Valdevino Antonio Dos Santos¹

 

A IMPORTÂNCIA DA EVOLUÇÃO DA LOGISTICA NAS ORGANIZAÇÕE

A logística tem sua origem em bases militares, devido necessidades dos comandantes oferecerem a sua linha de batalha diferencial para enfrentamentos as forças inimigas. Desde a antiguidade a logística foi utilizada bases militares como apoio estratégico nas batalhas militares por todo mundo. A logística sempre teve ligado a questões militares, considerada de extrema importância para a tomada de decisão para avançar as tropas na área de combate, o que envolvia o deslocamento não só dos militares, mas da munição, dos equipamentos, dos alimentos, medicamentos etc. Na esfera militar a definição o termo logística segundo a ciência militar: É processo que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações. (BALLOU, 2006).

Conceito da logística empresarial: a evolução da logística no meio empresarial, estudos nos mostra que organizações que investem em estruturas e bases operacionais em diversos pólos, presentes por vastas localidades e investem em tecnologia, tendem a ter mais credibilidade aos olhos dos clientes e mais, normalmente oferecem uma quantidade maior de produtos e serviços, melhores preços e prazos ao cliente. (SANTOS 2016).

O conceito da logística se disseminou no meio empresarial após a Segunda guerra mundial, com a necessidade das indústrias em transportar e armazenar seus produtos, aguardando escoamento da fabrica para os depósitos ou lojas, até que eles chegassem ao consumidor final. Considerando entre vários conceitos “logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes” (BALLOU, 2006P. 27). Pode-se concordar com o autor a logística nas organizações deve funcionar como uma engrenagem para que seus resultados sejam obtidos com sucesso, todas as pessoas envolvidas nos procedimentos logísticos devem conhecer todas as etapas dos processos, lembrando que em logística as atividades são seqüenciais. Conceitos de logística: pode-se acrescentar: Atividades logísticas são estratégias utilizadas com objetivo de atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível, entregando produtos e serviços no local e prazo determinado. (SANTOS 2016). As fases dos processos em especial os gestores devem buscar ter uma visão sistêmica das etapas dos procedimentos para minimizar possíveis falhas operacionais. O principio básico desta visão é buscar contribuir e facilitar sempre a próxima etapa da operação.

Considerando que a PRÍMICIA fundamental da logística é atender da melhor maneira possível o cliente, oferecendo soluções para suas necessidades logísticas. A logística foi de extrema importância na implantação da indústria automobilística no Brasil, no inicio da década de 1960, devido os veículos fabricados em São Bernardo/SP e a necessidade de escoar a produção para todo Pais. Dentre todos os meios de transportes existentes no Brasil predomina de forma absoluta o transporte rodoviário sendo considerado o pulmão dos seguimentos produtivos do País.

FASES DA EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

Primeira fase: Atuação segmentada – elemento principal “ESTOQUE” logo após guerra as indústrias produziam materiais bélicos. Logo a seguir iniciam a produção padronizada de bens de consumo, sem sistema de informação o vendedor era obrigado a verificar o estoque pessoalmente sempre que fosse atender novo pedido.

Segunda fase: Integração rígida – inicia na década de 60 de forma tímida, a informática começa se apresentar como meio de comunicação, com isso os canais de distribuição/indústria passaram a se consultar sobre previsões de demanda e repassar a área de produção.

Terceira fase: Integração flexível – começa no final da década de 80 e apresentou uma importante ferramenta de comunicação, ainda hoje muito utilizada “EDI” (eletronic data interchance ou troca de dados) essa tecnologia proporcionou as empresas trocar os processos manuais por eletrônicos, proporcionando maior rapidez ao fluxo de informações e maior rapidez nas tomadas de decisão. Além disso, outro fato importante foi a introdução do código de barras nos supermercados, possibilitando a integração flexível dos pontos de venda com os depósitos ou centros de distribuição da indústria, facilitando o controle de estoques.

Quarta fase: Integração estratégica ou SUPPLY CHAIN MANAGEMENT é considerada a fase atual da logística moderna, a partir dos anos 90 logística passa ser considerada como estratégia para manutenção da competitividade e buscar novos negócios, ou seja, idéia de ser meramente uma ferramenta para reduzir custos, os agentes do sistema passaram a operar mais próximos um dos outros, trocando informações, muitas vezes, consideradas confidenciais com a idéia de formar parcerias visando reduzir custos e agilidade nos processos. Nesta época foi introduzido no Brasil (JUST IN TIME) advento onde as empresas buscam a diminuir seus estoques no piso de fábrica, com objetivo de aproveitar estes espaços livres para exercer outras atividades operacionais, lembrando que (JUST IN TIME) não se trata de estoque zero como muitos pregam. Estes quatro estágios evolutivos da logística, definidos conforme Novaes (2007).

A expansão do e-commerce o segmento relacionado a encomendas, proporcionou um aumento exponencial no fluxo de objetos nos centros de tratamento das empresas que atuam no setor, levando as organizações investirem recursos em tecnologia a fim de automatizar processos e procedimentos, desta maneira se estruturando para atender os clientes com qualidade. Pode-se dizer que atualmente seria quase impossível atender a demanda de forma manual. Lembrando que as operações logísticas não terminam na entrega do produto ao cliente, criando canal de recolhimento de produtos com defeito quando solicitado (RECALL).