A importância da extensão universitária como componente de destaque na formação continuada do profissional de segurança 

Aparecido da Cruz

 

Resumo

Este artigo pretende fomentar a discussão acerca da importância da extensão universitária como componente de destaque na formação continuada do profissional de segurança, bem como analisar o que é a extensão universitária, de acordo com os principais centros de saber e conhecimento do país. Apresenta ainda, como problema principal “Qual a importância da extensão universitária na formação do profissional de segurança” e seu impacto na carreira destes profissionais de um modo lato senso, considerando as características e possibilidades da extensão tais como: duração, acesso, disponibilidade, baixo investimento, como atrativas para aperfeiçoar a carreira. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto nem tampouco mostrar soluções definitivas para todos os problemas aqui relatados. Ele foi baseado apenas em pesquisa bibliográfica, consulta ao arcabouço acadêmico disponível no site das principais instituições de ensino superior do país, opinião e o ponto de vista do autor enquanto educador e gestor de segurança pública e privada.

Palavras chave: Extensão, segurança, profissional, formação continuada.

 

Introdução

Os cursos de extensão universitária são cursos ofertados por instituições de ensino superior – IES e representam uma grande oportunidade de formação de curta duração. Utilizados geralmente para complementar a graduação, melhorar o currículo, aperfeiçoamento profissional, dentre outras possibilidades, os conteúdos e finalidades desses cursos incluem atividades práticas, acadêmicas, sociais, culturais entre outras.

Além de duração e conteúdos variados, os cursos de extensão oferecem certificado emitido por uma universidade ou faculdade e tem validade em todo o país e no exterior. Vale ressaltar que essa modalidade não é considerada como uma pós-graduação. Os cursos de extensão possuem menor duração e são focados no aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação ou complementam saberes muito específicos de determinada área.

Os cursos de extensão estão disponíveis nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, podem ser realizados por aqueles que estiverem de acordo com os requisitos exigidos pela instituição de ensino, o que na maioria dos casos não exige formação superior nem vínculo com a Instituição de ensino que os oferece.

De acordo com o portal da Agencia Educa Mais Brasil e o autor deste trabalho, são os principais benefícios dos cursos de extensão universitária:

  1. Diferencial no mercado de trabalho – Os cursos de extensão garantem um diferencial no currículo. O profissional se destaca nos processos seletivos para uma vaga de emprego, por se mostrar mais qualificado e interessado em buscar novos conhecimentos. 
  2. Networking – O Networking (rede de contatos) é fundamental para quem quer ter sucesso na carreira. Nesse sentido, os cursos de extensão universitária proporcionam oportunidades para conhecer profissionais de diversas áreas, que podem render parcerias de trabalho e até mesmo indicações para vagas de emprego. 
  3. Melhor desempenho profissional – Os cursos de extensão universitária ajudam na preparação para a atuação em diversas áreas da carreira de formação do profissional, aperfeiçoando competências e ajudando no desenvolvimento de novas habilidades. Por isso, eles são indicados para quem deseja crescer na carreira ou mudar o foco da sua atuação dentro de uma mesma empresa ou instituição.
  4. Formação Continuada - A formação continuada é entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários a todas as atividades profissionais. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um melhor desempenho e desenvolvimento profissional, a aquisição de novos conhecimentos e a abertura a novas oportunidades. Neste cenário os cursos de extensão cabem perfeitamente como fonte deste bem tão necessário em tempos de significativas e rápidas transformações. 

I - O que é extensão universitária para os seus principais promotores?

“Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino.“ Boaventura de Souza Santos

De acordo com o fórum de Pró-Reitores das universidades públicas brasileiras “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.”

A conceituação assumida pelos pró-reitores expressa uma postura da universidade diante da sociedade em que se insere. Sua função básica de produtora e de socializadora do conhecimento, visando à intervenção na realidade, possibilita acordos e ação coletiva entre universidade e população. Por outro lado, retira da extensão o caráter de "terceira função" para dimensioná-la como filosofia, ação vinculada, política, estratégia democratizante, metodologia, sinalizando para uma universidade voltada para os problemas sociais com o objetivo de encontrar soluções através das pesquisas básica e aplicada, visando realimentar o processo ensino-aprendizagem como um todo e intervindo na realidade concreta.

1.1 Para uma instituição pública federal

Para a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, universidade pública  federal, a extensão universitária é entendida e promovida por ações de natureza educativa, cultural, cientifica e política, desenvolvidas por metodologias que propiciem a assimilação e a construção do conhecimento a partir dos desafios postos pela realidade vivida. Busca, por meio do dialogo entre as praticas cientificas e sociais, respostas as necessidades dos sujeitos envolvidos, na perspectiva de ampliar a formação dos estudantes, práxis dos docentes e técnicos administrativos em educação, como também a transformação social. Sendo ações efetuadas com base na interação dialógica, na interdisciplinaridade, na interprofissionalidade e na indissociabilidade com o Ensino e pesquisa.

Na Pro - Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp as ações de extensão ocorrem por meio de Programas, Projetos, Eventos, Cursos de Extensão, Cursos de Especialização (Lato Sensu) e Aperfeiçoamento, Projeto Acadêmico de Prestação de Serviço (PAPS), Projeto de Inovação Social, Cátedra Kaapora, Núcleo TransUnifesp, Observatórios, e em articulação com Empresas Juniores, Cursinhos Populares, Escolas de Cidadanias e Universidade da Pessoa Idosa (UAPI).

1.2 Para uma instituição pública estadual

Para a USP – Universidade de São Paulo, ao lado da pesquisa e do ensino, a extensão é um dos tripés que sustentam as universidades: são as atividades que levam para a sociedade o conhecimento produzido nas instituições, por meio de cursos, eventos e prestação de serviços, entre outros, promovendo a interação com a comunidade em um canal aberto com toda a sociedade.

As formas de atuação são variadas: parte das ações ocorre no âmbito de diversos centros de cultura, em diferentes localidades, e que desenvolvem atividades com foco nas artes cênicas, no cinema, na música, nas artes plásticas, na preservação cultural e patrimonial, na literatura e na difusão científica.

Outras ações são desenvolvidas no âmbito de programas institucionais da pro - reitoria que possuem focos de extensão e relacionamento direto com a comunidade interna e externa à USP. Os temas trabalhados pela equipe nesses programas incluem assuntos como inclusão, acessibilidade, diversidade, empreendedorismo, economia solidária, escolha de carreiras, ingresso na USP, estímulo à revelação de talentos, terceira idade, relacionamento com a comunidade e com menores em situação vulnerável, atualização de professores e a abertura e apresentação dos campi da USP para o público.

1.3 Para uma instituição pública municipal

O Núcleo de Ação Cultural da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul estimula a prática de atividades culturais por parte dos estudantes, professores, funcionários e comunidade, com o propósito de ampliar o repertório cultural e formação de novas platéias.Incentiva a produção cultural e contribui para a certificação da Universidade como centro de reflexão e produções culturais de qualidade.

Pesquisa atividades, hábitos e demandas culturais, apóia as iniciativas e projetos da Cia. Grite de Teatro, promove as ações do Grupo Vocal USCS, Oficinas de Voz e Violão, Saraus, Exposições de arte, e do Cine USCS, participa do Projeto Universidade Aberta e realiza anualmente o Seminário Universidade Cultura e Sociedade.

Estabelece convênios com entidades reconhecidas no meio cultural e atua na elaboração, aprovação e gestão de projetos de cultura.

As ações de extensão estão estruturadas em programas e projetos, que geram ações com a missão de interagir com os processos de ensino e de pesquisa e estabelecer uma relação de troca entre a universidade e outros setores sociais, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a superação de desigualdades sociais, possibilitando, ainda, a formação integral do nosso estudante, preparando-o para intervir na realidade em que vive.

 

1.4 Para uma universidade confessional

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie a Extensão é parte integrante e instrumento privilegiado da missão e visão institucional da universidade. Sua função é aliada ao ensino e a pesquisa, dar formação integral aos seus alunos para que exerçam a cidadania plenamente e com isso possam ajudar no desenvolvimento da sociedade como um todo.

Entendida como prática acadêmica, a extensão promove atividades aliadas ao ensino e à pesquisa, tendo como objetivo a integração entre segmentos da universidade e desta com a comunidade externa. As ações extensionistas ampliam o alcance do saber construído ou adquirido na academia, compartilhando-o com a comunidade externa. Desse modo, a universidade exerce a extensão como uma pratica que possibilita a interligação da Universidade – nas suas atividades de ensino e pesquisa – com as necessidades da comunidade acadêmica (contribuindo para a formação do aluno) e com as demandas da sociedade, possibilitando o exercício da responsabilidade e do compromisso social do ensino superior.

1.5 Para algumas universidades privadas multicampi

Embora diferente das universidades públicas e confessionais, em que as atividades de extensão são amplamente difundidas, muito alinhadas a formação e as necessidades da sociedade, numa boa parte das universidades privadas multicampi, a extensão está limitada a “cursos livres” ou a atividades de cursos mais baratos, sendo raros os casos em que numa busca simples e rápida, nos sites das maiores universidades privadas do país, se encontre a extensão universitária em seu devido lugar, ou seja, na mesma aba dos demais cursos oferecidos pela instituição.

Para algumas instituições de educação superior é como se os cursos de extensão fossem um subproduto de geração de receita. De certa forma isto se deve a um viés mercantilista que muitas instituições dão a esta importantíssima modalidade de ensino, reduzindo-a, em alguns casos, a aqueles cursos de curta duração que podem ser conduzidos de forma menos rigorosa que os demais cursos, sendo utilizados em certos casos partes ou módulos inteiros da graduação ou pós como cursos de extensão.

Semelhantemente, com o advento dos cursos superiores de curta duração, os chamados comumente de tecnólogos, ouve uma considerável mudança de prioridade por muitos que defendiam a extensão, isto devido ao curto período destas novas formações, o seu baixo custo, o tão sonhado diploma de curso superior e o acesso assegurado dos concluintes aos cursos de pós graduação. O que de certa forma abriu o acesso a educação superior para muitos profissionais.

Como percebemos, o assunto é instigante, abrangente e tem várias vertentes que poderiam ser discutidas a partir das constatações feitas no decorrer da pesquisa bibliográfica, bem como na vivência deste autor no mercado de trabalho da segurança publica e privada, porém o objetivo deste trabalho nos delimita a concluir este capitulo neste parágrafo, estimulando os leitores a que empreendam pesquisas mais robustas e profundas, para suscitações que surgirem na caminhada.    

2 – Do disposto no diploma legal ao componente de destaque profissional

Dispõe o texto legal, que trata das diretrizes e bases da educação em todos os níveis no país, a saber, a lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, mais conhecida como LDB, algumas citações importantes para entender melhor a extensão universitária, a saber:

Capitulo IV – Da Educação Superior

Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

VIII - atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares.

Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:.......

Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão;

§ 1º Para garantir a autonomia didático-científica das universidades, caberá aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos orçamentários disponíveis, sobre: 

IV - programação das pesquisas e das atividades de extensão;  

Art. 77. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas que:

I –.....

II -.....

III –.....

IV – ......

§ 1º ........

§ 2º As atividades universitárias de pesquisa e extensão poderão receber apoio financeiro do Poder Público, inclusive mediante bolsas de estudo. (Brasil, 2018)

Através do texto legal compilado acima, é possível perceber que os programas de extensão universitária são indissociáveis da práxis da educação superior. É através da extensão, que as instituições comunicam suas conquistas, benefícios culturais, pesquisas cientificas e tecnológicas geradas na instituição, corroborando para a transformação própria e de todos quantos, tais conquistas e benefícios alcançarem.  

2.1 – Os profissionais de segurança e a extensão universitária

A sociedade, o ambiente de trabalho e a atuação dos profissionais de segurança possuem especificidades e estão em constante mudança. Para lidar com situações tão complexas, desafiadoras e dinâmicas, os profissionais devem buscar por meio da educação continuada, novas técnicas, estudos e melhores orientações para lograr êxito em suas missões. Os profissionais de segurança, sejam eles da segurança pública ou privada para acompanhar as mudanças impostas pelos sistemas inseridos na grande sociedade, devem ser dinâmicos e mais evoluídos e, para que tenha sucesso no teatro de operações, deve também estar aptos a disseminação deste conhecimento. Para tanto, é necessário estar, como já o dissemos, em constante atualização e aperfeiçoamento de suas competências profissionais.

O aprimoramento dos profissionais de segurança requer um processo de educação profissional que lhes possibilite a aproximação entre teoria e prática, arraigando a meditação sobre sua própria experiência e ampliando-a com novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Como modalidade de educação especializada, tem-se na extensão, meio pelo qual ocorre transmissão significativa de conhecimentos específicos e proporciona oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, além de permitir a mudança de paradigmas, seja para criar um clima mais satisfatório entre as pessoas ou para aumentar-lhes a motivação.

Para viabilizar uma educação continuada adequada a estas demandas, a extensão universitária vem se apresentando, como uma ferramenta eficiente, devido ao seu potencial de proporcionar o acesso aos processos de aprendizagem, mitigando barreiras, otimizando tempo, diminuindo custo, e facilitando a educação de forma padronizada e intrínseca.

Neste viés, a extensão universitária vem permitindo o desenvolvimento, aprimoramento e atualização dos profissionais com conhecimentos emanados de forma ampla a todos os que buscam qualificação e aperfeiçoamento. Desta forma, a extensão desenvolve um processo favorecido pela ampliação e democratização do acesso às informações, diversificação de ambientes de aprendizagem, construção do conhecimento, colaboração, socialização do saber e possibilidades múltiplas de interação e a cooperação.

Por outro lado, além dos benefícios e possibilidades elencados anteriormente, o próprio mercado sempre vê, no profissional mais qualificado, um profissional melhor preparado, onde por vezes, a apresentação de um certificado de extensão, alinhado a uma boa apresentação pessoal e intelectual, pode ser decisiva para a decisão na contratação. De igual modo, não são poucos os centros de formação que avançaram rumo a esta ótima realidade, promovendo através de parcerias com instituições de ensino superior, cursos de extensão muito bem elaborados e alinhados as necessidades deste mesmo nicho desafiador.  

2.2 – Case Programa de Educação Policial Continuado – PPCEX

O PPCEX é um programa educacional que tem por objetivo o aprimoramento das Ciências Policiais, Segurança e a Defesa Social. O programa é composto por cursos presenciais e a distancia, nos níveis de graduação, pós-graduação e também concorridos programas de extensão universitária, nas mais variadas necessidades dos profissionais de segurança pública.

Os cursos do PPCEX são desenvolvidos através de ciclos de altos estudos composto por temas relevantes do cotidiano policial. Os interessados participam de processo seletivo no qual todas as informações são disponibilizadas por editais publicados na página da instituição mantenedora e em suas redes sociais.

Os resultados do programa vêm sendo percebidos ao longo dos anos, onde o empenho e esforço institucional, adepto ao constante alinhamento das necessidades de formação continuada e de qualidade, já produziu e consagra frutos intangíveis de reconhecimento e promoção da  sinergia em educação para a segurança e ordem pública. 

3 - Conclusão

Diante do que foi explanado pode-se concluir que embora multifacetadas, as ações de extensão, sejam elas públicas ou privadas tem um papel de altíssima relevância e qualidade na formação inicial ou continuada de muitos profissionais, não sendo diferente com os profissionais de segurança.

Para tais profissionais a extensão, além de muito valorizada na área, é uma oportunidade de melhoria continua e valorização do currículo. Em muitos casos é percebida como uma mini especialização, pois há no mercado cursos tão robustos e comprometidos com a qualidade do ensino que se tornaram referencia para os profissionais.

Comprovaram-se ainda por meio desta pesquisa que a extensão universitária tem muitos objetivos e finalidades, a depender da instituição, porém todos eles rumam na direção de consolidar a participação das instituições de ensino superior e pesquisa, na vida comunitária, colaborando para que o ser e fazer educação, seja também instrumento de promoção de igualdade e desenvolvimento social.

Nesta seara de desenvolvimento coletivo e comum, uma grande maioria dos educadores é unânime em afirmar que através da educação é possível transformar cenários e reescrever histórias, o que fica evidente quando ações de extensão são promovidas com o fito de sanar problemas específicos ou ainda em estudo.

No campo da formação profissional ficou evidente sua relevância, validade e legitimidade como componente de destaque na formação continuada do profissional de segurança. Ressaltando não só as suas vantagens já registradas neste trabalho, mas também a qualidade e profundidade com que uma grande parcela dos cursos vem sendo desenvolvida.    

4 - Referencias 

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996 disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, acessado em 19 de agosto de 2020.

BRASIL. Universidade Federal de São Paulo. ProEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Disponível em: https://unifesp.br/reitoria/proec/# , acessado em 13 de agosto de 2020.

CESDH. Programa de Educação Policial Continuado - PPCEX. Disponível em: http://www.cesdh.com.br/?page_id=173 , acessado em 19 de agosto de 2020.

 

CRUZ, Aparecido. Palestra: Como o mercado da segurança absorve os cursos de extensão. Sociedade Brasileira de Proteção Humana. Guarulhos, 2018.

Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. Disponível em: https://www.mackenzie.br/universidade/pro-reitorias/pro-reitoria-de-extensao-e-cultura-prec/ , acessado em 19 de agosto de 2020.

Portal Educa + Brasil. Disponível em:

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/tudo-sobre/cursos-de-extensao ,acessado em 08 de agosto de 2020.

 

SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. PRCEU – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Disponível em: https://prceu.usp.br/ acessado em 09 de agosto de 2020.

SÃO CAETANO DO SUL. Universidade Municipal de São Caetano. Núcleo Cultural. Disponível em: https://www.uscs.edu.br/servicos/nucleo-cultural , acessado em 09 de agosto de 2020.

SAVIANI, Demerval. A universidade e a problemática da educação e cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

SESU/MEC - VII Seminário Nacional Reúne “A universidade e suas relações com o meio externo” - Tema II: Universidade e suas relações com o Estado e a sociedade. Mesa 5: “Estrutura da Extensão. Projetos, prestação de serviços e a chancela institucional”. Brasília, 2009.

SOBRAPH. Sociedade Brasileira de Proteção Humana. Programa de Desenvolvimento Profissional. São Paulo, 2019.