A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Fernando dos Santos | 21/02/2018 | Educação

RESUMO: O presente trabalho trata da importância das aulas de educação física para alunos da educação infantil e traz contribuições em termos de reconhecimento da disciplina como prática de aquisição de competências significativas para a saúde, bem como para os aspectos social, psicológico, cognitivo e físico. Observa-se motivação dos alunos mediante uma prática que leva em consideração a diversidade de atividades físicas, adequação dos espaços e recursos, comprometimento do professor e a integração e contextualização dos conteúdos. Para haver aprendizagem a criança precisa adquirir  competências  em movimento. É um processo extenso, desde os primeiros movimentos reflexivos do bebê e continua por toda a vida. O processo pelo o qual o indivíduo progride é influenciado por fatores internos e externos, considerando as atividades, o indivíduo e o ambiente.

Palavras chaves: Estratégias. Motivação. Desenvolvimento integral.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da importância da educação física na educação infantil, para que haja desenvolvimento integral dos alunos e para que os educadores possam refletir sobre sua prática diária com crianças e buscar conhecimento, de forma continuada, para entender mais sobre o movimento e sua competência na formação física, social, cognitiva e afetiva dos alunos.
A situação problema do trabalho é mostrar que a educação física pode ser mais do que apenas um momento de ações motoras, já que se pode ter uma visão psicomotora deste momento, para uma formação significativa dos alunos.
O objetivo é entender melhor como se deve dar a prática de educação física, em que se considera o processo de educação motora e práticas de movimento.
Ao se tratar do tema desenvolvimento infantil, deve-se lembrar que a relevância do assunto tratado não é recente, de modo que a presente pesquisa bibliográfica visa prover o pesquisador de maior conhecimento e atualização sobre o problema de pesquisa em perspectiva.
A hipótese desse trabalho considera que um a prática de educação física na educação infantil é um dos fatores necessários à capacitação cognitiva, afetiva e social dos alunos, possibilitando seu desenvolvimento integral e auxiliando-os a adquirir competências de escrita, leitura, matemática, ciências, etc.
O movimento é um instrumento privilegiado através do qual a consciência se forma e se materializa. Ela trata do relacionamento do desenvolvimento psíquico e do desenvolvimento motor. Movimento engloba aspectos cognitivos, afetivos e orgânicos.
É se movimentando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades. No espaço criado pela educação física nessa aparente fantasia, acontece a expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares.

Artigo completo: