RESUMO

Esse artigo trata-se de um estudo sobre como a motivação pode ser um gerador de desenvolvimento organizacional, tendo em vista que no cotidiano das empresas acontecem muitas mudanças que influenciam diretamente no comportamento das pessoas que desmotivadas podem tornar-se um problema para a organização e também para si próprias no que diz respeito às questões emocionais e relacionais, pois o indivíduo que não têm estímulo para o trabalho, conseqüentemente o rendimento deste tende a cair e suas tarefas não são executadas com êxito. Dessa forma utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito da temática, onde os principais objetivos desse estudo refere-se ao modo como a motivação em um ambiente organizacional pode contribuir tanto para o desempenho profissional como pessoal dos sujeitos.

Palavras-Chaves: Motivação, Organização, Qualidade de Vida

Introdução

 

A motivação humana para o trabalho, há séculos tem sido um dos grandes desafios para a realidade das empresas visto que, hoje em dia, ela tomou outra conotação, tornando-se um dos assuntos mais abordados e de fundamental importância no estudo que relaciona o homem e seu trabalho.

O ser humano pode ser compreendido pelos níveis físico, mental, emocional e espiritual, que estão relacionados entre si. E a motivação é, portanto necessária para a solidez entre esses níveis e uma efetiva integração entre o indivíduo e a organização.

A motivação é resultado de um equilíbrio, de um bem-estar de uma adequação entre o indivíduo e suas necessidades, precisando de estímulo para que o indivíduo possa realizar suas aspirações. Também pode ser considerada como uma concentração de energias, estimulada por desejos ou carências próprias do indivíduo, que gera tensão ou motivos para uma ação.

Atualmente as empresas estão passando por grandes transformações mediante a era da globalização e para acompanharem as inovações em um mercado tão competitivo precisam de organização e atualização de seus setores de trabalho, onde os colaboradores são peças fundamentais nesse processo.

A escolha do tema justifica-se em face de saber que o sucesso de uma organização pode ser avaliado pelo ambiente de trabalho que é oferecido pelo gestor aos seus funcionários. Entretanto no cotidiano das empresas acontecem muitas mudanças que influenciam diretamente no comportamento das pessoas que desmotivadas podem tornar-se um problema para a organização e também para si próprias no que diz respeito às questões emocionais e relacionais, pois o indivíduo que  não têm estímulo para o trabalho, conseqüentemente o rendimento do deste tende a cair e suas tarefas não serão executadas com êxito.

Diante disso, esta pesquisa torna-se pertinente por tratar de um assunto que pode demonstrar caminhos para uma gestão de pessoas eficientes, através do estudo das teorias motivacionais, bem como, trazer conhecimentos para a área administrativa e muitas contribuições para a sociedade. Sabe-se que pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho, não colaboram para o sucesso da organização e pessoas motivadas são capazes de realizar suas atividades com mais qualidade.  E é disso que as empresas atuais precisam, pessoas capazes de identificar suas necessidades de capacitação e a adquirir as habilidades necessárias para contribuir com o sucesso das empresas e suas perspectivas de vida. Por isso, analisamos a seguinte questão: Como a motivação influencia o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho?

Diante desse contexto delineou-se como objetivo geral: Apresentar a relevância da motivação para o desenvolvimento organizacional.

Esta pesquisa trata-se uma pesquisa bibliográfica, através do tema: A importância da motivação como ferramenta de desenvolvimento organizacional. Segundo Gil (2002, p.44):

“a pesquisa bibliográfica obtém os dados a partir de trabalhos publicados por outros autores, como livros, obras de referência, periódicos, teses e dissertações e a pesquisa de levantamento: analisa comportamento dos membros de uma população por meio da interrogação direta a uma amostra de pessoas desta população”.

A motivação é uma ferramenta muito importante que contribui para o desenvolvimento, crescimento e aprimoramento profissional das pessoas, que motivadas podem contribuir com resultados bastante produtivos nas organizações. Pode ser definida de várias formas e variar de pessoa para pessoa, dependendo do estimulo financeiro, reconhecimento profissional, ambiente ou condições de trabalho, entre outras variáveis. Com isso, a seguir serão contextualizados tópicos sobre o tema. [...]