RESUMO

Nesta monografia comparam-se e estabelecem-se as diferenças conceituais entre a ética no pensamento filosófico e pensamento cristão. Foram analisadas a ética desde a Grécia Antiga até nos dias contemporâneo. Enfim, este estudo mostrou que sempre teve uma preocupação com a ética e o estabelecimento da moral, ainda que esta foi relativizada pelo pós modernismo. Foi ainda comparado a ineficácia da ética filosófica frente ao relativismo, e a superioridade da ética cristã, já que essa não se baseia no antropocentrismo, mas em um princípio ético transcendente e universal.

Palavras chaves: Moral. Ética. Pensamentos filosóficos. Relativismo. Ética cristã.

INTRODUÇÃO

Na sociedade ocidental pós moderna, o relativismo antropocêntrico conduziua reflexão ética – moral,a um vazio ético.

O pensamento relativista é totalmente hedonista e baseia os seus pressupostos nas necessidades humana individualista e eudomonista. A felicidade no mundo atual e a busca incessante pelo prazer, é a base postulares da ética pós moderna.

Neste sentido, o presente trabalho tem como intenção fazer uma análise sobre o papel da igreja frente o relativismo ético e moral da pós modernidade. Dentro do pensamento filosófico ético, não existe uma ética universal vigente, pois ela é totalmente antropocêntrica e é de acordo com o padrão ético de sociedade para sociedade. Em uma posição antagônica, o pensamento ético cristão, evoca para si um padrão ético universal e imutável.

Nalin, um dos autores citados, afirma que a civilização ocidental é conhecida como civilização cristã. E os valores éticos observados são os fornecidos pelo cristianismo. De acordo com o seu pensamento, ela tem uma sólida influência judaica e essa ética a baseada na Revelação, que é a Sagrada Escrituras.[1]

Esta pesquisa analisa essa fonte de Revelação e a ética nela corrobada. O presente trabalho foi dividido em três partes, que correspondem aos três capítulos correspondente nesta pesquisa. No primeiro capítulo, faremos uma análise da moral e a ética em uma abordagem filosófica e cristã, Iremos abordar os principais pensadores e as suas formulações sobre a ética e a moral desde a Grécia Antiga, até na pós modernidade.

No segundo capítulo, iremos analisar a moral e a ética frente ao relativismo da pós modernidade. Neste sentido, pesquisaremos os pensamentos relativistas sobre as principais posturas ética da sociedade pós-moderna, quais as mudanças suscetíveis o relativismo ético pode trazer.

No terceiro capítulo, iremos discutir as possíveis atuações da igreja frente a estes dois pensamentos, filosófico e cristão. A igreja precisa adotar um padrão ético a seguir, qual seria esse padrão? O pensamento filosófico ético ou o pensamento cristão ético. Perante o relativismo da atualidade, esse trabalho procura trazer uma reflexão dentro do campo de discussão ético- moral, que seja bem fundamentado para uma melhor compreensão.