A vida é uma jornada incerta, mas o trabalho é o companheiro constante do ser humano. A fadiga pode ser um obstáculo, mas não é motivo para desistir. É preciso ser ousado e encarar cada dia de trabalho com a mesma determinação do primeiro dia. Pois, como nos ensina Winston Churchill (1874-1965), que foi um político e estadista britânico que se destacou como líder do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, "o trabalho é o grande remédio de todas as doenças e infelicidades que assolam a humanidade".

Mas não basta apenas trabalhar, é preciso buscar a sorte, como diz Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.), um filósofo, escritor, político e advogado romano, onde a capacidade se encontra com a oportunidade. E nada melhor para preparar-se para essa oportunidade do que a educação. Como afirmava Platão, “a educação visa reforçar o corpo e a aperfeiçoar a alma”, transformando-nos em seres mais completos e preparados para enfrentar os desafios da vida.

Para Machado de Assis (1839-1908), um escritor, poeta e cronista brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial, “é melhor ter uma liberdade confusa do que nenhuma”, pois a liberdade é o oxigênio que nos permite respirar e seguir adiante. E quando se trata de generosidade, Santos Inácio de Loyola ensina que “quanto mais generoso formos para com Deus, tanto mais generoso o experimentaremos”.

A vida é uma estrada que devemos percorrer, e o trabalho é o meio que nos permite avançar. É preciso ser ousado, buscar a sorte, se educar, ser generoso e desfrutar do trabalho com alegria, como nos ensina o poema "Ode ao Trabalho", do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900):

"Trabalho é amor tornado visível,
é o caminho para a santidade,
é a fonte da virtude,
é a luz que ilumina o caminho,
é o fogo que nos mantém vivos,
é a alegria da alma,
é o triunfo do espírito."

O trabalho educa o homem para a vida. A educação, todavia, é a chave para desbloquear as profundidades do universo e da alma humana. Como disse o poeta Manoel de Barros (1916-2014), “meu fado é de não entender quase tudo. Sobre o nada eu tenho profundidades”. É preciso ter coragem para enfrentar a vastidão do desconhecido, e a educação é o primeiro passo para isso, mesmo que seja trabalhoso.

Mas não basta apenas ter conhecimento. É preciso ser capaz de aplicá-lo de maneira ética e compassiva, e é por isso que a educação é fundamental. Afinal, como disse o papa Pio XII (1876-1958), “o sorriso foi uma das mais belas dádivas que Deus fez à terra”. E para sorrir verdadeiramente, é preciso não apenas saber, mas também entender e cuidar.

Não se pode subestimar a importância da educação na formação de seres humanos plenos e realizados. Ela é o caminho para o desenvolvimento pessoal e social, a chave para a solução dos grandes problemas da humanidade e o fundamento da sabedoria. Então, que todos nós nos esforcemos para buscar conhecimento, sabedoria e bondade, e assim possamos sorrir verdadeiramente, como Deus nos fez para fazer.

Este pensamento enfatiza o papel central do trabalho na vida humana e destaca as possíveis consequências da fadiga que o trabalho pode trazer. Embora a fadiga possa ser uma carga, ela também pode impulsionar o homem a ser ousado e enfrentar cada dia de trabalho com um novo começo. O trabalho pode ser um meio para alcançar uma vida melhor, proporcionando sorte e educação verdadeira, bem como a oportunidade de ser generoso. Embora o trabalho possa ser visto como um fardo inevitável, aqueles que o realizam com alegria podem encontrar felicidade e satisfação em seu trabalho. Em última análise, o pensamento sugere que o trabalho pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição, dependendo da atitude do indivíduo em relação a ele.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/