Projeto borboleta: ‘’ A importância da leitura no desenvolvimento infantil no ápice das altas habilidades superdotação ‘’ 

INTRODUÇÃO

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do habito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam isto é na infância é o que este projeto vem propor.

Sendo assim a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos. Seja em casa ou em sala de aula é essencial que haja um momento especial da rotina para a hora da história. Pensando em um ambiente escolar, esse momento deve acontecer todos os dias. Entretanto, a leitura não deve ser algo imposto á criança, deve ser tratada como algo especial, misterioso e prazeroso, ou seja, algo natural, como uma brincadeira. É essencial que se reflita sobre a qualidade do texto e, principalmente, das interações que são realizados antes, durante e depois da conotação de histórias educadoras e pesquisadores integrais das crianças nos primeiros anos de vida e encaram a vivência escolar como parte essencial desse processo.

Portanto é essencial e importante necessário do que um professor dedicado, ou seja, aquele profissional que busca o conhecimento significativo de seus alunos. É ele que irá fazer um bom planejamento e se preocupar em selecionar boas histórias envolvendo a todos com perguntas reflexivas e pensando sempre em desenvolver e pensando sempre em desenvolver nossos pequenos e em transformar nossa realidade.

Palavras-Chaves: Literatura, infantil, hábitos, brinquedos, ludo teca.

Desenvolvimento

A literatura infantil surgiu, na história da humanidade, quando apareceu o conceito de infância. Trabalhar com crianças da educação infantil é fazer o espaço imaginário da criança.

A literatura infantil é muito importante ele contribui para o conhecimento recreação, informação e interação necessária ao ato de ler podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social emocional e cognitivo da criança. O presente projeto e estudo geral têm com objetivo de destacar a importância da literatura na educação infantil e no ensino fundamental. E como um dos objetivos específicos: Descrever a importância dos livros infantis, e o que eles proporcionam para educação infantil; e verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social e emocional das crianças. Devemos sempre uma vez na semana leva as crianças a desenvolverem projetos de leitura, visitar a biblioteca para conhecer o cenário dos livros infantis. Proporcionar na própria escola uma ludo teca de leitura jogos interativos e de leitura e brinquedos e instrumentos para desenvolver a leitura desenvolver um ditado de palavras procurando sempre na ludicidade da criança podendo ser utilizado de forma livre ou com uma livraria escolar dentro da escola. Os estágios da criança no processo de leitura: Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio da leitura em que a criança se encontra: Seu amadurecimento sobre os mecanismos da leitura e intepretação de textos. Tudo isso se dará se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor leitor iniciante, leitor em processo de alfabetização. Pré  silábica fluente ou leitor crítico.  Leitura desenvolver as habilidades necessárias ao processo de alfabetização estratégias cognitivas  de decifração do código escrita; desenvolver capacidades   necessárias para a compreensão dos usos e funções sociais da escrita .

Conclusão

Precisamos incentivar a leitura na criança desde bebê a mãe deve contar historinhas para o bebê desde ventre dela quando o bebê está dentro da barriga ele já demostrar os primeiros gestos de amor por isso o bebê precisar ser amando muito antes de ser gerado na sua casinha no seu jardim biológico. No processo desenvolvimento da oralidade está relacionadas á escuta da criança trabalhando a leitura para criança em voz alta desenvolvendo por meio da leitura a capacidade lúdica da criança.

Despertar na criança o interesse as características desse sistema, em suas dimensões oral e escrita permitir e estabelecer relações entre o sonoro e o escrito.

No processo de modo sistemático a aquisição, por parte da criança das noções e relações entre os termos fonema, letra, sílabas, palavras gráficas ou oral frase ou enunciado.

A criança em fase de alfabetização não pode ler textos grandes mais sim pequenos textos com rimas, poemas, parlenda trava- língua a consciência fonológica na alfabetização os educadores devem apostar no caráter lúdico das atividades, pois somente dessa maneira os pequenos podem aprimorar essas habilidades. As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades tetrassilábica e a consciência do fonema. Desenvolver a oralidade da criança possibilitando o acesso ao conhecimento da leitura e escrita. A criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer em uma sequência logica das palavras primeiro começamos pelo alfabeto depois consoantes , vogais e logo depois colocamos na prática alfabetizadora do exercícios lembrando sempre que cada criança é única no teatro da sala de aula crianças são borboletas ao vento umas voam rapidamente outras voam lentamente mais  cada uma representando o seu melhor jeito e brilho especial sendo assim cada criança tem seu tempo não adianta apressar o relógio lógico de cada criança no seu ápice do seu processo metamórfico .

AUTORA: ADINELMA ALEXANDRE DA SILVA Formação: Pedagogia licenciatura plena lato sensu PSICOPEDAGOGA CLINICA INSTITUCIONAL AEE SALA DE RECURSOS ATENDIMENTO educacional especializado  Exame de proficiência em língua estrangeira Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe Publicadora de trabalhos Científicos  desde de 2010 até o momento  .publicadora em formação em livro de literatura de cordel. 

MENSAGEM REFLEXIVA: “A Criança e o bebê nasce inserido em um meio social que é a família

 é nela que tanto a criança com o bebê estabelece as primeiras relações com a linguagem e com os outros é no meio família que o bebê e a criança descobre o conceito chamando linguagem gestos e movimentos e descobre sua identidade e autonomia e reconhecer no primeiro momento a fala de sua mãe.’’ Não existe afeto sem aconchego sem amor a professora tem o ofício de ensinar cada letrinha e cada palavrinha é aí onde nasce a reflexão amor em ensinar cada criança descobri seu próprio mundo lúdico que existe em cada aula e cada planejamento realizado em cada brincadeira feita em sala de aula  a professora não é grande pelo seu talento mais sim pelo sua dedicação e postura na hora de desenvolver o cognitivo da criança. 

Autora: professora especialista psicopedagoga clínica pós-graduada em AEE atendimento educacional especializado exame de proficiência em língua estrangeira espanhola cordelista em formação ADINELMA ALEXANDRE DA SILVA.