A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

AOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

NEIDE APARECIDA COSTA.

  1. INTRODUÇÃO

Trabalhar com a psicologia nos dias de hoje dentro do ambiente escolar é indispensável, pois através dessa ciência do comportamento é possível avaliar o comportamento dos alunos e suas ações dentro da escola onde os comportamentos das crianças dependem diretamente das atitudes e o educador a partir da psicologia tem a capacidade de compreender os pontos altos e baixos e diagnosticar cada aluno no processo-aprendizagem. O psicólogo dentro da escola pode ajudar a comunidade escolar e a se conhecerem melhor, e aprender a se interagir com todos os membros da escola.  O psicólogo consegue realizar pesquisas no comportamento do ser humano, e detectar a origem psíquica de muitas doenças, e esse trabalho tem relação diretamente com a atitude do professor em relação aos alunos e a disciplina trabalhada em sala.  

Com base nesses conceitos os profissionais da área de psicologia detectou que o professor em relação à sua matéria trabalha diretamente com a atenção dos alunos, e para se obter êxito em desenvolvimento o educador tem que passar aos seus alunos uma relação de amizade e confiança, conquistando o espaço para que ao aplicar seus conteúdos os alunos se sintam confiantes a ponto de apontar as dificuldades sobre o assunto e ter mais facilidade em aprender após esse método aplicado em sala.

  1. OBJETIVO

Trabalhar de maneira clara e, objetiva onde a psicologia da educação utilizara todos os princípios e meios necessários para ter as informações psicológicas em torno do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem.

A psicologia da educação é uma série de estratégias, instrumentos e recursos para que o professor possa manejar o seu ato pedagógico, fazendo a figura de mediador onde intermediara entre o conhecimento, sistematizado, organizado e patrimônio da humanidade, e tudo essas praticas seria aplicada ao ser que está diante do professor, que é o aluno. Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem, e seus métodos de ensino e suas maneiras e estratégias para conseguir conquistar a autoconfiança de seus alunos.

 

  1.  DESENVOLVIMENTO

 

Os dois métodos principal a ser trabalhado nessa disciplina é a compreensão do aluno e a compreensão do processo ensino-aprendizagem.

 

  • Compreensão do aluno:

 

Essa compreensão, falam de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. Lembrando que o aluno é um ser abstrato e não ideal, pois é um ser cheio de preocupações e problemas diários e com defeitos e qualidades momentâneas. Então ele precisa ser compreendido pelo professor e os demais profissionais da escola, para ter condições de desenvolver uma convivência estudantil de forma harmoniosa e equilibrada dentro da comunidade escolar.

 

  • Compreensão do processo ensino-aprendizagem:

 

Já para o educador não é suficiente apenas conhecer o aluno, é preciso que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam na aprendizagem do seu aluno, qual a melhor maneira e meios a ser traçado para não ser prejudicial ao ensino-aprendizagem do aluno mais adiante, além de outro aspecto fundamental que envolve diretamente o aluno e o professor, para isso a educação junto com a escola percorre o mesmo caminho, onde o objetivo de ambos é educar os alunos, só que lembrando que a educação não acontece apenas na escola ela surge dentro do seu meio de convivência familiar, então pais, alunos, escola e professor tem como objetivo concretizar uma parceria para que o ensino-aprendizagem seja de qualidade e que nossos filhos e alunos saiam preparados para uma caminhada de ensino no futuro.

Ao ser bem desenvolvido esses dois métodos o professor e o aluno terá um processo de ensino com muito êxito e superação.

 

  1. CONCLUSÃO

A psicologia da educação é indispensável na sala de aula, pois ela que prepara o professor para que tenha condições de compreender seus alunos e desenvolver um trabalho mais eficiente a cada dia, além de conhecimentos ligados ao desenvolvimento afetivo e intelectual dos alunos, à Psicologia da Educação pode ajudar o professor a compreender os alunos em suas relações com a família, com os amigos, com a escola, com a comunidade, fazendo dele assim um ser melhor. O processo de ensino aprendizagem é bem subdivido e a psicologia trabalha lado-a-lado com o professor e o aluno. E isso acontece no mundo inteiro, e a aprendizagem depende de uma série de fatores, entre eles, a presença da família que é fundamental.  

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
  • FRELLER, C. (2001). Histórias de Indisciplina Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.
  • GUZZO, R.S.L..(1999). Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas, Ed. Alínea.
  • HERNÁDEZ, F.; Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed
  • HUGUET, E., & Solé, I. (1999). Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed
  • MACEDO, L. (1994). Ensaios Construtivistas. SP: Caso do Psicólogo
  • MACHADO, A. M. (1994).Crianças de classe especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. SP: Casa do Psicólogo,Machado, A. M. & Souza, M. P. R.