A IMPORTANCIA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

De acordo com o pensamento dos responsáveis pela implantação da escola de tempo integral a melhor solução para a melhoria da educação é tirar os adolescentes e crianças da rua e também modificar a cultura familiar de hoje, aonde os pais podem deixar seus filhos na escola pela manhã e buscá-los no final da tarde. Por isso, permitem aos pais trabalharem, sem ter preocupações de deixar as crianças na creche ou com pessoas estranhas.

Com certeza, o tempo integral na educação influenciará de forma muito positiva no desenvolvimento cultural de nossa sociedade e na vida das pessoas que precisam trabalhar. O sucesso dependerá, é claro, da competência dos educadores e sua capacidade de transformar o estabelecimento educacional em uma extensão de sua casa tornando a convivência diária prazerosa e produtiva, não deixando cair na rotina, devemos estar sempre correndo atrás de novidades e ensinar somente coisas que realmente completara o futuro de cada aluno.

Percebemos que a Escola em Tempo Integral vem sendo de grande importância para a educação, pois um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade trazendo um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional. Essa ampliação pode fazer existir uma mudança na qualidade do processo ensino-aprendizagem tão esperada por todos nós. Um ensinamento contínuo e com incentivo, discussão e reflexão são indispensáveis para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem o preparo desse novo tempo escolar, que vão proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento cheios de experiência, para se transformar a aula teórica em aula prática que dará a eles a competência e as referências para origem no mundo enquanto cidadãos.

Observamos que o tempo integral na escola é uma necessidade. Mas existe um risco imenso. Em uma entrevista na internet vimos que o PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) fala muito em aumentar as horas, colocar os alunos em dois períodos, mas educação integral não é só ocupar o tempo das crianças sem um objetivo. É preciso fazer uma transformação que coloque o turno e o contra turno em um  mesmo projeto pedagógico A educação integral pode sim ser o caminho para a melhoria do ensino no Brasil. Entendemos que é possível melhorarmos também o processo de democratização na educação do país.

Se a escola com tempo integral, dentro do seu dia-a-dia, apresentar a comunidade a planejar o projeto  pedagógico de maneira democrática e participativa, aperfeiçoaremos a qualidade no aprendizado dos nossos alunos sim. Além disso, ela se tornará mais atrativa e mais humana.

            Nós professores devemos estar informados pelas novidades lançadas pelo governo, devemos caminhar juntos com o desenvolvimento na educação, devemos descobrir como incentivar as crianças a gostar de estudar e aprender na prática o que será importante no futuro.

Esse novo exemplo de ensino em Tempo Integral nas escolas tem provocado dúvidas. Em muitos casos é apoiado e elogiado e em outros criticados, e a maneira bem como nós professores somos implantados nesse novo sistema.

Assim cada escola determina quais disciplinas irá proporcionar, assim como exemplo aulas relacionadas à tecnologia, línguas, artes, em meio a outros vários temas.

Assim podemos concluir que algumas medidas deveram ser feitas para adequar o tempo, os profissionais e os espaços são necessários para um bom funcionamento da escola em tempo integral, e caminhando por todo o Brasil. A partir do momento em que a educação integral for visível como um instrumento que favoreça no processo de conscientização planetária, e ser aproveitada merecida, a educação se encaminharão para um novo período, em que o ser humano será capaz de transformar tanto a história, contemplando as necessidades reais na vida da sociedade.

 De acordo com Craidy, (2001), Uma educação de qualidade acontece quando o educar modifica o pensamento do educador, e assim promovendo transformações na sua maneira de mediar às ações pedagógicas referentes a estes dois fatores.

                                                                                              Glauciene Alves Cardoso de Souza

               

BIBLIOGRAFIA

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER. Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOUZA, Glauciene Alves Cardoso. A importância da escola em tempo integral. Artigo, 2014, Alto Araguaia – MT.