Resumo

O presenteartigo tratou da importância da Literatura na Educação Infantil como meio de alfabetizar a criança fazendo com que a mesma desenvolva o gosto pela leitura. Para isso foram utilizados alguns métodos de pesquisa como a bibliográfica e exploratória para desenvolver alguns conceitos e ideias ligados a alfabetização, letramento, leitura e literatura infantil. Também foram expostas algumas ideias segundo autores como: Barreto (1998), Batista (2007), Soares (2003), CADEMARTOTI (1994), dentre outros, para auxiliar o professor na forma como deve manejar sua aula por meio da contação de história.O artigo divide-se nos seguintes tópicos: Introdução com a apresentação da justificativa da escolha do tema, os dos objetivos gerais e específicos e a problemática; Referencial teórico com os conceitos e contextualização de alfabetização, letramento e literatura infantil; Contexto histórico; Papel do pedagogo; e Considerações finais com uma discussão final do que foi debatido em todo o trabalho.  Os resultados apresentados, mostrarão a Literatura como um meio viável para o pedagogo que não encontra melhor maneira de fazer com que a criança sinta prazer em ler, despertando real interesse por livros e histórias infantis, facilitando no futuro, sua alfabetização.

Palavra-chave: Literatura Infantil. Alfabetização e letramento. Educação infantil.

INTRODUÇÃO

            Umas das primeiras habilidades que o pedagogo deve desenvolver no aluno de Educação infantil é a da leitura, lendo, o estudante estará designado a falar e escrever de maneira correta, no entanto há que se pensar em um tipo de leitura ideal para a idade, o presente trabalho pois, teve como finalidade apresentar a Literatura infantil como uma opção de alfabetização para os que estão iniciando a vida escolar, citando alguns exemplos de Textos literários que podem ser utilizados pelo professor no momento de elaborar sua aula.

            Assim pode-se dizer que a escolha para o tema da pesquisa se deu a partir das observações feitas nos estágios obrigatórios, dos quais notou-se uma falta de manejo por parte dos professores em trabalhar a leitura em sala de aula com o uso do livro literário, o mesmo servia apenas como passa tempo e a reação que a criança tinha enquanto a professora contava a história não era levada em conta.

Dessa forma, o problema funda-se na maneira como a escolar não se preocupa com a fase dos primeiros anos, uma vez que os anos iniciais são cruciais para o desenvolvimento do aluno, é nessa fase que a criança desenvolve várias habilidades e competência, dentre elas a de ler, o que nos faz questionar se a literatura infantil ajuda no processo de ler, tal questionamento será respondido não na conclusão do trabalho, mas a medida que o leitor for lendo os tópicos escolhidos para discussão.

            O objetivo geral centra-se e mostrar a Literatura infantil como uma opção eficiente na alfabetização e leitura. Os objetivos específicos têm por finalidade  o de apresentar alguns conceitos importantes para que se entenda a leitura dentro do contexto de alfabetização; o contexto histórico para que tenhamos uma ideia de como a literatura foi inserida na vida da criança; e a função do pedagogo no processo de alfabetização na Educação Infantil.