida como a expressão do pulsar do coração vivo do grupo com diferentes batidas rítmicas. Rotina entendida como a cadencia seqüenciada de atividades diferenciadas que se desenvolvem num ritmo próprio em cada grupo (FREIRE, 1998, p.43)

Diante disso, observa-se o objetivo desse estudo de relacionar a importância de se obter uma rotina de forma eficaz nas unidades de educação infantil, onde o gestor poderá apresentar uma proposta de execução e conhecimento aos demais profissionais para que a mesma seja elaborada de forma adequada.

Para que os objetivos propostos sejam alcançados, foi realizada pesquisa bibliográfica, com recursos metodológicos, através de triagem e analise dos materiais disponíveis que apresentavam grande relevância dentro de tal temática, materiais disponíveis publicados de grande relevância. Fundamentados em grandes autores que contribuíram significativamente dentro da temática, sendo eles: Barbosa (2006), Batista (1998), Freire (1998), Gandini (1999), Proença (2004), Zabalza (1998), assim como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998).