Carlos Alberto STAMPA MACHADO[1]

RESUMO: Este trabalho visa mostrar a importância da resolução de problemas para o ensino da matemática. A resolução de problemas é a essência darazão do ensino da matemática, levando o alunoumamelhor compreensão, interpretação e consequentemente a transpor da linguagem escrita para a sentença matemática.Porém nos dias atuaiso que aindase vêsão professores insistindo na chamada “zona de conforto”, onde a aula é preparada com foco na abstração,um uso exagerado de regras, método muito utilizado na década de 60 e 70, desinteressantes para os alunos, e que não desenvolvem a criatividade e autonomia em matemática.

Palavras-chave: Resolução de Problemas; Ensino Aprendizagem, Didáticas; Ensino da Matemática.

 

ABSTRACT

This work aims to show the importance of problem solving in mathematics teaching. Problem solving is the essence of reason of mathematics teaching, leading the student a better understanding, interpretation and consequently to transpose the written language for mathematical sentence. But nowadays what still see are teachers insisting in the "comfort zone" where the class is prepared with a focus on abstraction, an exaggerated use of rules, a method widely used in the 60s and 70s, uninteresting for students and who do not develop creativity and autonomy in mathematics.

Keywords: Troubleshooting; Teaching Learning Strategies; Teaching; Mathematics Teaching.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

A Matemática é uma das áreas do conhecimento que tem seu desenvolvido a partir dos problemas que a o homem encontra. A resoluçãode problemas dá suporte para aplicações da matemática no cotidiano, visto que aproxima a matemática a situações reais que ocorrem com os alunos. A resolução de problemas deve ser construídatendo como base o raciocínio lógico e não a forma mecânica, pois se deve incentivar e instigar o aluno a pensar no processo de resolução e não no uso de fórmulasque o levem a abstração. Pois para o ensino da matemática não basta só memorizar, é necessário, fazer com que os alunos participem das investigações que os levem a resolução. “A Resolução de Problemas é um método eficaz para desenvolver o raciocínio e motivar os alunos para o estudo da Matemática. O processo ensino-aprendizagem podem ser desenvolvidos através de desafios, problemas interessantes que possam ser explorados e não apenas resolvidos” (Lupinacci e Botin, 2004).

 

  1. PROBLEMA OU EXERCÍCIO?

 

Para Carvalho (1994, p.), problema "é uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade, e para o qual não tem uma resposta imediata, mas para tal necessita de meios intelectuais para resolvê-los". Já no exercício, o aluno já sabe resolver ou tem memorizado o mecanismo de como resolver.Polya (1949, p.15) afirma: "Primeiro, o professor deveria estabelecer a classe certa de problemas para os seus alunos: não muito difíceis, nem fáceis demais, naturais e interessantes".

 

  1. O INSUCESSO ESCOLAR

 

Entende-se por insucesso escolar, a possibilidade do alunonão atingir as metas pré-fixadas na organização e desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, dentro dos limites temporais previstos.Na aprendizagem da matemática, os problemas são fundamentais, pois coloca o aluno diante de questionamentos próprios da resolução de problemas, possibilitando o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. O ensino e a aprendizagem da Matemática, sem a habitualidade, da resolução de problemas é um dos fatores do insucesso escolar na disciplina, eum dos motivos refere-se à dificuldade de interpretar os textos matemáticos (transposição textual da língua portuguesa para sentenças matemáticas). Nas escolas é comum encontrar alunos desestimulados em relação à Matemática, apresentando dificuldades em conceitos básicos, falta do hábito de leitura e estímulo ainvestigação, sem contar com os inadequados métodos de transmissão dos conteúdos pelos professores. O ensino da matemática sem a resolução de problemas não possibilita o desenvolvimento raciocínio lógico e dainvestigação, pontos fundamentais para despertar a curiosidade dos alunos e torná-los capazes de lidar com as situações.  Sendo assim, percebemos que os problemas são instrumentos que podem estimular a curiosidade do aluno e fazê-lo a se interessar pela Matemática.

[...]