RESUMO

O objetivo do presente artigo é apresentar uma reflexão sobre a importância da Educação Física na educação Infantil. As atribuições que cabem aos professores dessa faixa etária, proporcionando aos seus alunos um excelente desenvolvimento para que futuramente possam desempenhar com êxito as ações atribuídas. Pois é nesse momento que ocorre mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo, afetivo, e motor das crianças. O profissional de Educação Física deve sempre proporcionar aos seus alunos momentos de aprendizado e descontração, nunca obrigando seus alunos a participarem das atividades, mas sim os incentivando a brincarem adquirindo assim novas experiências e vivenciando situações ainda desconhecidas. O ato de brincar para as crianças vai além de apenas um passa tempo, para elas aquelas brincadeiras têm significados, cabe aos adultos saber interpretar suas brincadeiras, é através delas que podemos perceber seus medos, suas preocupações e a sua visão sobre o mundo. As brincadeiras de crianças devem ser levadas mais a sério.

Palavras-Chaves: Brincar, Educação Física, Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

A visão que se tem hoje das crianças é bem diferente de alguns anos atrás, antigamente a crianças não eram vistas como um ser particular, mas sim como um adulto. Elas tinham obrigações desde cedo, trabalhavam em casa, na feira e nas lavouras para ajudar na renda familiar, muitas delas acabavam que não estudavam ou desistiam nos primeiros anos da escola.

Mas essa concepção vem mudando com o tempo, mas precisamente em 20 de dezembro de 1996 com a chegada da LDB (Leis de Diretrizes de Bases da educação Nacional). Onde o direito a Educação em creches e pré-escola no Brasil foi assegurado por lei. Seção II, do capítulo II, nos seguintes termos:

Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré-escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31 Na educação infantil a avaliação faz – se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

A Educação Física na educação infantil tem por objetivo fazer com que as crianças conheçam seu próprio corpo, descubra suas capacidades e desenvolvam suas habilidades. É através das brincadeiras que a criança começa a se desenvolver, conhecer sua cultura, trocar experiências, estimular sua criatividade e poder de raciocínio.

A Educação infantil dever ser um espaço socioeducativo, onde a criança tenha acesso à natureza e a elementos da cultura universal, onde ela possa trocar experiências com as outras crianças e com o professor para compreender desde cedo o mundo que está inserido. Proporcionando assim um total desenvolvimento para que se torne um adulto completo.

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades praticadas por adultos e crianças durante séculos não havia separação rigorosa como ocorre hoje. Os mesmos jogos eram comuns a ambos. As brincadeiras não tiveram outra origem senão aquela de imitar o adulto (jogo simbólico). A mesma ausência de distinção de objetos por gênero dava-se nos brinquedos usados por meninos e meninas, fato este alterado no século XV. (Arantes; Cruz; Hora; Cardoso, 2001).

Desde os primeiros meses de vida a criança já começa a brincar sozinha, depois passa a brincar com alguns brinquedos, e posteriormente a brincar em grupo.  É a partir dos jogos e das brincadeiras que elas possam a se expressar, a conhecer seu próprio corpo, comunicar-se com o mundo, reproduzir seu cotidiano, a enfrentar novos obstáculos, trocar novas experiências, vivenciar situações ainda não conhecidas, a comunicar-se, interagir e manter o respeito com os colegas, dando início na formação da sua própria personalidade.

A Educação Infantil é uma área que vem ganhando bastante espaço e importância na atualidade, pois ela tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É interessante assinalar que a educação em valores é fundamental no respeito mútuo do desafio do professorado, do aluno e da família. Requer, pois, que as instituições de ensino utilizem o diálogo interativo, o envolvimento dos professores, alunos e seus pais ou responsáveis. (LDB/96 artigo 29).

Foi a partir da Revolução Industrial (do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX) que surgiu a maior necessidade de criar instituições para atender as crianças na educação infantil, porque foi a partir desse período que as mulheres começaram a ganhar espaço no mercado de trabalho, e tendo como maior responsabilidade a criação de seus filhos, precisariam de um local adequado, com as devidas estruturas para acolher as crianças enquanto elas estivessem trabalhando. [...]