LITERATURA:

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO MEDIO 

1  JUSTIFICATIVA 

Optou-se pela área de concentração da literatura, pois trata - se de uma matéria pouco trabalhada na escola; apesar de conhecermos vários autores de grandiosos livros e variadas obras e sabermos de sua grande importância na formação do aluno; pouco tem se estudado e mergulhado neste tão vasto e profundo assunto.

 

2 OBJETIVOS

Ampliar nossos conhecimentos em literatura;

Demonstrar os métodos de estudos feitos pelos professores;

Demonstrar qual a verdadeira importância da literatura no ensino médio;

Analisar baseados nas referências contidas nesse trabalho, se os professores e alunos estão ou não fazendo uso correto da literatura em sala de aula.

Demonstrar a importância da leitura em sala de aula;

Entender quais os problemas enfrentados pelos professores e alunos referentes a leitura em sala de aula

3 LITERATURA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO MÉDIO:

Através da Literatura entramos em contato com os temas da sociedade que de certa forma se tornam complexos, e que não pertencem aos livros gramaticais, como por exemplo, a paixão, o ciúme, o autoconhecimento, a angústia, a luta do velho contra o novo, a confusão entre realidade e fantasia, a mentira, a existência de diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Afinal qual de nós não se perguntou a respeito desses assuntos que fazem parte da vida humana, qual o motivo do ciúme, da dor, da angústia, quem é, para onde vou, o que farei para melhorar de vida, e ajudar a melhorar minha sociedade?

Como diz ABRAMOVICH, É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc  sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.

( ABRAMOVICH,1997,p.17)

Quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção. Trabalhar a literatura em sala de aula é, antes de tudo, mergulhar num mundo de subjetividade e encantamento, um lugar mágico onde o aluno encontra a possibilidade de se descobrir, de se reconhecer, de se encontrar. Neste sentido a literatura passa a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos     podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas  próprias emoções.

ABRAMOVICH (1997) Quando as crianças ouvem histórias passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos, Segundo ele as crianças e os jovens ao ouvirem histórias parecidas com as de sua vida , mergulham no mágico da literatura de um modo que através dos personagens muitas delas são curadas de suas dores, feridas e sofrimentos; como o exemplo da história do Patinho Feio, onde é pelos amigos e familiares julgado como diferente, mas no final se torna o mais belo cisne da história. A criança ou jovem ao ver essa mudança que ocorreu com o patinho, de certa forma se alegra como se aquilo fosse acontecer com ela em algum momento de sua vida, se ela na escola ou em casa sofre abusos  parecidos. Desse modo seria difícil enumerar os benefícios da literatura na formação das pessoas, pelo simples fato de a literatura não ter fronteira em si mesma, ela atua de forma livre, sem se conter a temas, a pessoas, autores, tempo, espaço. Ela é a junção entre o ler e as alturas, é conhecer a vida, é viajar no tempo e no espaço, conhecer o mundo sem se preocupar com o combustível; é vencer a força da gravidade, sem lutar e sem se mover.

3.1 O HÁBITO DE LER

 

 

 A leitura do texto literário no ensino médio é, sem dúvida, muito importante para o aluno nesta fase de sua formação escolar. O texto literário promove um encontro especial com a leitura, pois através do contato com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem, entra em contato com diferentes aspectos da Língua Portuguesa. Quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção.

 A literatura é arte, e como tal deve ser tratada com o mesmo cuidado dado as obras de arte; afinal a tela usada por ela é a própria vida de quem lê.

Mas como alguém produzirá algo em seu caráter se não lê?  Pois segundo a UNESCO (2001, p.45) “Somente 14% da população tem o hábito de ler”, portanto,pode-se afirmar que a sociedade brasileira não tem o hábito da leitura”, dentro dessa perspectiva cabe á escola e a família desenvolver nas crianças e adolescentes o desejo de ler.

Mas em uma sociedade totalmente capitalista, onde em várias áreas de nossa vida o ter vale mais do que o ser, e a busca pela satisfação financeira é muito maior do que a busca pela alegria, e estamos falando não apenas nas casas, mas nas escolas, é pouca a busca pela leitura por parte dos professores.

MACHADO (2001, p.45) “Não se contrata um instrutor de natação que não sabe nadar, no entanto, as salas de aula brasileiras estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar”.

Então nós que tanto cobramos das crianças o hábito da leitura, porque não nos cobramos? Será a mesma desculpa de salários baixos que irá esconder a nossa falta de vontade de ler? Faremos nós cumprir o ditado tão conhecido “Não faça o que eu faço, faça o que eu digo”?

 Creio que para a mudança de uma geração, seja necessário, primeiro uma mudança nas escolas brasileiras, não por parte dos alunos mas daqueles que desejam influenciar.

Devemos pensar no futuro das crianças que nos assiste em aula, não como se nós estivéssemos ali somente cumprindo horário, sem motivação, tratando as aulas com desdém; penso como futuro professor que nós devemos dar o melhor de nós aos alunos, trabalhar para que eles anseiem pelo conhecimento como desejam a água em momentos de sede, devemos incutir no coração das crianças e jovens a vontade de crescimento não somente financeiro, como espiritual formando cidadãos honrados, que possam confiar em si, em seus pais em seus professores, no país; então, com certeza teremos uma nação forte e preparada para qualquer dificuldade, pois os nossos jovens saberão do seu valor e do valor de confiarem si, até o fim.

4 METODOLOGIA do Estágio

1  O presente estágio será feito na  Escola de Educação Básica Saul Ulisséa , que se situa a Rua Dr. Paulo Carneiro 10044, Cabeçuda na cidade de Laguna , Santa Catarina.

Rotina:

(14/09/2012)

Fomos levados à sala de aula pela secretária Margarete, entramos e o professor nos recebeu muito bem e indicou um lugar para nos sentarmos, eu e Helizandra, ele começou a corrigir os exercícios referentes a aula passada, e  ajudou alguns alunos a recuperar nota através de um trabalho.

Trabalho a mão, entregar dia 21/9:

“Fazer uma pesquisa sobre Função Subrejetora e função Bijetora, conceitos, propriedades e coloque exemplos”.

Na terceira aula o professor subiu uma aula e aplicou uma prova em dupla, os alunos relutaram no começo, mas fizeram a prova que parecia estar fácil; após o recreio tivemos uma aula com um professor de Geografia onde ele começou a dar aula sobre “A natureza, o trabalho e o espaço Geográfico”.

(17/09/2012)

 2º ano/3

O professor iniciou a aula dando uma redação e explicou para os alunos como fazer uma redação usando introdução, desenvolvimento e conclusão.

3º ano/1

Aparentemente o terceiro ano era o mais interessado em aprender, a sala estava totalmente em silêncio e o professor corrigiu umas redações que ele havia dado anteriormente, depois de lidas elas foram, corrigidas pelos alunos.

Após a correção o professor fez algumas perguntar referentes ao texto e tirou algumas dúvidas.

(18/09/2012)

6º Série 2

Iniciamos o dia na sexta série, a sala estava cheia, o barulho estava razoável, e a professora estava escrevendo sobre Artigos.Após a matéria ela passou alguns exercícios no quadro:

“Exercícios.”

1 Complete os espaços com os artigos definidos convenientes.

a)    Quem não conhece__ amazonas, o maior rio do Brasil.

b)    ___ amazonas conseguiram as melhores colocações no último

  Torneio da sociedade Hípica.

c)    Na excursão, alguns participantes se indispuseram com __ guia.

Terminada a aula passamos para outra professora, ela pediu que eles demonstrassem através de um desenho algo referente a Solidariedade, e depois deu revistas aos alunos para eles criarem um jornalzinho, todos participaram .

(18/09/2012)

1º ano 2

Fomos para sala do primeiro ano , eles estavam apresentando um trabalho sobre paródia, esse apresentava um nível muito grande de criatividade, alguns utilizaram músicas, outros desenhos e redações ; e todos participaram das aulas sem interrupção.

Na última aula ,o professor passou a mesma atividade para outra turma, pediu também a ficha de leitura que nada mais é do que ler um livro em um mês juntamente com uma redação.após as atividades, o professor liberou os alunos para a biblioteca e nós fizemos uma entrevista com ele.

Caracterização da instituição em relação á educação básica :

A E .E .B SAUL ULYSSÉA possui um prédio com dois pisos , possui uma quadra esportiva , sala de informática, apoio pedagógico, laboratório de química, sala de vídeo, biblioteca, sala de música.

Ela acolhe também alunos com deficiência física obtendo uma estrutura apropriada com rampa e banheiro especial.

O espaço da escola é bem amplo, tendo estacionamento para carros e área de fumantes para os professores, o acervo da biblioteca é variado e cada sala possui dois armários onde são guardados os livros.

Caracterização do corpo técnico-administrativo:

A maioria dos professores é formada e possui pós graduação,ela possui aproximadamente setenta professores que atuam na gestão escolar, possui um diretor e dois assessores ,não possui supervisores mas possuem três orientadores que auxiliam no trabalho juntamente com dois secretários.

Caracterização do professor da turma:

Nome? Iliomar Bitencourt de Bem.

Formação? Especialização em letra (pós- graduação).

Experiência profissional? 20 anos de experiência.

Relacionamento com os alunos? É bom, pois eles são agitados mas participam das aulas.

Autores que norteiam a sua prática? Pesquisa via internet, autores de livros variados e tudo que propicie o andamento de minhas aulas.

Costuma levar os alunos na biblioteca?

Sim, a cada quinze dias ou quando for necessário.

Tem o hábito de leitura? Sim, os que mais admiro são Machado de Assis, Clarice Lispector, Paulo coelho, entre outros.

Caracterização do Planejamento:

Semanal e alguns diariamente dependendo da ocasião,se algum falhar busco alternativa , ele é feito no nível de gerência.O planejamento é o primeiro passo para a aula ser um sucesso, sem ele não tem trabalho.

Quando há excesso de alunos em sala de aula, opta-se pelos melhores espaços, como por exemplo a biblioteca, o pátio do lanche e a sala de vídeo.

 5 Caracterização da turma:

 

Número de alunos- 17 alunos.

Faixa etária- 16 a 17 anos.

Saúde- A maioria aparentemente saudável e um com deficiência física.

Lazer- A escola apresenta lugares agradáveis onde avistamos uma quadra de esportes e um parque para crianças.

Nível sócio –econômico- Classe médio – baixa.

Número de irmãos- Varia de um a quatro irmãos.

Componentes da família que trabalham- Geralmente pais, mães e avós aposentados.

Como está organizado e estruturado o espaço físico dos alunos na sala de aula?

Material didático- Livros, retroprojetor, computadores com acesso à internet, escola apresenta também lugares agradáveis onde avistamos uma quadra de esportes , um parque para crianças, sala de vídeo, biblioteca, e salas de aula medindo cerca de 10 x 12 metros.

8 ENTREVISTA:

 

1)    Nome completo? Iliomar Bitencourt de Bem.

2)    Formação? Especialização em Letras (Pós Graduação).

3)    Experiência Profissional? 20 anos lecionando.

4)    Autores que norteiam sua prática? Pesquisas na internet, autores de livros variados, tudo que propicie o andamento das aulas.

5)    Conhece o PPP da escola? Sim, ajudei a montar, ele é escrito pelo grupo docente da escola.

6)    Tem experiências anteriores em outras escolas? Sim, Colégio estadual Almirante Lamego, Stella Maris, Ribeirão Pequeno, entre outros.

7)    Costuma levar os alunos na biblioteca? Sim, a cada quinze dias ou quando for necessário.

8)    Nas Reuniões de professores tem voz ativa? Sim, pois o professor já participou da especialização em pró-gestão.

9)    O professor trabalha com literatura em sala de aula? Sim.

10) Como eles participam da aula de literatura? Faço uma espécie de ficha de leitura e indico um livro para eles lerem em um mês.

5 CRONOGRAMA do Estágio

 

Data

Turno e horário

Atividade

14/09/2012

Noturno/ 19:00 ás 22:30

Observação

17/09/2012

Noturno/ 19:00 ás 22:30

Observação

18/09/2012

Matutino/ 08:00 ás 12:00

Observação

18/09/2012

Vespertino/ 13:00 ás 17:15

Observação e Entrevista

__/__/____

   

REFERÊNCIAS

 

AZEVEDO, Ricardo. Qual a “função” da literatura? Carta na Escola, São Paulo nº. 14, mar.2007.

SCHMIDT, Cassiane. 29, Maio.2009.